sábado, 14 de agosto de 2021

Pergamon - Turquia

O ano passado a lista do Património Mundial não sofreu alterações mas este ano houve dose dupla com a escolha dos locais deste ano e também do ano passado. O entusiasmo dos coleccionares de postais de locais UNESCO, eu incluída, aumentou e nos últimos dias fizeram-se várias trocas e os postais começam a chegar. 
Pergamon já está na lista do Património Mundial desde 2014 mas à minha colecção só chegou há uns dias, graças ao Óscar.

A Cidade Antiga de Pergamon, no topo do Monte Kale, capital da Dinastia Helenística Attalid, representa o exemplo notável de planeamento urbano do período helenístico com sua arquitectura monumental.
Templo de Atenas, o teatro mais íngreme do período helenístico, a biblioteca, o Grande Altar de Pérgamo, o Templo de Dionísio, ágora, ginásios e sistema de tubulação de água de alta pressão são os exemplos mais notáveis deste período. A cidade possui a mais famosa e conhecida escola de escultura do período helenístico, que deu origem ao Grande Altar que é considerado uma das maravilhas do mundo desde o século II a. C. O Grande Altar de Pergamon e muitas outras obras produzidas pela Escola de Escultura de Pergamon representam o clímax na arte da escultura no período helenístico.

A cidade continuou a ter um papel de liderança na vida cultural e científica do período romano e tornou-se uma das metrópoles mais importantes do mundo antigo. 
As obras-primas notáveis do período romano, como Sarapeion, Asclépio, o Templo de Trajano, o teatro, o anfiteatro e o aqueduto são os representantes do mais alto nível de arquitectura, planeamento e engenharia da época.

O Teatro Helenístico foi construído na encosta para economizar espaço e aproveitar ao máximo as vistas espectaculares. O design não tem proporções arredondadas e largas típicas, mas, em vez disso, dramaticamente mais alto, com capacidade para 10.000 lugares sentados; o teatro mais íngreme conhecido no mundo antigo.

Sem comentários: