quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mosteiros búlgaros

Estes são dois mosteiros búlgaros, Rozhen e Bachkovo, ambos na lista de tentativas da UNESCO! Como é costume, no que diz respeito a postais da Bulgária, os postais foram enviados pela Lilia. 

UNICART
O Mosteiro de Rozhen é um mosteiro ortodoxo, o maior nas montanhas Pirin. É um dos poucos mosteiros medievais búlgaros preservados até aos dias de hoje.  
O primeiro mosteiro foi fundado em 1220 mas foi abandonado pouco tempo depois. Em 1597 iniciou-se a reconstrução do mosteiro com a chegada de uma nova congregação.  
Em 1662 e 1674 o mosteiro sofre graves danos devido a incêndios que destruíram a biblioteca e afectam a maioria dos edifícios. Graças à ajuda de vários cidadãos ricos, foi possível restaurar o mosteiro. 
Foi no século XIX que o mosteiro atingiu o seu auge, convertendo-se no centro regional da religião ortodoxa. 

UNICART
O Mosteiro de Bachkovo é o segundo mosteiro ortodoxo mais importante da Bulgária.  
O mosteiro é conhecido e apreciado pela combinação única da cultura bizantina, georgiana e búlgara, unidas pela comum.
Foi fundado em 1083 pelo príncipe Gregory Pakourianos. 
Apesar de ter sobrevivido às primeiras invasões turcas em terras búlgaras, o mosteiro foi mais tarde saqueado e destruído, sendo restaurado no final do século XV. O refeitório, cujas pinturas de parede anónimas são de grande valor artístico, foi reconstruído em 1601 e a Igreja da Virgem Maria, ainda preservada hoje, foi concluída em 1604.

Sem comentários: