sábado, 24 de agosto de 2013

Minho

Depois da minha Beira Alta, o Minho é umas das minhas regiões preferidas. Estava a pensar ir lá durante as férias mas os planos tiveram de ser alterados. O meu primeiro passeio deste ano foi a Braga e o ano não há-de terminar sem uma ida a Viana do Castelo. 

Forways, Lda
E se o Minho é uma das minhas regiões preferidas, Braga é uma das minhas cidades preferidas. 
Neste postal, enviado pelo Eduardo, temos a Praça da República. 
A praça foi aberta em fins da Idade Média. Era aqui, desde fins do século XVI, que eram comercializados os géneros que abasteciam a cidade. Entre 1761 e 1904 denominou-se largo da Lapa e, entre 1904 e 1910, largo Hintze Ribeiro. Finalmente, com a implantação da República Portuguesa (1910),a praça recebeu a actual designação.
O espaço foi transformado em jardim público em meados do século XIX, tendo as obras do atual edifício da arcada, com projecto do engenheiro municipal Joaquim Pereira da Cruz, sido concluídas em 1885.
A mais recente intervenção no espaço da praça teve lugar entre junho de 1994 e julho de 1995, quando lhe foi retirado o trânsito de superfície e implantada uma fonte luminosa.
Na praça localizam-se a Igreja da Lapa e dois cafés, emblemáticos, da cidade, ambos já centenários, o Café Vianna e o Astória. - in: wikipédia

Edição da Confraria do Bom Jesus do Monte
Aqui está um momento único em Braga, o belo jardim do Bom Jesus coberto de neve. Postal enviado pelo Miguel.
O Jardim do Bom Jesus, encontra-se um local que é um dos seus expoentes máximos no que concerne a beleza e envolvência espiritual. 
Ao travessa-lo, entra-se num espaço místico, com as escadarias envolvidas por árvores centenárias que conduzem o caminhante a capelas que exprimem a paixão de Cristo. São paragens obrigatórias, quer para o devoto quer para o turista.
Num patamar médio, encontra-se o primeiro miradouro, do qual se avista a cidade de Braga e paisagem envolvente. A partir daí, as escadarias já não ziguezagueiam por entre o bosque frondoso e o espaço torna-se aberto. Ao cimo está a igreja do Bom Jesus, imponente, convidando o caminhante a alcançá-la. - in: http://www.cm-braga.pt/wps/portal/publico/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os_gAN0evQE8zH09TEzPnMBMTS1NDAwjQL8h2VAQAG1Aqrg!!/

Sofoto
Tenho mesmo que ir a Viana, não exactamente para comprar artesanato mas para conhecer melhor a cidade e tirar fotografias. 
É de artesanato que se trata este postal, temos os bordados, os trajes típico e pintura à mão. O postal foi enviado pelo Eduardo. 

1 comentário:

Unknown disse...

Ando a planear ir a Braga em Setembro/Outubro. Tenho selos para Portugal da Catedral de Braga, se chegar a ir lá queres que te enviei um postal da Catedral de Braga com o selo?
Estou a perguntar, porque é mais fácil assim já que tens montes de postais de Portugal xD