terça-feira, 1 de agosto de 2017

PT RR - Grupo 60 * Castelos

Postais de castelos, fortes, palácios e outras estruturas semelhantes são sempre bem vindos. Neste grupo recebi postais do Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora e da Fortaleza de São João Batista do Pico no Funchal.  

Grupo MJF
O Forte de Âncora, também referido como Forte da Lagarteira, localiza-se na actual freguesia de Vila Praia de Âncora. Segundo a tradição, a toponímia Âncora está ligada ao episódio do afogamento da rainha D. Urraca com uma âncora atada ao pescoço, como punição por adultério pelo seu esposo , Ramiro II de Leão. 
O postal foi enviado pela Inês. 

Foto: helloguidemadeira.com / Cristiano Abreu
O Rui enviou este postal que é uma emissão especial dos CTT.
Quando estive no Funchal visitei esta fortaleza. Foi uma canseira chegar lá mas a vista valeu a pena.
Situada a 111,5 metros acima do nível do mar, esta fortaleza, concluída na segunda metade do século XVII, servia, na altura, de armazém de pólvora da cidade (pólvora que era destinada a todos os fortes e torres da Ilha). No século XVII foram estabelecidas nesta fortaleza algumas oficinas de aprendizagem, que duraram até ao século XIX.
Inicialmente designada por Fortaleza de São João, viu o seu nome mudar para, São Filipe e São Miguel para mais tarde recuperar o seu nome de origem.
Em meados do século XX foi entregue à Marinha para ali instalar o Centro de Comunicações da Armada. Devido ao elevado número de antenas ali colocadas a população passou a designá-la, também, por "Pico Rádio". - in: http://www.cm-funchal.pt/cmf/index.php?option=com_content&view=article&id=131:fortaleza-de-sao-joao-baptista&catid=85:outros-locais-de-interesse-s-pedro

Sem comentários: