terça-feira, 11 de maio de 2021

Guarda

Guarda, a minha cidade. Adoro, adoro!!! Gosto imenso que amigos meus venham conhecer a cidade e quando é possível, até faço de guia. O último amigo a vir cá foi o Tiago e apesar de estar prometida uma visita guiada, acabou por ser mais curta do que o esperado por causa da chuva. Nada curta foi a viagem deste postal que o Tiago me enviou. Quer dizer, a viagem foi curta, longo mesmo foi o tempo que demorou a chegar à minha caixa de correio. O Tiago enviou-o dia 27 de Abril, aqui mesmo na Guarda, apenas foi carimbado dia 3 de Maio e recebi-o no dia 5!!! Apetece dizer muita coisa mas o melhor é não fazer comentários, a não ser, agradecer mais uma vez ao Tiago pelo postal. 

www.edigpostal.com
Para além da Praça Luís de Camões, mais conhecida como Praça Velha, com a bela Sé, neste postal podem ver-se também a rotunda do G, um pelourinho e a Torre dos Ferreiros.
Cidade fortaleza e bastião da fronteira, a Guarda é a cidade mais alta de Portugal, edificada numa cota média um pouco acima dos mil metros de altitude. Com uma fundação consagrada pelo rei D. Sancho I, que lhe atribui o seu primeiro foral a 27 de Novembro de 1199, a Guarda é herdeira de um património cultural rico e único, de mais de 800 anos de História. - in: https://turismodocentro.pt


Foto: A. Pinto
Para mim, a minha Sé, a linda Sé da Guarda é a mais bonita de Portugal. Alguém se atreve a discordar?? :) Assim que soube do lançamento dos selos da série Rota das Catedrais em 2012, decidi que tinha que enviar para mim um postal da Sé com um selo da Sé e assim fiz. 

A Sé-Catedral da Guarda foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese de Egitânia para a nova cidade da Guarda. Da original construção, de estilo românico, nada resta. Foram, no entanto, encontrados alguns vestígios que apontam para um edifício simples.
Seria mandada construir por D. Sancho II uma segunda catedral, no local onde se situa a actual Igreja da Misericórdia, concluída no século XIV, mas mais tarde destruída aquando da reforma fernandina das muralhas, por se situar fora delas.
A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV, já no reinado de D. João I — D. Fernando teria falhado na promessa de erguer novo templo —, por iniciativa do bispo Vasco de Lamego, partidário da casa de Avis durante a crise dinástica. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do gótico, com evidências claras da influência manuelina.
A história da catedral teve um período importante na sua conservação, na viragem para o século XIX: em 1898 coube ao arquitecto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projectos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral.
Encerrada ao culto durante a Instauração da Républica, com a desculpa de garantir a sua restauração nunca realizada, reabriu de novo em 21 de Junho de 1921 para a sagração episcopal de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja e natural da Covilhã, Diocese da Guarda. - in: wikipédia

Sem comentários: