terça-feira, 3 de abril de 2012

Mosteiro Hilandar - Grécia

O Mosteiro Hilandar é um dos mosteiros sérvio-ortodoxos no Monte Atos, Grécia. Este foi um dos postais que escolhi para a última troca com o Emerich e escolhi-o por se tratar de um local Unesco. O Monte Athos está inscrito na lista do Património Mundial desde 1988.

A República de Monte Atos ou Montanha Santa, mesmo pertencendo formalmente ao território da Grécia, que mantém um espécie de governador, é na verdade uma "entidade teocrática independente". Para entrar neste território é necessária uma permissão especial, não obstante a Grécia faça parte da União Europeia e tenha abolido os controles fronteiriços.

O território desta pequena república está situado na península da Calcídica, a 100 km a sudeste da cidade de Tessalónica e é habitado por cerca de 1500 monges ortodoxos distribuídos em vinte mosteiros principais. Cada um destes mosteiros elege seu próprio superior e os representantes para a Santa Assembleia, que exerce o poder legislativo em todo Monte Atos.

A única forma de chegar ao Monte Atos é por barco, partindo da cidade de Ouran-oupoli. Tratando-se de um território habitado por monges, só podem entrar homens e animais do sexo masculino.

Este pequeno enclave abriga preciosos tesouros artísticos: antigos manuscritos, ícones e afrescos pintados pelos mais ilustres representantes da pintura bizantina. Desde suas origens, a Montanha Santa hospedou místicos e mestres espirituais cujos escritos foram recolhidos no século XVIII numa célebre antologia - a Filocalia - que influenciou profundamente o mundo ortodoxo. - in: wikipédia


Copyright © 1998 IP Studio Strugar

Este mosteiro é o quarto na hierarquia dos mosteiros no Monte Atos. Foi fundado em 1198 pelo primeiro Arcebispo Sérvio São Sava e pelo seu pai, Stefan Nemanja.

Por ter sido fundado por sérvios e por que os seus primeiros monges também eram sérvios, o mosteiro é conhecido como o Mosteiro Sérvia e é actualmente o mosteiro onde residem tradicionalmente os monges sérvios.

1 comentário:

jusseli rocha disse...

Que lugar!!! Deve ser encantador.