segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Arquitectura Mudéjar de Aragão - Espanha

A arquitectura mudéjar aragonesa é uma corrente estética dentro da arte mudéjar que tem o seu centro em Aragão.  
O desenvolvimento no século XII da arte Mudéjar em Aragão resultou das condições políticas, sociais e culturais particulares que prevaleceram na Espanha depois da Reconquista. Esta arte, influenciada pela tradição islâmica, reflecte também vários estilos europeus contemporâneos, particularmente o gótico. Presente até o início do século XVII, é caracterizada por um uso extremamente refinado e inventivo do tijolo e de azulejos na arquitetura, especialmente nos campanários.
Em 1986, a UNESCO declarou o conjunto mudéjar de Teruel como Património Mundial, aumentando-o em 2001 a outros monumentos mudéjares aragoneses, entres eles o Palácio de Aljafería e a Catedral de São Salvador, ambos em Saragoça.  
Estes postais foram enviados pela Manuela.

 Fotografía: Andrés Ferrer
El Palacio de La Aljafería está situado ao lado da Basílica del Pilar. É um templo de arquitectura moura construída na cidade, no século XI, sob o domínio muçulmano.
Este é um dos poucos castelos e palácios que dá conta do que foi a construção na época dos Reinos de Taifa na Península Ibérica. É ao lado do Alhambra de Granada e a Mesquita de Córdoba uma das peças mais bem preservadas da época muçulmana na Espanha.
Após a chegada de Afonso I foi a residência dos monarcas espanhóis, foi o palácio dos Reis Católicos, foi uma fortaleza militar e é hoje um dos mais importantes templos e monumentos a ser encontrado em Saragoça. Em meados do século passado, teve a sua última restauração.
Dentro deste monumento, deste conjunto, devemos enfatizar a Torre del Trovador, o palácio Taifal, a sua ornamentação, a Sala de Ouro, as diferentes salas, o pórtico de entrada, a oratória, o pátio de Santa Isabel, as diferentes salas, ou a Igreja de outras partes do palácio monumental. - in: http://zaragoca.costasur.com/pt/ir-al-palacio-de-la-aljaferia.html

Ediciones Arribas
A catedral de San Salvador de Saragoça, habitualmente chamada "a Seo", é uma das duas catedrais metropolitanas de Saragoça, junto com a basílica e catedral do Pilar. 
O edifício foi começado no século XII em estilo románico integrado na mesquita aljama e foi objecto de muitas reformas e ampliações até 1704.
O material construtivo fundamental é o tijolo, habitual na arquitectura aragonesa. O conjunto da catedral, em seu aspecto exterior, não reflete a estrutura interna devido ao fechamento com muros de vários espaços circundantes como dependências ou residências dos membros do cabildo.
Dos diversos estilos que a compõem, os elementos mais importantes são os seguintes: românico, gótico, mudéjar, renascentista e barroco. - in: wikipédia

Sem comentários: