quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Casas Uma Lulik - Timor

Hoje trago uma novidade a este blog. Nunca tinha colocado postais de Timor e hoje, pela primeira vez, tenho um para mostrar. 
Estas estranhas mas bonitas casas são chamadas de Uma Lulik e são casas sagradas. Estas encontram-se em Bauru. 

Photo 2010 © Karel Hrdina
As Uma lulik são feitas com materiais naturais como madeira, bambu e corda feita de uma palmeira nativa chamada Arenga pinnata. Para além de ser uma construção, o conceito de uma lulik inclui também rituais, cerimónias e crenças - estas foram as casas onde os vivos podem se comunicar com seus antepassados. A palavra em si, Lulik, refere-se ao cosmos espiritual, raiz da vida e regras sagradas que ditam as relações entre as pessoas e a natureza.
Estas casas foram construídas por arquitectos tradicionais, que possuíam o conhecimento de rituais que deveriam ser realizados durante a sua construção. Eles sabiam que os detalhes dos materiais de construção - que plantas deviam ser usadas para o telhado da casa, o que a madeira a ser usado para fazer os postes e tábuass, o que usar para unir as partes juntas. Todos os materiais deviam ser naturais, a fim de unir a casa com as forças intangíveis da natureza.

Sem comentários: