sábado, 3 de setembro de 2016

Ópera Semper - Alemanha

A Ópera Semper situa-se no centro histórico de Dresden. O actual edifício é já a terceira versão da casa da ópera original. Diz a Ina que a primeira versão da Ópera Sempre era considerada a mais bonita casa da ópera da Europa. Não é que eu conheça muitas casas deste tipo mas das que já vi esta é a mais bonita, por isso, esta terceira versão não me parece nada mal.  

Foto: Helmut Brück
O primeiro edifício, de 1840, foi totalmente destruído por um incêndio. O segundo foi arrasado pelas bombas da Segunda Guerra Mundial. A cuidadosa reconstrução de edifício deve-se à insistência dos habitantes da cidade.
O arquitecto Gottfried Semper, autor do projecto, foi encarregue de reconstruir o edifício, mas não podia voltar à cidade, por ser procurado pela polícia, acusado de participar nas revoluções de 1848. Ele projectou a nova construção no exílio, em Viena, e o seu filho Manfred liderou as obras em Dresden, seguindo as instruções do pai.
Mas a segunda versão da Ópera Semper também não durou muito. O bombardeio de Dresden, em fevereiro de 1945, destruiu palco e auditório. O resto do edifício foi consumido por um incêndio. Nos anos do pós-guerra, a fachada foi refeita, e a reconstrução do interior começou em 1977. Exactamente 40 anos depois da sua destruição, a ópera foi reaberta em 13 de fevereiro de 1985. - in: http://www.dw.com/pt/a-%C3%B3pera-semper-em-dresden/g-17399840

Sem comentários: