sexta-feira, 22 de abril de 2011

Santuário de Jongmyo - Coreia do Sul

O Claus não me enviou só um postal do encontro em Hamburgo. No mesmo dia recebi também este postal do Santuário de Jongmyo, Património Mundial da Humanidade desde 1995.



O Jongmyo, em Seul, é o mais velho e mais autêntico dos santuários reais confucianos que foram preservados. Foi consagrado aos antepassados da dinastia Choson e ainda mantém o aspecto que tinha no século XVI. Também as tradições, que já vêm do século XIV, se mantêm. Estas incluem música, canção e dança. Um exemplo de dança é a retratada no postal, a dança Ilmu.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Montanhas Wudang - China

Mais um postal unesco, enviado pelo Twenty. Este é da China e o local está na lista desde 1994, com o nome "Conjunto dos Edifícios Antigos das Montanhas Wudang". Os seus palácios e templos são o símbolo dos avanços arquitectónicos e artísticos das dinastias Yuan, Ming e Qing, assim como do apogeu da arte chinesa.



As Montanhas Wudang localizam-se na província de Hubei, China. São um lugar sagrado do Taoísmo e o local onde surgiu o boxe Wudang.


Os templos da Montanha Wudang foram construídos, na sua maioria, duranre a dinastia Ming (1368-1644). O imperador Zhu Di enviou mais de 300.000 soldados e artistas para a montanha e ao longo de uma década construiram 33 edifícios inspirados nas histórias do Grande Imperador Guerreiro Perfeito, 39 pontes e 12 pagodes. Os edifícios estendem-se ininterruptamente por 70 quilómetros, desde o sopé até ao cume da montanha. Com o passar do tempo, alguns edifícios deterioraram-se. Todavia, 53 deles ainda estão muito bem preservados, ocupando 27,2 mil metros quadrados.

Unescos da Turquia

Estes são dois novos locais unesco da Turquia mas esperava juntar a estes, mais um postal de outro local, mas parece-me que esse 3º não vai chegar :( Então aqui ficam estes dois, o 1º foi enviado pela Pinar "pinuccia" e o 2º pela Nihan.


Xanthos foi a capital da antiga Licia, actual Kinik, na Província de Antalya, Turquia. Juntamente com Letoon, faz parte do Património Mundial da Humanidade desde 1988.
Este local é representativo da mistura da estética tradicional licia com a grega, sobretudo na arte funerária.
No postal está o anfiteatro, que data do século II d.C.


Tróia é uma cidade lendária, onde ocorreu a célebre Guerra de Tróia, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero. Hoje é o nome de um sítio arqueológico em Hissarlik, na província de Çanakkale.



Este local tem 4000 anos de história e é um dos mais célebres no mundo. As primeiras escavações datam do ano 1870 e foram realizadas pelo arqueólogo Heinrich Schliemann. Os seus numeros vestígios são a prova mais importante do primeiro contacto entre as civilizações da Anatólia (região que corresponde hoje à porção asiática da Turquia) e o mundo mediterrâneo.

Visby - Suécia

Antes do postal unesco novo da Roménia, tinha chegado este da Suécia, da cidade de Visby, na lista do Património Mundial desde 1995.

O postal foi enviado pela Merja.

Visby é uma cidade, fundada no século X, na então independente ilha báltica de Gotland, na actual Suécia. É famosa pelas suas muralhas, praticamente intactas, de 3,4 km que cercam a cidade antiga. As muralhas são chamadas de "Ringmuren", que poderia ser traduzido como "muro em anel".
Gotland tournou-se sueca no século XVII, depois de 300 anos de ocupação dinamarquesa. Entre os séculos XII e XIV, Visby foi um importante centro da Liga Hanseática.

Sighişoara - Roménia

Esta semana está fraquinha em postais. Na segunda recebi um oficial que foi para a caixa dos rejeitados, hoje não recebi nada e só mesmo ontem é que foi menos mau, chegou um unesco novo. Sighişoara é o 530º local unesco na minha colecção e o postal foi enviado pela Daniela.

