quarta-feira, 6 de abril de 2011

RR da Caroline - Castelos

Estes postais são o resultado de um RR no Facebook organizado pela Caroline. O tema era castelos e recebi postais do Liechtenstein, Lituânia, Espanha e Portugal.

Já tinha este postal, foi um dos que comprei quando estive no Liechtenstein o ano passado. Esse postal está em branco e vai ficar para trocas. Ter um postal escrito e enviado do Liechtenstein é bem mais interressante que um postal em branco. O postal foi enviado pela Caroline.


Este é o meu segundo postal do Castelo Trakai na Lituânia. O castelo situa-se numa ilha no lago Galvé, em Trakai, a 28 km's de Vilnius. A construção iniciou-se no século XIV por Kestutis e terminaram por volta de 1409, já sob as ordens de Vytautas o Grande, filho de Kestutis e que viria a morreu no castelo em 1430. Hoje em dia é umas das principais atracções turísticas da região.

Quem pensava que os castelos eram coisas do passado, engana-se. Este castelo foi construído nos nossos dias e não há muito tempo. O Dr. Esteban Martín começou a construí-lo em 1987 e terminou-o 7 anos depois. Este senhor quis construí-lo para homenagear Cristóvão Colombo e a descoberta da América. No seu interior está a igreja mais pequena do mundo, dedicada a St. Elisabete da Hungria e que está no livro do Guiness. O postal foi enviado pela Belem.

E por último, um postal do Castelo dos Mouros em Sintra, enviado pela Ana Serôdio.
"O Castelo dos Mouros, de fundação muçulmana, data do século IX. Curiosamente nunca se travou aqui nenhuma batalha, uma vez que a sua função não era a defesa da Vila de Sintra, mas sim a vigilância de Lisboa e arredores. À medida que a Reconquista cristã de D. Afonso Henriques avança para sul, o Castelo dos mouros acaba por perder importância estratégica, acabando por ser votado ao abandono. No final do século XV, apenas alguns judeus habitavam o castelo, de forma a cumprirem a ordem régia que vigorava na época e os obrigava a viverem isolados do resto da população. Quando as minorias étnicas e religiosas foram definitivamente expulsas do país, o Castelo ficou definitivamente abandonado. À medida que o tempo passava, o Castelo foi ficando mais degradado. Com o terramoto de 1755 o que restava da estrutura original ficou ainda mais arruinado. Só no séc. XIX, no reinado de D. Fernando II, se procedeu ao restauro integral do castelo. Actualmente, pouco pode ser encontrado da sua estrutura original. Apenas a base das torres e as muralhas serão parte da fundação inicial." - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castelo-dos-mouros-4923

Sem comentários: