quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Novos unesco da França

Estes são 2 dos 7 postais unesco de que estava à espera. São todos da França e todos enviados pela Nancy "ASA".


"O Canal do Meio-dia é um canal artificial que se localiza na região do Meio-dia, na França. É o mais antigo canal marítimo da Europa ainda em funcionamento.
Navegável entre o rio Garonne, na altura de Toulouse, e Sète, no mar Mediterrâneo, numa extensão de 240 quilômetros, permite a comunicação entre o oceano Atlântico e o Mediterrâneo.
Foi projectado no século VXII por Pierre-Paul Riquet, como solução económica, militar e política, para transportar mercadorias, evitando a navegação em águas abertas, evitando o estreto de Gibraltar e o contorno da península Ibérica.
Inaugurado em 1681, ao longo de seu percurso encontram-se trezentas e cinquenta obras de arte, entre pontes, eclusas e aquedutos. Atravessa regiões como o Languedoque, Aube e Minerve, além de cidades de importância económica e histórica como Béziers, Narbonne, Toulouse, Le Somail, Homps, Trèbes, Carcassone e Castelnaudary.
Foi classificado em 1996 como património da Humanidade pela UNESCO. Actualmente tem função exclusivamente turística, estimando-se o 50 mil o número de pessoas que o visitam, anualmente, em embarcações alugadas por mais de quarenta operadoras na região." - in: wikipédia

O Monte Perdido é terceiro pico mais alto dos Pirinéus, com 3355 m de altitude. Em conjunto com o Cilindro de Marboré (3328 m) e o Añisclo ou Soum de Ramond (3263 m) forma o Maciço do Monte Perdido.
O maciço do Monte Perdido forma parte do Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, em Espanha, onde se destaca também o vale de Ordesa. O maciço prolonga-se para norte em território francês, estando integrado no Parque Nacional dos Pirinéus, onde se destaca o Cirque de Gavarnie.
O Monte Perdido é um pico com mais de 3000 metros relativamente fácil de escalar.

Sem comentários: