quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PT RR - Grupo 57 * Eu Desejo

Este foi durante algum tempo o "meu" RR mas abandonei o posto e agora é o Miguel quem o organiza. Este grupo tinha sido aberto por mim e ficou finalmente completo e concluído. Neste grupo 57 devíamos receber postais de acordo com 1 dos nossos 3 desejos. Eu tinha pedido castelos, igrejas ou paisagens.

Foto: Maurício de Abreu

Este postal de Mértola estava no meu album de favoritos e sempre achei que mais cedo ou mais tarde iria recebê-lo enviado pela Joana, a nossa alentejana, mas afinal foi a Ninocas a enviá-lo :D
A Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também referida como Igreja Matriz de Mértola é o único exemplar de arquitetura religiosa islâmica no país. Encontra-se classificada como Monumento Nacional. Foi erguida no contexto da invasão muçulmana da península Ibérica com a função de mesquita, no século XII.

No contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, no século XIII foi transformada num templo cristão.

A actual configuração do templo data do século XVI. - in: wikipédia

©Iberponto - Foto de Aníbal Santos

A Joana também enviou um postal, não foi de Mértola mas sim do Redondo com 4 das suas igrejas.

A Igreja do Calvário construída em meados do Séc. XVII. Em 1720 nela se instituiu a Capela da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Penitencia; a Igreja da Misericórdia, edifício religioso do séc. XVI, adjacente a uma antiga Hospedaria, que viria a ser integrada na Santa Casa da Misericórdia, criada em 1521; a Ermida de S. Pedro cuja fundação é ignorada, mas conhece-se a sua já existência no ano de 1534 e o Convento de Stº António edificado durante os sécs. XVII e XVIII.

© Ilustral


Por fim, o postal enviado pela Graça, uma paisagem do Algarve e como ela disse, com cheirinho a Ria Formosa.
A Ria Formosa é um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Foi considerado um dos mais belos parques do algarve, tendo uma grande função e um belo habitat. É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas.

Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural.

Sem comentários: