Este não é o meu primeiro postal de Erfurt, mas é o primeiro que mostra um dos três monumentos da cidade classificados como Património Mundial da UNESCO em 2023. A Antiga Sinagoga, o Mikveh e a Casa de Pedra ilustram a vida da comunidade judaica local e a sua coexistência com uma maioria cristã na Europa Central durante a Idade Média, entre o final do século XI e meados do século XIV. O Património Judaico-Medieval de Erfurt era o único local alemão de que ainda me fazia falta. Graças à Svenja, agora tenho-os todos, pelo menos até à próxima reunião do comité.
Bilder: Stadtverwaltung Erfurt / Norman Hera / Ulrich kneise / Marcel Krummrich
A Velha Sinagoga, com partes que datam do século XI, é a mais antiga sinagoga da Europa Central que foi preservada até ao teto. Em 2009, foram aqui criados um museu e um espaço extraordinários, nos quais se podem ver recordações medievais da comunidade judaica de Erfurt. Juntamente com a documentação da história da construção da própria sinagoga, fornece uma visão sobre a vida da comunidade de Erfurt, que na Idade Média ocupou uma posição de destaque na Europa.
A exposição na Antiga Sinagoga mostra a história da primeira comunidade judaica em Erfurt. No pátio podem ser vistas lápides do cemitério medieval destruído. A história da construção da sinagoga é o tema do rés-do-chão. A cave alberga o tesouro encontrado perto da sinagoga, que um judeu enterrou durante o pogrom de 1349.
Sem comentários:
Enviar um comentário