segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bretanha - França

Não sou uma apaixonada por faróis mas gosto de postais com faróis, especialmente assim com um mar revolto. Tanto o farol como o castelo de Brest, foram enviados pela Michelle "MICH29" e estavam os dois no album dos favoritos.

A Bretanha situa-se no oeste da França com uma larga costa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico.


Foto: V. Hache - Éditions d'Art


O farol de la Vieille, situa-se no extremo ocidental da Bretanha, no departamento de Finistère. Foi construído entre 1882-1887 numa pequena ilha chamada Ar Gorle Bella.

Éditions d'Art

Brest também se situa no departamento de Finistère.
O seu porto alberga um extenso conjunto de infra-estruturas, entre as quais o arsenal da marinha francesa. No postal podem ver-se o porta-aviões Charles de Gaulle e a escuna Recouvrance.
A imagem central é a do castelo, o monumento mais antigo da cidade. De castellum romano a cidadela de Vaubal, o castelo tem mais de 1700 anos de história, mantendo até aos dias de hoje o seu papel original de fortaleza militar e uma localização estratégica da mais alta importância.
É o castelo mais antigo do mundo ainda em uso.

Canyon de Chelly - EUA

Quando vi este postal pensei que fosse mais um do Grand Canyon mas afinal trata-se de outro canyon, o Canyon de Chelly. O postal é um postal de aniversário enviado pela Carol, que continua a mostra-me os encantos do Arizona.

Foto: George H. H. Huey

O Canyon de Chelly é um monumento nacional localizado no nordeste do Arizona, dentro dos limites da Nação Navajo. Esta é uma das maiores paisagens continuamente habitadas da América do Norte e preserva as ruínas das tribos primitivas que viviam na área.

NL-880265

Este é um vulcão do Havai mas o postal é oficial da Holanda. Quem o enviou esteve no Havai o ano passado e como eu digo no meu perfil que gosto de vulcões, ela enviou-me este postal.

Foto: Dorian Weisel

NL-880265, enviado pela Patricia.

Foi pela força dos vulções que o Havai surgiu há milhares de anos atrás.

Existem actualmente 3 vulcões activos no Havai, o Maunaloa, Kilauea (um dos mais activos no mundo inteiro) e o Loihi, localizado no mar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Patagónia Chilena

Há dias recebi estes 3 bonitos postais do Chile enviados pela Daniela. Que vontade de visitar um lugar assim.

A Patagónia é uma região geográfica que abrange a parte mais meridional da América do Sul. Localiza-se na Argentina e no Chile.

© Hispapel LTDA

O Parque Nacional Torres del Paine é um parque chileno, localizado na Região de Magalhães no sul da Patagónia chilena. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile, e um dos lugares prediletos dos amantes da natureza.

Fundado como parque no final da década de 1950, foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1978.

© Hispapel LTDA

Tem uma área de aproximadamente 242.000 hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa Del Paine, com as mundialmente famosas Torres del Paine e os não menos conhecidos Cuernos del Paine. Lagos, rios, cascatas e glaciares estão em perfeita harmonia no parque.O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales. - in: wikipédia
© Hispapel LTDA

O Lago General Carrera situa-se na Patagónia e é compartilhado pelo Chile e Argentina. Na Argentina é conhecido como Lago Buenos Aires, embora no Chile se denomine Lago General Carrera.
Este lago tem uma superfície de 1850 km², dos quais 970 km² estão em território chileno, na região de Aisén e os restantes 880 km² pertencem à província argentina de Santa Cruz, tornando-o o maior do território chileno e o quarto da Argentina. Além disso, considerado em conjunto, é o segundo da América do Sul, apenas mais pequeno que o Titicaca.

Este lago de origem glaciar, rodeado pela cordilheira dos Andes, desagua no Oceano Pacífico atavés do Rio Baker.

O lago tem uma profundidade máxima de 590 metros.

Foi descoberto pelo explorador Francisco Pascasio Moreno (1852-1919), pelo lado argentino, em 1896.

Fortaleza de Hwaseong - Coreia do Sul

Aqui fica mais um postal da Coreia do Sul e este é de um local Unesco novo. A Fortaleza de Hwaseong foi declarada Património Mundial da Unesco em 1997.

A Fortaleza Hwaseong situa-se em Suwon. Foi construída entre 1794 e 1796. pelo Rei Jeongjo da dinastia de Joseon, para honrar e abrigar os restos mortais do seu pai (o príncipe Sado).

A arquitectura desta fortaleza combina elementos tradicionais do estilo ocidental e do estilo oriental, o que a torna muito diferente das outras fortalezas (ou castelos) coreanos.

KR-25753

Este é o meu 2º postal oficial da Coreia do Sul! Tal como o 1º, trata-se de um postal do Palácio Changdeokgung, Património Mundial da Humanidade desde 1997.

Para além de ser um postal bonito, quem o enviou teve também o cuidado de usar um selo da emissão conjunta Portugal-Coreia do Sul, que comemora os 50 anos de relações diplomáticas entre os 2 países.

Foto: Seo Heun-Kang


KR-25753, enviado pela "yunjeong".

O postal mostra o Portão Jangnangmun, a entrada principal da Casa Nakseonjae. Esta casa foi construída em 1847 pelo Rei Heonjong para a sua concubina.

Lago do Oeste - China

Quando combinei a troca do postal de Yin Xu com o/a Twenty, disse-me que me tinha enviado semanas antes um postal do Lago do Oeste, o mais recente local Unesco da China, adicionado à lista do Património Mundial no passado mês de Junho.

O postal chegou há dias. É o meu 2º deste local.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Olímpia - Grécia

Olímpia é nome de uma colega que não gosto muito mas é também o nome de uma estação arqueológica na Grécia que é Património Mundial.... e disso gosto muito ;) O postal foi enviado pela Rita que foi a Atenas há poucas semanas.


© Summer Dream Editions

Olímpia é uma cidade da Grécia famosa por ter sido o local onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I. Olímpia também é conhecida pela gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro, criada pelo escultor Fídias para o templo do deus localizado na cidade. Hoje o local preserva um importantíssimo sítio arqueológico classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1989.
O local consiste num santuário (altis) com diversas edificações. Dentro do temenos estão o Templo de Hera ou Heraion, o Templo de Zeus, o Pelopion e a área do altar de sacrifícios. A leste ficam o hipódromo e o stadium. A norte do santuário localizam-se o Prytaneion e o Philippeion, bem como uma série de capelas votivas conhecidas como Tesouros, oferecidas pelas várias cidades-estado antigas. A sul destes Tesouros fica o Metroon, com a Stoa Eco ao leste. A sul do santuário estão a Stoa Sul e o Bouleterion, enquanto que a oeste erguem-se as casas da Palestra, a oficina de Fídias, o Gymnasion e o Leonidaion.
Actualmente, com a reinstituição dos Jogos Olímpicos por Pierre de Coubertin, a chama Olímpica acende-se de quatro em quatro anos no restaurado estádio de Olímpia, utilizando a luz do Sol reflectida por um espelho parabólico. Essa chama vai depois acender uma tocha que é transportada por atletas até ao local da realização dos Jogos dessa Olimpíada.

Lago Bohinj - Eslovénia

Não me canso de receber postais da Eslovénia. Este, enviado pelo Leonardo, estava nos meus favoritos.

Foto: Peter Strgar
Mais uma bela paisagem dos Alpes Julianos, mais concretamente do Lago Bohinj.

PL-300693

Para compensar o facto de na semana passada ter recebido poucos postais, esta semana já recebi bastantes. Só ontem e hoje já foram 21, se bem que não tenha ficado com todos. Este oficial da Polónia já não sei se chegou esta semana ou na sexta-feira passada.


Foto: Piotr Syryca

PL-300693, enviado pela Magdalena.

Esta torre, cujo nome correcto é barbacã, pode muito bem ser um dos monumentos de Cracóvia que posso visitar o ano que vem. Para o ano quero ir à Polónia e Cracóvia será uma das cidades a visitar. Há anos que quero ir à Polónia, espero que para o ano possa concretizar esse desejo.

Este barbacã em estilo gótico, foi construído por volta de 1498. Esta estrutura está ligada às muralhas da cidade e serve de passagem para a parte antiga de Cracóvia. É um dos poucos exemplos da complexa rede de fortificações e barreiras defensivas que em tempos cercavam a cidade. Hoje em dia é uma atracção turística e local para exposições.

sábado, 12 de novembro de 2011

NL-843143

Devo estar doente. Fui a Manteigas, vi postais e não comprei nenhum. Na verdade não eram assim grande coisa e os que eram já os tenho.

Este oficial da Holanda é que ainda não tinha.

NL-843143, enviado pela Tanja.

Não sei exactamente que local em Amesterdão é este. No postal diz Kromme Waal, talvez seja o nome do canal ou do bairro.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DE-1092646

Mais um postal de França apesar de ter sido enviado como oficial da Alemanha.

Editions Meridionales

DE-1092646, enviado pela Jessica.

Agde é uma cidade francesa no departamento de Hérault, na região Languedoc-Roussillon, situada à beira do mar Mediterrâneo.
A cidade de Agde foi fundada pelos gregos vindos de Marselha por volta do século VII a.C.. Em Agde situa-se a Catedral Saint-Etienne, fortificada, datando do século XII em lava basáltica, cuja torre se pode ver no postal.

Cabo Carvoeiro

Esta semana só ainda recebi este postal surpresa da Vitória. Já não me lembro de uma semana tão fraquinho. Pode ser que amanhã cheguem um monte deles.


O Cabo Carvoeiro situa-se no extremo da Península de Peniche, sobre o Oceano Atlântico, no concelho de Peniche, Distrito de Leiria, em Portugal. É um local de grande valor natural e paisagístico, com grande variedade de falésias calcárias fortemente erodidas e campos de lapiás.

Neste local foi erguido o Farol do Cabo Carvoeiro, de 25 m de altura, devido aos inúmeros naufrágios ocorridos nesse trecho do litoral.

Faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal. Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa. - in: wikipédia

PT RR - Grupo 60 * Castelos/Palácios

Mais 3 postais do RR em Português, desta vez o grupo era dedicado a castelos e palácios.

Foto: Maurício de Abreu

O Miguel enviou este postal de Palmela com o edifício dos Paços do Concelho e lá atrás o castelo, onde já estive durante um encontro Postcrossing.
O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX. É durante o reinado de D. João I que se inicia a construção do convento da Ordem de Santiago, onde actualmente funciona uma pousada.


Foto: N. Kustos
Aqui também já estive e também durante encontros Postcrossing, o último em Agosto. E este é o edifício dos Paços do Concelho de Sintra, cuja construção se iniciou em 1906 e foi concluída em 1908. O edifício apresenta fachadas austeras, com janelas neo-manuelinas sobriamente decoradas. No alçado principal destaca-se, pela sua imponência, uma torre superiormente rematada por ameias, e por uma cobertura piramidal revestida com azulejos, os quais representam alternadamente a Cruz de Cristo e o Escudo Pátrio. No topo, surge, magestosa, a esfera armilar. ladeiam esta curiosa cobertura quatro outras de menores dimensões, coroando «guaritas» que lhe formam os cantos. Nesse mesmo alçado, sobressai um balcão, pleno de arcos de feição manuelina, e encimado por um frontão em que se inscrevem as armas municipais. - in: http://www.cm-sintra.pt/ItinerariosPontoInteresse.aspx?IDItinerario=6&ID=78

Foto: Oswaldo Santos


Nunca estive em Soure e confesso que tive de ir ver onde ficava. Agora já sei, fica no distrito de Coimbra. Também não tinha postais de lá, este é o 1º e foi enviado pelo Zé "zepombal".
As origens do castelo se Soure estão envolvidas por diversas incertezas, que permitem supor a existência de uma fortificação romana ou de uma construção defensiva executada pelos árabes, mas o mais concreto indício data de 1111, quando o Conde D. Henrique, atribuiu foral a Soure.

Soure foi entregue pela mãe de D. Afonso Henriques, D. Teresa, aos Templários, doação que mais tarde, em 1129, é confirmada por D. Afonso. Com a extinção da Ordem do Templo, o castelo passou para a posse da Ordem de Cristo, que o manteve até ao fim do século XIX.

Tratando-se de um castelo do tipo alcáçova, terá sido utilizado mais como residência do que para fins militares, pertenceu ao poeta Santiago Presado, que por volta de 1940, o colocou à disposição da Câmara Municipal, e chegou a estar à venda em hasta pública. Está classificado como Monumento Nacional.

Primitivamente este castelo contava com quatro torres, uma das quais, foi dinamitada em 1880, por ordem camarária, por ameaçar ruína, hoje apenas uma está completa. Tem um tipo de construção rude, como se tivesse sido edificado à pressa, recorrendo a todo o tipo de matérias disponíveis. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-do-castelo-de-soure-14348

PT RR - Grupo 57 * Eu Desejo

Este foi durante algum tempo o "meu" RR mas abandonei o posto e agora é o Miguel quem o organiza. Este grupo tinha sido aberto por mim e ficou finalmente completo e concluído. Neste grupo 57 devíamos receber postais de acordo com 1 dos nossos 3 desejos. Eu tinha pedido castelos, igrejas ou paisagens.

Foto: Maurício de Abreu

Este postal de Mértola estava no meu album de favoritos e sempre achei que mais cedo ou mais tarde iria recebê-lo enviado pela Joana, a nossa alentejana, mas afinal foi a Ninocas a enviá-lo :D
A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também referida como Igreja Matriz de Mértola é o único exemplar de arquitetura religiosa islâmica no país. Encontra-se classificada como Monumento Nacional. Foi erguida no contexto da invasão muçulmana da península Ibérica com a função de mesquita, no século XII.

No contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, no século XIII foi transformada num templo cristão.

