quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Castelo de Chambord - França

Para além do Monte St. Michel, o Vale do Loire é outro dos locais que quero mesmo muito visitar na França. O difícil mesmo vai ser escolher que castelos visitar mas o de Chambord será certamente um deles.
O primeiro destes postais chegou há dias como oficial belga e o outro foi um dos primeiros postais da França que recebi através do Postcrossing; foi enviado pela Agnes em 2007. 

O Castelo de Chambord é um palácio francês localizado em Chambord, Loir-et-Cher, França.
É um dos mais conhecidos castelos do mundo devido à sua distinta arquitetura em estilo Renascentista francês que combina as formas medievais francesas tradicionais com as estruturas clássicas italianas.
Chambord é o maior castelo no Vale do Loire. Foi construído para servir como um pavilhão de caça para Francisco I, que mantinha a sua residência nos castelos de Blois e Amboise. 
O projecto original do Château de Chambord é atribuído, embora com alguma dúvida, a Domenico da Cortona; Leonardo da Vinci também pode ter estado envolvido envolvido.

O castelo foi consideravelmente alterado ao longo dos vinte e oito anos de sua construção (1519-1547). Com o château em fase de conclusão, Francisco I mostrou o seu enorme símbolo de riqueza e poder, hospedando seu velho inimigo, imperador Carlos V, em Chambord. 
Em 1792, durante a Revolução Francesa o governo Revolucionário ordenou a venda das mobílias; os painéis das paredes foram removidos e mesmo os soalhos foram removidos e vendidos pelo valor da sua madeira. 
Durante algum tempo o edifício foi abandonado, embora no século XIX tenham sido feitas algumas tentativas para a sua restauração. 
Em 1939, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, as colecções de arte dos museus do Louvre e Compiègne (incluindo a Mona Lisa e a Vénus de Milo) foram guardadas no Château de Chambord. Um bombardeiro norte-americano caiu em cima do relvado do parque no dia 22 de junho de 1944.
O palácio tornou-se propriedade do governo da França em 1930 mas os trabalhos de restauro só começaram alguns anos depois do final da da Segunda Guerra Mundial em 1945. 
Actualmente, Chambord é uma das principais atracções turísticas da França. - in: wikipédia

Sem comentários: