domingo, 3 de abril de 2016

Encontro de Natal

Bem sei que o Natal foi há quase 4 meses mas ainda não tinha tido oportunidade de mostrar os postais que a Ninocas e o Zé me enviaram do encontro, que no ano passado decorreu em Peniche. 


Fotografia PostalPortugal
Mandada edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV, que a considerou a principal chave do Reino pela parte do mar, destaca-se na Fortaleza de Peniche, para além da típica traça em estrela, o Baluarte Redondo - primeira fortificação construída na península de Peniche - a Torre de Vigia, e a capela de Santa Bárbara. Este imóvel viu o seu espaço utilizado de forma diversa de acordo com as necessidades e as vicissitudes históricas de cada época. Praça militar de vital importância estratégica até 1897, abrigo de refugiados Boers provenientes da África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas em 1974, e a partir de 1984 albergue do Museu Municipal, a Fortaleza de Peniche assume especial relevância enquanto importante documento de uma diacronia histórica de índole local e nacional. - in: http://www.cm-peniche.pt/turismoativo-locaisvisitar

Paulo Renato da Silva
A Cruz dos Remédios está localizada junto do Santuário da Senhora dos Remédios. Foi construída num miradouro de onde se avistam as Berlengas. 
A cruz actual foi feita de cimento mas o pedestal é de pedra, o que faz acreditar que tenha existido uma cruz mais antiga feita de pedra e que tenha sido destruída pelo mar. 

Sem comentários: