domingo, 14 de julho de 2013

RO-63952

Gosto tanto de receber postais que estão na minha galeria de favoritos. Neste caso, quando este postal foi enviado, ainda não estava nos favoritos, foi uma coincidência tê-lo recebido e gostei muito. Adoro ver como as igrejas, mosteiros e outros edifícios religiosos, são diferentes de país para país. 

RO-63952, enviado pela Elena.
O Mosteiro de Putna é um mosteiro ortodoxo romeno, um dos mais importantes centros culturais, religiosos e artísticos estabelecidos na Moldávia medieval. Tal como tantos outros, foi mandado construir pelo Príncipe Estêvão o Grande.  
No mosteiro encontram-se os túmulos de Estêvão, hoje um lugar de peregrinação, e de vários membros da sua família. O Mosteiro de Putna abriga os túmulos de Estevão  hoje em dia, um lugar de peregrinação e vários membros de sua família
A construção do mosteiro começou após Estêvão ter ganho uma batalha em 1466; a igreja foi dedicada à Virgem Maria.  

O mosteiro ficou concluído em três anos, mas a consagração só aconteceu um ano mais tarde porque entretanto os moldavos se envolveram noutra batalha.  Em 3 de Setembro de 1470, durante uma cerimónia com a presença de Estevão e toda a sua família, o mosteiro foi consagrado e posteriormente tornou-se o mais importante sítio religioso na área.
A actual igreja foi praticamente reconstruída entre 1653 e 1662 por Vasile Lupu e seus sucessores. Embora o edifício siga o plano das igrejas típicas moldavas dos séculos XV e XVI, tem muitas características arquitectónicas e decorativas que são características da arquitectura do século XVII.

Sem comentários: