sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Trolls da Noruega

Este foram uns postais que comprei durante a Expo 98.
"Em nenhum outro país da Escandinávia, os trolls formam parte tão importante da cultura e tradição narrativa como na Noruega. O trolls são de suma importância para o folclore e estão presentes em todos os contos de fadas. Mas, porque particularmente na Noruega existem várias explicações. Numa Europa super-populosa, a Noruega segue sendo o reino da natureza. E é justamente na profundidade desses bosques que vivem os trolls."

"Vivem dentro de antigos túmulos funerários ou em grutas, onde guardam ouro, prata e pedras preciosas. Ali celebram suas grandes festas e gostam de música e dança. Essas festas são celebradas nos solstícios de verão e inverno, quando saem de seus túmulos e se pode vê-los interpretando uma dança descompasada de inclinações e saltos chamada "henking"."

Os trolls sequestram as crianças humanas e deixam no lugar pequenos seres de aparência enferma, chamados "trowies'.
Os trolls eram originalmente considerados seres malévolos e implacáveis inimigos dos seres humanos. Roubavam qualquer viajante que se atrevesse a ingressar em seus domínios. Enormes, de pele dura e quase indestrutíveis, possuíam um defeito: se fossem capturados em pleno sol transformavam-se em pedra ou estalavam.

"No folclore posterior, os trolls eram menos impressionantes e malignos. Cometiam atos de malícia, como roubar as viandas das moças que cruzavam seu caminho, e também tinham poderes mágicos tais como a profecia e metamorfoses." - in: http://www.rosanevolpatto.trd.br/troll.htm

Sem comentários: