segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Encontro 8º Aniversário do Postcrossing

Foi no passado dia 14 de Julho que se realizou mais um encontro de aniversário do Postcrossing, o 8º. Com muita, muita pena minha, não pude ir até Aveiro festejar. 
Não estive eu mas estiveram alguns dos "habitués" nestas andanças e algumas caras mais ou menos novas. Os "habitués" foram a Paula, a Vitória, o Miguel, a Ninocas e o Duarte, o Zé "Pombal" e o Zé Guedes. Os mais novatos nestas coisas foram a Catarina, a Ana Sofia e a filha Mafalda, a Rita Oliveira, a Edite e mais uma Ana. 

 © Composición y diseño: EDITORIAL FISA ESCUDO DE ORO, S. A. 
Como já disse uma vez, convém que alguém não vá aos encontros para que quem vai tenha para quem enviar postais. Eu não me posso queixar, recebi uma mão cheia deles. Este foi enviado pela Vitória. 
Quatro destes postais têm 3 coisas em comum, o Canal Central, a ria e os moliceiros.
O Canal Central da Ria de Aveiro percorre o centro da parte baixa da cidade, desde o jardim do Rossio até ao antigo edifício da Capitania do Porto de Aveiro. 

 Fotografia: Oswaldo Santos
A ria é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais que, a partir do século XVI, formaram uma lagoa que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa.
O Zé Guedes enviou este postal.

 Forways, Lda
A Ninocas e o Duarte enviaram esta vista nocturna do Canal central com alguns moliceiros.
 Moliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga. Esta embarcação era originalmente utilizada para a apanha do moliço, mas actualmente mais usados para fins turísticos. - in: wikipédia

 Guia Turístico do Norte, Lda
O barco moliceiro é distinguido pelo elegante exotismo da sua proa estilizada e sobre erguida, e pela sua alegre decoração de cores garridas e apelativas, onde são profusamente utilizados os elementos marinhos e rurais. De igual modo, é também característica a presença de uma legenda em cada moliceiro, com dizeres de carácter único e cheios de graça, tendo como limite apenas a imaginação do seu autor. - in: http://www.jf-pardilho.pt/barco_moliceiro.asp?nav=bmol&id=1
Este foi enviado pelo Zé "Pombal".

Nunes de Almeida Editores 
O Miguel talvez tenha achado que já tinha postais suficientes de Aveiro e enviou-me este de Barcelos com a Igreja Matriz e uma cruz da Festa das Cruzes.
 A construção da igreja iniciou-se na segunda metade do século XIV, foi ordenada por D. Pedro, o 3.º Conde de Barcelos, cujas armas estão gravadas nas arquivoltas do portal principal. É um edifício com cariz de transição do românico para o gótico. Foi bastante transformada ao longo dos séculos XV a XVIII. No século XX, foi-lhe restituída a rosácea. No lado sul da sua fachada possui uma torre sineira que data do século XVIII. - in: http://www.cm-barcelos.pt/visitar-barcelos/conheca/centro-historico

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho que começar a actualizar-me nesses encontros dos postcrossers portugueses. Ainda por cima foi em Aveiro! Se calhar estava lá nessa altura :O

LOL! Obrigada pelo teu comentário. Estava mesmo convencida que o código CH era da China xD

Miguel disse...

Eu explico, o Vitória viu o postal que te ía enviar e disse "Esse a Marta já tem, enviei-o há umas semanas..." Por isso optei pela opção B :)