terça-feira, 20 de outubro de 2015

Veiros - Portugal

Este é o 2º de 3 postais que a Vitoria me enviou há dias. O 3º vem cá a seguir!!

Veiros é uma pacata freguesia pertencente ao bonito concelho de Estremoz, situada na vasta planície Alentejana, caracterizada pelo seu alvo casario rural e pelo seu altaneiro castelo. 

Edição: Município de Estremoz
Esta é uma povoação bem antiga, apresentando mesmo vestígios de ocupação Romana, tendo sido reconquista aos Mouros em 1217 por D. Afonso II, que terá doado estes domínios à Ordem de Avis, altura em que o Castelo foi fundado ou apenas recuperado. 
Veiros é conhecida por ter sido o local onde teve origem a Casa de Bragança, pois aqui nasceu em 1377 o primeiro Duque de Bragança, D. Afonso, filho do Mestre de Avis com D. Inês Pires (natural de Veiros). 
Esta pacata povoação apresenta interessantes monumentos como o que resta do seu altaneiro Castelo, a renascentista Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador do Mundo, provavelmente fundada no século XIII, mas muito alterada posteriormente, a bonita Igreja de Nossa Senhora da Mileu (século XIII/XIV) ou o belo Pelourinho renascentista construído em 1539. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-veiros-15442

Sem comentários: