terça-feira, 25 de junho de 2013

Locais Unesco da Noruega

Há algum tempo atrás o Jo estava a oferecer postais de alguns locais Unesco da Noruega e ele aceitou trocar comigo. Consegui assim estes postais do Arco Geodésico de Struve e da Arte Rupestre de Alta.

© Aune Forlag AS - Photo by Lars Mathisen
Os pontos onde se fazem as triangulações deste arco geodésico, são dos locais mais complicados para se conseguir postais, daí que tenha ficado bem contente por ter eliminado mais este local da minha lista.
Neste postal está a estação mais setentrional do arco em Fuglenes, Hammerfest.

© TO-FOTO AS. - Photo by Tommy Simonsen
As rochas com Arte rupestre de Alta são um local arqueológico perto da cidade de Alta no norte da Noruega. Fazem parte da lista da Unesco desde 1985.
Desde que os petroglifos foram descobertos em 1972, foram encontrados mais de 6000 conjuntos em diferentes locais da zona. O principal local é Jiepmaluoka, a cerca de 4 kms de Alta, contendo à volta de 3000 representações que se tornaram num museu ao ar livre.
As gravuras mais antigas datam de 4200 a. C. e as mais recentes de 500 a. C..
A grande variedade de gravuras mostra uma cultura de caçadores-recoletores que era capaz de controlar rebanhos de renas, que era perito na construção de barcos e na pesca, e a prática de rituais xamânicos.

Sem comentários: