quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mosteiro Taktsang - Butão

O outro postal que comprei na tal loja em Zurique, foi este do Butão com o Mosteiro Takshang. Se os postal não fossem tão caros teria comprado mais para trocas, mas já fico contente por ter conseguido estes para mim.

O Butão é um pequeno e fechado reino nos Himalaias, encravado entre a China, a norte, e a Índia, a leste, sul e oeste. A sua capital é Thimphu.

Mosteiro de Taktsang é o mais famosos dos templos do Butão. Foi construído na entrada da caverna Taktsang Senge Samdup onde o santo budista Gurú Padmasambhava, também conhecido como Gurú Rinpoche, teria meditado. Esta é aliás, uma das treze cavernas espelhadas entre o Tibete e o Butão onde o Gurú terá meditado.

O nome Taktsang significa o ninho do tigre. Segundo reza a lenda o como Gurú Rinpoche milagrosamente voou até lá montado num tigre.

O mosteiro tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, é a mais recente restauração.

Existem duas opções de ascensão: alcança-se o topo simplesmente a pé ou, alternativamente, alugando uma mula.

Sem comentários: