terça-feira, 10 de setembro de 2024

PT RR - Grupo Surpresa de Agosto 24

 Os postais do grupo de Agosto chegaram todos a tempo e horas, até o que veio do Uruguai.
 

Mais um postal enviado pelo Tiago e que mostra uma profissão já desaparecida, a aguadeira. 
Antes da vulgarização da água canalizada, o fornecimento de água para fins domésticos era feito pelas aguadeiras, mulheres que tinham como ofício, o transporte de água nas bilhas de barro.
Falo no feminino mas a profissão também era exercida por homens.

Fotografia: Osvaldo (?)
Eu tinha quase a certeza de que Boticas ficava para os lados de Chaves mas mesmo assim tive de ir ao mapa confirmar. Afinal não estava enganada, ainda não estou assim tão perdida no mapa. Se não se quiserem perder, podem ir ali ao posto de turismo pedir um quando visitarem esta vila no Alto-Tâmega.
O postal foi enviado pelo Eric. 

Na lista dos arquitetos com obras classificadas como Património Mundial da Humanidade, também está o nome de Eladio Dieste (1917-2000), um engenheiro e arquiteto uruguaio que fez sua reputação construindo silos, fábricas, mercados e igrejas, sendo considerado um dos principais nomes da arquitetura latino-americana. 
A Igreja de São Pedro de Durazno é uma das suas obras mas não é esta que está na lista da UNESCO. A entrada para a lista do Património Mundial, em 2021, aconteceu graças à Igreja de Atlántida, uma das suas obras mais reconhecidas no Uruguai. 
Olhando para outras obras de Dieste, e olhando para esta fachada, diria que esta igreja não tem nada a ver com o seu estilo. Isso explica-se porque Dieste foi responsável pelo projecto de reconstrução da igreja após ter sido destruída por um incêndio em 1967. Embora tenham sido recuperados vários elementos neo-românicos e neo-renascentistas da arquitectura original, o interior da igreja, bem como a sua cobertura, tiveram de ser reconstruídos. Para esta reconstrução seria então convidado o engenheiro Eladio Dieste. Este projecto previa a manutenção da fachada exterior original, mas a reconstrução total do seu interior e da cobertura em tijolo armado, técnica construtiva desenvolvida pelo próprio Dieste.
O postal foi enviado pela Atalí. 

Sem comentários: