sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Turquia by Ara

No mês passado a Ara foi até à Turquia e diz que é um país que vale a pena visitar. Eu por acaso, ainda há dias andei a ver o preço dos voos para lá e as distâncias entre os locais que gostava de visitar. Hei-de lá ir mas há outros países onde quero ir primeiro. 

 © Copyright by KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
Estas são imagens do Templo de Adriano em Efesus; Ölüdeniz; Istambul; Pamukkale; Alanya e Nemrut. 

© Copyright by KESKIN COLOR KARTPOSTALCILIK A. S.
Tal como em Portugal, na Turquia, também há uma forte tradição do azulejo. Diz a Ara que em Istambul estão em todo o lado, mesquitas, igrejas, palácios, museus. A maior parte deles tem motivo floral em tons de azul. 
Em Istambul existe o Museu do Azulejo, o "Çinili Kiosk". O museu faz parte do complexo de museus arqueológicos  de Istambul, e estão localizados no bairro de Sultan Ahmet, próximo do Palácio Topkapi.

© BKG - Bilintur, exclusive design
A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia.
As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Património Mundial pela UNESCO. - in: wikipédia
Neste postal podem ver-se as famosas chaminés de fadas.
Nos tempos antes do turismo os habitantes locais chamavam a estas estranhas formações rochosas cónicas que os rodeavam kales ou “castelos”. Hoje em dia estas extraordinárias estruturas são chamadas normalmente de peribacalari ou “chaminés das fadas”. Existem numa grande variedade de formas e tamanhos mas a maioria são altas e de forma fálica com uma capa de rocha mais dura que protege a rocha macia interior da erosão. Eventualmente esta capa mais dura acabará por cair, após o que o vento e a chuva começam a talhar o cone até que este também cairá. - in: http://www.goreme.com/portugues/cappadocia.php

Sem comentários: