segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Many Themes RR - Grupo 1621 (Val-Natalia)

E assim termino de mostrar os postais que recebi neste RR. Estes vieram da Rússia, foram enviados pela Natalia e mostram a Igreja de Nossa Senhora de Kazan em Irkutsk, o Lago Baikal e a estação de metro de Arbatskaya em Moscovo.

 a Igreja de Nossa Senhora de Kazan em Irkutsk, é uma igreja ortodoxa construída entre 1885-1892.

© Photo by Artur Abagyan 
O lago Baikal, na Sibéria, detém pelo menos três recordes mundiais: o do lago mais profundo, com uma profundidade máxima de 1.637m; o do maior volume de água doce (em estado líquido), com 23.000km3, representando cerca de 20% da água doce de superfície presente na Terra; e, finalmente, o de lago mais antigo, geologicamente falando, pois sua formação remonta a 25 milhões de anos. - inhttp://terravistadoceu.com/foto/pescadores-no-lago-baikal-gelado-siberia-russia/
Foi classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1996. 

Arbatskaya é uma estação do metro em Moscovo. Foi construída em 1953 para substituir uma estação mais antiga danificada durante um bombardeamento alemão em 1941. Como foi construída para servir de bunker e estação de metro, Arbatskaya é larga (a plataforma com 250 metros é o 2ª  maior em Moscovo) e profunda (41 metros no subsolo).
A estação representa um exemplo de estilo barroco estalinista, com tectos abobadados,candelabros de bronze, bouquets de flores em cerâmica, decorações em mármore vermelho e azulejos.

Many Themes RR - Grupo 1621 (Xiru)

Num envelope vindo do Brasil, o Sérgio enviou-me postais de Petrópolis e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro e Santos Dumond, em Minas Gerais. 

 Foto: Paulo Laborne
O Palácio Rio Negro é um museu dedicado à memória da República em terras imperiais. Foi construído em 1889 para ser a residência do Barão do Rio Negro, um rico comerciante de café mas que o ocupou pouco tempo, pois cinco anos após a Proclamação da República mudou-se com a família para Paris. O palácio acabou por ser incorporado pelo Governo Federal em 1903. 
A partir da gestão de Rodrigues Alves passou a ser a residência oficial de verão dos Presidentes da República em Petrópolis. Desde então, recebeu dezasseis presidentes, o último deles o Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Setembro de 2008.
A presença republicana na cidade de Petrópolis manteve-se viva até a fundação de Brasília. Entre as décadas de 1970 e 1980, o palácio não recebeu nenhum presidente. Seu uso foi retomado apenas no governo de Fernando Henrique Cardoso para breves férias na década de 1990. - in: http://www.museusdorio.com.br/joomla/index.php?option=com_k2&view=item&id=64:pal%C3%A1cio-rio-negro&Itemid=218

  Foto: Paulo Laborne
Erguido em 1743, o Paço Imperial entrou para a história do Brasil em 1808, quando D. João VI transformou o prédio em residência da família real portuguesa. Desde então, importantes acontecimentos tiveram o palacete como cenário - em 9 de janeiro de 1822 o príncipe regente D. Pedro anunciou sua recusa de voltar a Portugal, episódio conhecido como o Dia do Fico; enquanto em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país. Tombado pelo Patrimônio Histórico, tornou-se centro cultural em 1985 reunindo biblioteca, salas para exposições, teatro, cinema, restaurantes, cafetarias e lojas de artesanato. - in: http://www.feriasbrasil.com.br/rj/riodejaneiro/pacoimperial.cfm

Foto: Paulo Laborne
O Museu de Cabangu é um museu brasileiro, situado a 16 quilómetros do centro da cidade de Santos Dumont, no estado de Minas Gerais. É dedicado à memória do Santos Dumont, o Pai da Aviação.
Conserva-se ainda no sítio onde nasceu o menino Alberto Santos Dumont, a casa onde nasceu, objetos pessoais, fotos e o museu da aviação. No Museu estão depositadas também as cinzas da primeira piloto mulher da aviação brasileira, Anésia Pinheiro Machado. - in: wikipédia

Many Themes RR - Grupo 1621 (Sybil)

Neste grupo tínhamos de enviar 3 postais em branco num envelope. A Sybil enviou-me estes da Califórnia. 

© City Sights Postcards * Photo:James Blank
San Diego é uma cidade dos Estados Unidos localizada no sul do estado da Califórnia, sendo a segunda cidade mais populosa do estado e a oitava mais populosa do país. Localiza-se no condado de San Diego, do qual é sede, situando-se às margens da baía de mesmo nome, no litoral do Oceano Pacífico. É tida como o berço da Califórnia e é conhecida pelo seu clima ameno durante a maior parte do ano, pelo seu porto natural de águas profundas, extensas praias, longa associação com a Marinha dos Estados Unidos e o seu centro de desenvolvimento de biotecnologia. - in: wikipédia

 © California Scene Postcards * Photo: James Blank
Vista aérea do Parque Balboa e a cidade em pano de fundo.
O Parque Balboa é um parque urbano cultural com 490 ha em San Diego. Para além dos espaços abertos, zonas com vegetação natural, jardins e trilhos pedestres, lá também existem museus, vários teatros e o zoológico da cidade. 

© California Scene Postcards * Photo: P. Saloutos
O pôr-do-sol numa das muitas praias californianas.

sábado, 27 de dezembro de 2014

US-3063107 & US-3068598

Oficiais do Texas e Ohio nos EUA. 

 © Texas Products
US.3063107, enviado pela Janicka.
Dallas tem é a 3ª maior cidade do Texas e a 9ª maior cidade do país. 
Dallas é a cidade mais mítica do Texas, com um passado e um presente rico nas coisas com que se criam as lendas americanas. A "Big D" é famosa pelas suas contribuições para a cultura popular, nomeadamente os cowboys e as suas cheerleaders, e por Dallas, a série de televisão que durante muito tempo foi um símbolo dos EUA conhecido em todo o mundo. 

Photo by Harold Marks
US-3068598, enviado pela Lois.
A ponte coberta de North Manchester foi construída em madeira em 1872 pelo engenheiro Robert W. Smith.
A ponte esteve encerrada ao tráfego em meados dos anos 80 mas reabriu nos anos 90. Em 1082 foi adicionada ao Registo dos Locais Históricos. 

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Parque Nacional Redwood - EUA

Este parque nacional americano é conhecido pelas sequóias gigantes mas estas árvores são apenas uma das espécies num ecossistema rico e muito variado. 
O postal foi enviado pelo Zé.

Photographer: Larry Ulrich
Os pastos nos cumes mais altos do parque podem encontrar-se várias flores sazonais e são o habitat para muitos animais selvagens. 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Inhotim - Brasil

Há uns tempos a Luzia fez uma lotaria a propósito das eleições no Brasil e eu fui uma das vencedoras. O prémio foi este postal do Inhotim, um museu de arte contemporânea em Brumadinho, uma cidade no estado de Minas Gerais.  

Surgiu em 2004 para abrigar a coleção de Bernardo Paz, empresário da área de mineração e siderurgia, que foi casado com a artista plástica carioca Adriana Varejão, e há 20 anos começou a se desfazer de sua valiosa colecção de arte modernista, que incluía trabalhos de Portinari, Guignard e Di Cavalcanti, para formar o acervo de arte contemporânea que agora está no Inhotim.
O Instituto Inhotim localiza-se dentro do domínio da Mata Atlântica, com enclaves de cerrado nos topos das serras. Situado a uma altitude que varia entre 700 m e 1.300 m acima do nível do mar.
A área de visitação do Inhotim tem 96,87 ha e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água. - in: wikipédia

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Essaouira - Marrocos

Felizmente este postal de Marrocos não teve o mesmo final do postal que a Paula me enviou de lá há tempos. Não se perdeu e graças à Brigitte, posso tirar Essaouira da minha lista de faltas UNESCO.

Situado nas margens do oceano Atlântico, Essaouira é a porta de entrada para o sul de Marrocos. A cidade é conhecida pela hospitalidade dos seus habitantes, o clima ameno e sua soberba arquitectura.
Essaouira é uma antiga cidade histórica, fundada no século VII a.C. e foi habitada por fenícios, romanos e berberes. No século XV, sob o domínio dos portugueses, tornou-se um importante entreposto comercial. A cidade foi então nomeada Mogador um nome que mantém até hoje.

Em 1764, o sultão Sidi Mohamed Ben Abdallah decidiu construir um novo porto para o comércio europeu. Um francês, Théodore Carnut, foi então contratado para desenhar os planos da cidade, usando a cidade fortificada de Saint Malo, na França, como modelo. Assim, Essaouira é uma das poucas cidades no mundo, que foi totalmente planeada antes da sua construção, o que lhe deu o nome de Es Saouira, a Bem Desenhada. 
Mais tarde a cidade desempenhou um papel importante como porto de comércio internacional com o resto do mundo até o início do século XX.
A cidade surpreende com as suas impressionantes características arquitectónicas e influências culturais multi facetadas. É o lar de uma incrível convergência de muitas culturas, unidas na paz e enfrentando a influência inspiradora do oceano.
Em 2001, a UNESCO classificou a Medina de Essaouira como Património Mundial da UNESCO. A Medina, no coração de Essaouira é um eloquente testemunho de seu passado glorioso.

Parque Tun Sakaran - Malásia

Mais um postal em tons de verde e também da Ásia. Este é da Malásia e foi enviado pelo SL. 
O Parque Tun Sakaran é um parque marinho localizado ao largo da costa leste do estado de Sabah, na ilha do Bornéu, na Malásia. 

Photograph © Michael Patrick Wong
O parque inclui oito ilhas, recifes e mar. As colinas das ilhas Bodgaya  Bohey Dulang são tudo o que resta de um antigo vulcão. 
O parque é muito procurado por mergulhadores devido à sua rica vida marinha. 

Praia Nai Harn - Tailândia

Uma praia tailandesa enviada da China pela Yanzi. 

Photo by Somkiat Hansukklaw * © In4 World Media
Nai Harn é uma praia muito bonita que se situa nas margens rochosas do extremo sul de Phuket. É uma praia de areia fina e quase branca, as águas são na maior parte do ano calmas e cristalinas. Apesar do local ser pouco desenvolvido, é muito popular entre os estrangeiros e locais e a sua baía protegida oferece grande ancoradouro para barcos e iates de luxo.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Memorial C. K. S. - Taiwan

Mais um postal de Taiwan mas este estava nos meus favoritos. Foi enviado pela Ying Sui. 

© Nisan International Co., Ltd. All rights reserved
Estes arcos são a entrada principal para o Memorial Chiang Kai-shek em Taipé.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

TW-1413704

Um oficial de Taiwan com a mais famosa das muitas formações rochosas no Cabo Yehliu em Wanli. Este cabo é maioritariamente formado por rochas sedimentares e com a erosão exercida pelo mar, muitas das rochas têm formas estranhas. Esta é conhecida como a Pedra da Cabeça da Rainha. 

Photo by Yuyen
TW-1413704, sent by Sharon. 
A Cabeça da Rainha é um símbolo de Yehliu e é um exemplo de uma rocha de cogumelo, também conhecida como chaminé de fada ou pirâmide de terra. São grandes colunas naturais em forma cónica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protector da erosão, até que, com o continuar da erosão, não seja mais possível sustentar esse bloco. 
Uma estimativa feita com base na média da ascensão na crosta da terra no norte de Taiwan sugere que a Cabeça da Rainha tem quase 4.000 anos de idade. 
Depois de uma fractura em 1962, assemelha-se ao  perfil da Rainha Isabel de Inglaterra quando vista a partir de um determinado ângulo, daí ser chamada de Cabeça da Rainha.
Graças à sua forma única, a Cabeça da Rainha tornou-se uma das atracções de Yehliu, faz a fama também lhe trouxe alguns efeitos secundários. Para além das forças erosivas do vento, do sol e da chuva, o comportamento inadequado dos visitantes acelerou a taxa de erosão.

domingo, 14 de dezembro de 2014

HK-286501

Um dragão chinês vindo de Hong Kong. 

HK-286501, enviado pela Karen.
Os dragões chineses são criaturas lendárias na mitologia e folclore chineses. Na arte chinesa os dragões são tipicamente representados como sendo criaturas compridas, com escamas, serpenteantes e com quatro pernas. Tradicionalmente os dragões chineses simbolizam poderes fortes e auspiciosos que controlam a água, a chuva, tornados e inundações. Os dragões também são um símbolo de poder, força e boa sorte. O imperador chinês usa o dragão como símbolo do seu poder imperial.  

Floresta de Terra em Yuanmou - China

A floresta de terra é uma típica formação topográfica formada por montes de terra que se acumularam ao longo de milhões de anos. As fendas da terra causadas pelo movimento da crosta, foram se aprofundando e alargando pela força natural, dando origem a pilares de terra. Estes pilares de terra parecem-se com florestas à distância, daí o nome "floresta de terra". Yuanmou, a cerca de 200 kms de Kunming, é o lugar mais famoso na província  Yunnan para se ver este tipo de formação.

A floresta de terra de Yuanmou abrange uma área total de mais de 50 quilómetros quadrados e inclui principalmente três partes: Banguo, Xinhua e Hutiaotan. Surpreende muitos visitantes com os seus pilares de terra, tendo o mais alto cerca de 40 metros, o equivalente a um edifício de 10 andares.
A floresta de terra existe há pelo menos 1,5 milhões de anos e sobreviveu a vários terremotos. 
Alguns dos pilares receberam vários nomes dados pelos habitantes locais. Alguns mais populares são a Espada, Três Pagodes Dali, Grutas de Dunhuang, Meninas Bonitas, Labirinto, Pagodes Dourados, entre outros.