O centro histórico de Sighişoara é Património Mundial da Humanidade desde 1999. A cidadela foi construída pelos saxões da Transilvânia, pessoas de etnia alemã, no século XII. Ainda hoje conserva a arquitectura típica da Alemanha medieval e é o testemunho de 850 anos da cultura e história do saxões da Transivâlnia.
A cidade é a terra natal de Vlad, o Empalador, que sirviu de inspiração para o conde Drácula, no romance de Bram Stoker.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Zagreb - Croácia

Já devo ter dito umas quantas vezes que adoro a Croácia e Zagreb, por isso fiquei feliz quando recebi este postal, enviado pela Mirna.


O postal mostra a Catedral e a Praça Ban Jelačić. Esta praça fica situada numa zona pedonal, no coração da cidade. No centro da praça está a estátua de Ban Josip Jelačić, uma figura importante na história da Croácia.

A embaixada portuguesa fica nesta praça!

Encontros Postcrossing na Alemanha

No espaço de uma semana houve dois encontros na Alemanha, um em Hamburgo e o outro, o grande encontro em Colónia onde eu estive.


Este foi o postal que enviei para mim.

Foram muitos os postcrossers neste encontro e como em todos os eventos que envolvem muita gente, não falei com todos e muitos deles nem sequer identifiquei. De qualquer maneira e se a lista estiver certa, estes foram os postcrossers presentes para além de mim, da Paula e do Miguel. Da Alemanha: Abendstern; abuarrak; anjaaustel; AstridMaria; BlackCat; Hexentrio; Isagv; Linus58; michigirl; Mimi1778; Mondfalke; ninta; rena--1989; SannyBunny; sonjab; Taavi; Nicky86; xtlera; zeronic; zimtschnecke; Weltenbummler; Trisa; Venia e Violanie59. Da Holanda: Annerie; Carolien25; dandilion; Dees; icitaiwan; jess18877; Jokejacket; Marleen1979; Nanoek; Nicolletjuhhhh; Tjitske e Wendy038. Da Bégica: veer. Da Suiça: azzurri; carolisha e masito. Da Aústria: erlkoenigstochter. Da Espanha: dardo. Da Finlândia: kilona e dollart e dos EUA: 9teen87.




Uma semana antes tinha acontecido o encontro em Hamburgo, de onde o Claus me enviou este postal assinado também por: zimtschnecke, hexentrio, zeronic, Prodigy, optimistic, paola26, Graefin_Zahl, mecki, mondfalke, angie276, sarai_joana, steffilie, orcaighsidh, Nouveaulist, mipema, koschka, pne, maleen and Juneau78.

domingo, 17 de abril de 2011

Encontro Postcrossing em Berna

Abril está a ser um mês fértil em encontros postcrossing. Este postal é de um encontro na capital Suiça, no passado dia 2.



O postal foi enviado pela Grace "azzurri" e para além dela também participaram: emuster; jamie1972; egni; nissemoor; masito; giorgis; carolisha; linda70; s_unn_y; zasa; book; dardo; buebemami; seemeitli e fuecom.

Salto Ángel - Venezuela

Este é um daqueles postais que pensei que já não iria chegar. Combinei uma troca com o Jorge há meses para receber um postal do Parque Nacional de Canaima e este postal com o Santo Ángel chegou há dias. Esta era uma troca unesco mas entretanto já recebi outro postal deste local.



Como referi anteriormente, o Santo Ángel é a maior queda d'água do mundo. Situa-se no Parque Nacional de Canaima, no sudoeste da Venezuela e foi classificado como Património Mundial desde 1994.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Porto Santo

Muitos postcrossers estiveram recentemente de férias e outros, como eu, ainda estão. A Teresa "caracolinho" foi até ao Porto Santo passar uns dias. Ir ao Porto Santo foi uma das coisas que me faltou fazer quando fui à Madeira.


O Porto Santo é um município que ocupa toda a ilha do Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira.

Apesar de se localizar muito perto da ilha maior do arquipélago da Madeira, não podia diferir mais da ilha da Madeira: o seu solo é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes; a pluviosidade é baixíssima comparada com a da Madeira; é extremamente plana; tem uma bela praia de areia, com 9 quilómetros de comprimento; e tem grande quantidade de palmeiras.

Casa típica de Óbidos

Este postal já chegou há uns dias! Foi enviado pelo Zé "piloteOne", depois de ter acertado na frase dele no jogo da forca.


Óbidos é uma lindíssima vila de casas brancas enfeitadas com buganvílias e madressilvas que foi conquistada aos mouros pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, em 1148. Dentro da extensa muralha que percorre a colina, existe uma vila de ruas estreitas em calçada, casas brancas com barras azuis ou amarelas, vasos à janela e candeeiros antigos. Tudo está devidamente preservado, até as antenas de televisão e os cabos de telefone foram eliminados, optando-se por cabos subterrâneos, de modo a manter a estética medieval.

PT-173439

Gosto muito de receber postais oficiais de Portugal. Este para além de ser muito bonito tem a particularidade de ter sido enviado por uma bebé de 22 meses. A avó, uma tia e a irmã também são postcrossers... uma verdadeira família dedicada aos postais.

PT-173439, enviado pela bebé Leonor.

A Sé do Porto é um templo de origem românica datado do seéculo XII. Ao longo dos anos sofreu várias alterações decorativas, entre elas o portal rocócó de 1772, as pinturas murais da capela-mor e o alpendre, estas duas últimas da responsabilidade de Nicolau Nasoni.

DE-879908

Trouxe dezenas de postais da Alemanha e quando cheguei a casa tinha mais um, um oficial de Berchtesgaden.


DE-879908, enviado pela Hannah.

Berchtesgaden é uma cidade alemã situada nos Alpes bávaros, no extremo sul da Alemanha. No sul da cidade encontra-se o Monte Watzmann, que com 2713 metros é a terceira maior montanha do país.

NL-605742

Há dias quando abri a caixa de correio e vi este amarelo todo pensei "mais um postal repetido", mas não, é apenas da mesma colecção do último oficial que recebi da Holanda. Mostra o farol da ilha de Ameland, uma ilha entre o Mar do Norte e o Mar Frísio.


NL-605742, enviado pela Wilma.

O farol de Ameland Lighthouse, também conhecido como Bornrif, foi construído em 1880 por ordem de Guilherme III da Holanda. O farol é considerado monumento nacional desde 1982 e foi aberto aos turistas em 2005.

FI-1058357 & FI-1064664

Agora é altura para alguns oficiais. Começo com dois da Finlândia.
FI-1058357, enviado pela Marjatta.

Um veado algures numa floresta finlandesa.



FI-1064664, enviado pela Virpi.

Esta é a igreja de Iitti, uma aldeia no sul da Finlândia.

Catedral da Anunciação - Moscovo

Já tenho uma bela colecção de igrejas russas e espero vir a ter mais porque a maioria delas é mesmo muito bonita. Este com a Igreja da Anunciação em Moscovo, foi enviado pela Olya "reddew".


A Catedral da Anunciação fica na Praça da Catedral no Kremlin de Moscovo e foi construída entre 1475-1479, pelo arquitecto italiano Aristotele Fioravanti. Foi nesta catedral que aconteceu a coroação do primeiro czar russo, Ivan o Terrível. De 1721 em diante, foi este o local escolhido para a coroação dos Imperadores russos. Depois da transferência do governo Bolchevique para Moscovo, os serviços nas catedrais do Kremlin foram proíbidos e só em 1990 é que a Catedral da Anunciação voltou a funcionar enquanto igreja. No seu interior funciona também um museu.

Novi Sad - Sérvia

Depois de uma troca unesco com a Judit, voltámos a trocar e desta vez escolher receber estes dois postais da cidade de Novi Sad, a 2ª maior cidade da Sérvia, situada no norte do país.

Os postais mostram a Igreja do Nome de Maria e o edifício da Câmara Municipal.

A igreja original foi construída sobre a fundação de uma antiga igreja católica que foi danificada durante a Revolução de 1848. A reconstrução da igreja não foi feita correctamente, então os católicos de Novi Sad decidiram construir uma nova igreja, a actual que foi terminada em 1894.

Tal como a Igreja do Nome de Maria, a Câmara Municipal também se situa na Praça da Liberdade. O edifício foi construído no ano de 1895 em estilo neo-renascentista.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

RR da Caroline - Castelos

Estes postais são o resultado de um RR no Facebook organizado pela Caroline. O tema era castelos e recebi postais do Liechtenstein, Lituânia, Espanha e Portugal.

Já tinha este postal, foi um dos que comprei quando estive no Liechtenstein o ano passado. Esse postal está em branco e vai ficar para trocas. Ter um postal escrito e enviado do Liechtenstein é bem mais interressante que um postal em branco. O postal foi enviado pela Caroline.


Este é o meu segundo postal do Castelo Trakai na Lituânia. O castelo situa-se numa ilha no lago Galvé, em Trakai, a 28 km's de Vilnius. A construção iniciou-se no século XIV por Kestutis e terminaram por volta de 1409, já sob as ordens de Vytautas o Grande, filho de Kestutis e que viria a morreu no castelo em 1430. Hoje em dia é umas das principais atracções turísticas da região.

Quem pensava que os castelos eram coisas do passado, engana-se. Este castelo foi construído nos nossos dias e não há muito tempo. O Dr. Esteban Martín começou a construí-lo em 1987 e terminou-o 7 anos depois. Este senhor quis construí-lo para homenagear Cristóvão Colombo e a descoberta da América. No seu interior está a igreja mais pequena do mundo, dedicada a St. Elisabete da Hungria e que está no livro do Guiness. O postal foi enviado pela Belem.

E por último, um postal do Castelo dos Mouros em Sintra, enviado pela Ana Serôdio.
"O Castelo dos Mouros, de fundação muçulmana, data do século IX. Curiosamente nunca se travou aqui nenhuma batalha, uma vez que a sua função não era a defesa da Vila de Sintra, mas sim a vigilância de Lisboa e arredores. À medida que a Reconquista cristã de D. Afonso Henriques avança para sul, o Castelo dos mouros acaba por perder importância estratégica, acabando por ser votado ao abandono. No final do século XV, apenas alguns judeus habitavam o castelo, de forma a cumprirem a ordem régia que vigorava na época e os obrigava a viverem isolados do resto da população. Quando as minorias étnicas e religiosas foram definitivamente expulsas do país, o Castelo ficou definitivamente abandonado. À medida que o tempo passava, o Castelo foi ficando mais degradado. Com o terramoto de 1755 o que restava da estrutura original ficou ainda mais arruinado. Só no séc. XIX, no reinado de D. Fernando II, se procedeu ao restauro integral do castelo. Actualmente, pouco pode ser encontrado da sua estrutura original. Apenas a base das torres e as muralhas serão parte da fundação inicial." - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-dos-mouros-4923

Castelo de Trim - Irlanda

Esta semana têm chegado vários postais de castelos e este veio de um país onde há muitos, a Irlanda. Foi enviado pela Claudia "chrissybaby".


O castelo de Trim situa-se na cidade com o mesmo nome, no condado de Meath, junto ao rio Boyne. É o maior castelo da Irlanda e o maior complexo aquitectónico da chamada arquitectura normanda em toda a Europa. Foi construído em três fases, a 1ª por Hugh de Lacy, por volta de 1174, e as 2ª e 3ª fases em 1196 e 1206, ambas por Walter de Lacy, filho de Hugh de Lacy. Em 1994 o castelo foi escolhido para a rodagem de algumas cenas do filme Braveheart de mel Gibson.