A actual configuração do templo data do século XVI. - in: wikipédia

©Iberponto - Foto de Aníbal Santos

A Joana também enviou um postal, não foi de Mértola mas sim do Redondo com 4 das suas igrejas.

A Igreja do Calvário construída em meados do Séc. XVII. Em 1720 nela se instituiu a Capela da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Penitencia; a Igreja da Misericórdia, edifício religioso do séc. XVI, adjacente a uma antiga Hospedaria, que viria a ser integrada na Santa Casa da Misericórdia, criada em 1521; a Ermida de S. Pedro cuja fundação é ignorada, mas conhece-se a sua já existência no ano de 1534 e o Convento de Stº António edificado durante os sécs. XVII e XVIII.

© Ilustral


Por fim, o postal enviado pela Graça, uma paisagem do Algarve e como ela disse, com cheirinho a Ria Formosa.
A Ria Formosa é um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Foi considerado um dos mais belos parques do algarve, tendo uma grande função e um belo habitat. É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jogo da Forca

O jogo da forca continua a trazer-me postais à caixa do correio e estes 2 últimos foram ambos enviados pelo Zé.


Foto: Oswaldo Santos

A Igreja de Nossa Srª da Conceição, em Vidago, foi construída entre 1940-1942 em estilo neo-românico.

Foto: H. Schlemmer
O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado.
Com a conclusão, em 1887, da linha de caminho-de-ferro do Douro e o desenvolvimento das comunicações rodoviárias durante o século XX, o tráfego fluvial assegurado pelos barcos rabelos entrou em declínio. Em 1961, no início do programa de aproveitamento hidroeléctrico do Douro nacional, apenas restavam seis barcos rabelos em actividade permanente.

Actualmente, com uma actividade diferente, os rabelos são utilizados na famosa regata do São João a quando das festas populares da cidade do Porto, passeios no rio Douro (alguns organizados pela empresa turística Douro Azul) e outras iniciativas para recordar os seus tempos de glória.
Os barcos rabelos podem ainda hoje ser encontrados no Porto. Contudo são hoje, ao contrário de outros tempos, usados para o transporte de turistas com carácter lúdico e recreativo, sendo muito usados para atravessar o rio desde o Porto até Vila Nova de Gaia, local onde os turistas podem visitar algumas caves de vinho do Porto. - in: wikipédia

9º Encontro PC em São Paulo

Já há bastante tempo que não recebia postais do Brasil. O jejum foi finalmente interrompido com este postal do 9º Encontro Postcrossing em São Paulo que teve lugar no passado dia 2 Outubro. E quem é que enviou o postal?? A mana Déa, claro :D Para além dela, assinaram o postal o Renato, a Valéria, a Cinthia, a Heloísa, a Adriana e Daniel.




O postal não identifica estes locais mas acho que chego lá sem ajuda. Devem ser imagens da Amazónia, do Pantanal, Brasília, Foz do Iguaçu, São Paulo, Salvador da Bahía e Rio de Janeiro.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

US-1361884

Acho que este postal é apenas o meu 2º de Boston.

Fotos de John Alderson & Buddy Moffet

US-1361884, enviado pela Melissa.

O Igreja Old North situa-se na Rua Salem e foi construída em 1723. É o edifício mais antigo de Boston ainda em funcionamento.

JP-208424

De um unesco da China para um oficial do Japão.


© Unae Michiru /Aflo

JP-208424, enviado pela Maika.
Esta é a janela redonda do Templo Meigetsu-in em Kamakura. O templo é famoso pelas suas muitas hortênsias.

domingo, 6 de novembro de 2011

Yin Xu - China

Mais um postal de um local Unesco, Yin Xu na China. O posal foi enviado pelo(a) Twenty.

"Yin Xu é uma antiga capital da China. Localizada perto da cidade de Anyang, no norte da Província de Henan, Yin Xu foi a capital do estado durante a última parte da dinastia Shang. As ruínas testemunham uma nova era na história da China, com uma economia, sistema político e militar, tecnologia e cultura desenvolvidas, no que era uma sociedade de escravos típica. Inscrições em oráculos encontrados no local representam a mais remota caligrafia chinesa conhecida. - in: wikipédia

Esses oráculos consistiam em textos curtos escritos em ossos e carapaças de tartarugas, conhecidos como Oráculo de Ossos e a escrita relacionada é a Escrita Oráculo em ossos. Esses Oráculos eram usados para adivinhação, num processo que envolvia escrever uma pergunta com um estilete de bronze sobre uma peça de osso, depois aquecer o osso e, inspecionando as rachas produzidas, adivinhar as respostas às perguntas de alguém. A maioria dessas questões referia-se a caça, guerras, meteorologia e escolha de dias auspiciosos para cerimónias.
Yin Xu foi declarada Património Mundial da Unesco em 2006.