segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Férias na Rep. Checa

Este Verão, o Óscar e eu viajámos até à República Checa. Em Junho eu viajei com a minha amiga Susana e um mês depois, o Óscar viajou para lá com a família. Ao visitar o país, Praga é obviamente uma paragem obrigatória, e não é surpresa que tenhamos enviado um ao outro postais desta bela cidade.
 
Photo: Milan Kincl
Esta foi a minha segunda visita ao país e à cidade. Na primeira, visitei o Castelo de Praga, o exterior, mas não vi a Zlatá Ulicka, Rua Dourada, que só pode ser visitada comprando o bilhete do castelo, que inclui também o acesso ao Antigo Palácio Real, à Igreja de São Vito e à Basílica de São Jorge. 
A chuva no dia da visita atrasou os nossos planos e, quando finalmente chegámos ao castelo, estava muito cheio e não aproveitei totalmente, especialmente a Rua Dourada, que era o local que mais queria ver e a razão pela qual comprei o bilhete. O meu conselho: vão o mais cedo possível para evitar as multidões.
Esta pequena rua é ladeada por casas coloridas que fazem lembrar um conto de fadas. Estas casas foram construídas nas fortificações do castelo por volta do final do século XVI e mantiveram-se ocupadas até à Segunda Guerra Mundial. A aparência atual da rua data de 1955 e, após uma recente e extensa renovação, as casas acolhem agora exposições sobre a vida na viela nos últimos 500 anos. Franz Kafka viveu e trabalhou na casa número 22 de 1916 a 1917.

Eu falei em chuva, mas foi mais do que apenas chuva, foi uma valente trovoada. Estávamos no meio da Ponte Carlos quando começou a chover torrencialmente e tivemos de correr para nos abrigarmos debaixo da Torre da Ponte da Cidade Velha. Felizmente, a chuva não durou muito tempo e, quando parou, subimos à torre e apreciámos a bela vista lá do cimo. 
Mesmo ao lado da ponte, encontra-se a Igreja de São Francisco de Assis. 
O aspeto atual, em estilo barroco primitivo, desta igreja da Ordem dos Cavaleiros da Cruz com a Estrela Vermelha remonta a 1679-1685. A sua magnífica decoração interior, incluindo um fresco do Juízo Final de V. V. Reiner na cúpula monumental de quase 41 metros de altura, pode ser admirada durante um dos muitos concertos regulares de música sacra aqui realizados. Quem for a um concerto poderá apreciar o som do segundo órgão mais antigo de Praga – um órgão barroco único, datado de 1702.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Utrecht - Holanda

A 1ª vez que fui à Holanda decidi ficar alojada em Roterdão, na 2ª optei por Utrecht e tive direito a uma visita guiada pela cidade com a minha amiga Tessa. 
O mês passado a Tessa foi guia da nossa amiga Anne e eu recebi um postal enviado por elas.
 
Fotografie: Merijn van der Vliet
NL-5415046, enviado pela Patricia.
Uma das coisas que eu e a Tessa fizemos foi visitar a catedral e a sua torre. Tal como sugerido no último postal, subimos a torre mas fizemos ainda mais, descemos para debaixo da torre. Fizemos a visita Dom Under que nos apresenta os  2000 anos de história de Utrecht. Com a ajuda de lanternas interactivas vamos descobrindo os achados arqueológicos, que remontam ao Roman Castellum 'Trajectum', a fortaleza romana que protegia a fronteira norte do Império Romano. Já tinha subido a muitas torres de igrejas mas caminhar pelas fundações de uma  catedral foi a primeira vez. 


NL-284990, enviado pela Frouckje.
Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda e muitos consideram-na uma alternativa mais acolhedora a Amsterdã. A cidade possui belos canais e parques, restaurantes e cafés animados, museus fascinantes e edifícios históricos notáveis. O centro da cidade merece uma visita.
No postal pode ver-se um dos canais da cidade e a Torre da Catedral, um dos símbolos da cidade.

 

A Torre Dom em estilo gótico, é o maior campanário da Holanda com 112.5 metros. A torre fazia parte da Catedral de S. Martinho, construída entre 1321 e 1382.

 

HAMAR
A catedral não chegou a ser inteiramente concluída devido à falta de dinheiro e quando a nave colapsou em 1674, a torre ficou separada da catedral.  
A torre ergue-se no local onde a cidade teve origem há 2000 anos.

 © Donker Utrecht
NL-2234352, enviado pela Maryn.
Subir a torre de Dom é uma óptima oportunidade para explorar a cidade de Utrecht, de uma forma totalmente diferente! Através de 465 escadas (não nenhum elevador), um guia irá levá-lo ao topo da torre mais alta igreja na Holanda. A meio do caminho, podem ver-se os sinos históricos com um peso total de cerca de 32.000 kg. No piso seguinte encontra-se o carrilhão de Hemony do século XVII
O topo da torre oferece uma vista espectacular sobre a cidade e província de Utrecht.

Encontros dos 20 anos do Postcrossing

Em Julho o Postcrossing fez 20 anos e foram muitas as formas de celebrar esta data tão especial. Os encontros são certamente uma das melhores formas de o fazer e no total realizaram-se 179 encontros em vários locais do mundo. 
 
Photo by Clementina postcardshop
The Postcrossing logo is a registered trademark
  
 Cá por terras lusas realizaram-se dois encontro. Confesso que nem dei pelo do Porto. O de Leiria soube que ia acontecer mas eu não consegui ir. O Miguel foi e enviou-me este postal.
 
The Postcrossing logo is a registered trademark
Tenho a certeza que na Finlândia se devem ter organizado vários encontros. Este foi na cidade de Jyväskylä e o postal foi enviado pela Heidi.

The Postcrossing logo is a registered trademark
Photo by Luzia
Também houve encontros no Brasil. Quer dizer, não sei se houve mais que um mas em São Paulo, como comprova este postal, houve sim. 
A foto do postal foi tirada pela Luzia e o postal também foi enviado por ela.

US-11556457

 Este é apenas o meu 2º ou 3º postal do Arkansas e confesso que não sei muito sobre o estado mas aparentemente, por lá a pesca é mais que um passatempo, é uma tradição e uma paixão para muitos.
 
US-1155645, enviado pela Mia.
O Arkansas alberga mais de 300 áreas públicas de pesca. 
Os pescadores deste estado sabem que não há "melhores" alturas para pescar, é ir quando lhes apetecer.  Quatro épocas de pesca distintas, mas com temperaturas amenas, aumentam o prazer de molhar a linha em alguns dos melhores lagos, rios e ribeiros do Sul. Não há épocas de pesca fechadas. 
É possível pescar uma vasta variedade de espécies de peixes, desde robalos, peixe-gato, percas e trutas. Mas os pescadores também podem aproveitar o desafio de muitas espécies frequentemente esquecidas, como o peixe-agulha, a carpa, o peixe-espátula e o lúcio.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Parque Nacional North Cascades - EUA

Vejam só que postal mais lindo a Helen me enviou. É capaz de ser um dos meus favoritos dos EUA dos últimos tempos.
Nunca tinha ouvido falar deste parque mas fiquei a saber, graças à wikipédia, que este parque no estado de Washington, está geminado com o nosso parque da Peneda-Gerês. A parceria foi criada em 2019 com o objectivo de trocar experiências e conhecimentos na área da conservação e do ambiente.
 
Photo by: Jamie & Judy
Fundado em 1968, este parque alberga mais de 300 glaciares, sendo a área mais coberta de glaciares dos Estados Unidos, fora do Alasca.
No postal podemos ver o Lago Lewis e o Black Peak.