sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Unescos da Polónia

Já tenho quase todos os locais unesco da Polónia. Com estes 2 locais novos que recebi esta semana, só me fica a faltar um.
Estes 2 locais têm a particulariedade de serem partilhados entre 2 países. O Parque Muzakowski é partilhado entre a Polónia e a Alemanha e a Floresta Puszcza Bialowieska é partilhada entre a Polónia e a Bielorússia. Já tenho um postal do parque do lado alemão e da floresta do lado bielorusso.


"O Parque de Muskau (em alemão: Muskauer Park; em polaco: Park Mużakowski) é um parque em estilo inglês de 545 hectares, sendo o mais extenso de Europa central. Está localizado na Fronteira Alemanha-Polónia, com terrenos em ambos os lados do Rio Neisse. O lado alemão esta dentro do estado federado de Saxónia, enquanto que no lado polaco esta na Voivodia da Lubúsquia. O parque está associado à cidade de Bad Muskau no lado alemão e à localidade de Łęknica no lado polaco. Em 2004, o Parque de Muskau foi declarado Património da Humanidade pela Unesco." - in: wikipédia

"O Parque Nacional Białowieża, localizado na região oriental da Polónia, na voivodia da Podláquia, perto da fronteira com a Bielorrússia, tem uma área de 10.502 ha, enquanto que a parte mais antiga é uma Reserva Integral com 4.747 ha e encontra-se no centro da Floresta Primeva Bialowieża, que é a floresta mais natural da parte baixa da Europa.
Em 1977, o Parque foi reconhecido pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera e em 1979, foi incluído na lista de locais que são Património Mundial.
Para além de ter uma flora muito rica, a Reserva Integral é uma das florestas mais bem preservadas da Europa, uma vez que não houve nela qualquer exploração desde 1921, o que levou a que, de acordo com com im inventário de 1991, se tenha calculado que a idade média das árvores seja de 126 anos e muita tenham atingido tamanhos enormes, como por exemplo, um abeto com 52 metros de alutra; alguns carvalhos têm mais de quatrocentos anos.
Do ponto de vista da fauna também é interessante, uma vez que é um dos poucos lugares na Europa onde ainda existem bisontes selvagens, havendo mesmo um centro para reprodução destes mamíferos." - in: wikipédia

Unescos da Alemanha

Aqui há dias taguei numa tag unesco, aliás, até me enganei na tag, pensei que era uma tag para pedir um postal e afinal eram 3. Inicialmente tinha pedido um postal da Abadia de Lorsch e depois pedi também um de Messil Pit. Também pedi um do Mosteiro de Maulbronn, apesar de já ter um postal de lá. Estes que mostro hoje, são os dois novos na colecção. 
Os postais foram enviados pela Nicole "sternchen84".

"A Abadia de Lorsch é uma antiga abadia beneditina em Lorsch, Alemanha.
Foi fundada em 764, no reinado do rei Pepino, o Breve, por Cancor, um conde franco e pela sua mãe, de nome Williswinda. Na Idade Média era o centro intelectual e cultural do império franco. O portão é uma das raras construções da época carolingia que, com o passar do tempo, manteve o seu aspecto original. É o único monumento arquitectónico de importância da época carolingia, sendo também um dos mais importantes exemplos da arquitectura pré-românica, ilustrado pelas suas pilastras, meias-colunas e arcos. Era na Idade Média a sede de uma das maiores bibliotecas da Europa e um centro cultural e de aprendizagem. Na biblioteca podemos encontrar valiosos manuscritos, como o "Lorsch pharmacopoeia", que marca o início da medicina moderna. A abadia de Lorsch era conhecida no seu tempo como um local de curas." - in: wikipédia

"Messel é um sítio fossilífero localizado no município de Messel, na Alemanha que, com mais de 40.000 descobertas até agora, é um dos mais ricos depósitos fossilíferos de mamíferos em todo o mundo. O sítio é uma janela para a vida que existia à cerca de 47.000.000 de anos. Foram já encontrados neste sítio mais de 30 famílias de espécimes de invertebrados, principalmente insectos, 31 de répteis, 8 de peixes, 5 de anfíbios, cerca de 109 famílias de plantas e mais de 50 diferentes famílias de aves. Os fósseis, com esqueletos intactos e completos, são de muito boa qualidade e retratam a anatomia e o comportamento destes animais, assim como o que estes comiam há milhões de anos. Os mais de 30 esqueletos de cavalos pré-históricos completos e recuperados, assim como vários fósseis de mamíferos, são fósseis particularmente interessantes. Messel revela a biodiversidade que existia no Terciário, provas da evolução do mundo vivo." - in: wikipédia

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

November RR - VII

Estes são os últimos postais que recebi esta semana do November RR.

Os Guardas Yeomen, também conhecidos por Beefeaters, são os guardas da Torre de Londres. O seu dever é vigiar os prisioneiros que possa haver na Torre e assegurar a segurança da Joías da Coroa Britânica, se bem que actualmente são os guias turísticos da torre e também uma das principais atracções do monumento.

Os Yeomen iniciaram a vigilância da Torre em 1485. Hoje em dia há 35 guardas e um chefe. Todos eles são ex-militares das Forças Armadas Britânicas com pelos menos 22 anos de serviço.

O postal foi enviado pela AnneMarie "reader22".

Da Irlanda veio este postal do Castelo Barnley, enviado pela Claudia "chrissybaby".
" O Castelo de Blarney é uma fortificação medieval localizada em Blarney, a oito quilômetros da cidade de Cork, no condado de mesmo nome, na República da Irlanda.
Próximo ao rio Martin, este castelo medieval é anterior a 1200, tendo sido arrasado em 1446.
Após a sua destruição, foi subsequentemente reconstruído por Dermot McCarthy, rei de Munster.

Actualmente em ruínas, restaram-nos algumas salas e muralhas. Nos jardins do castelo podem ser encontradas árvores e pedras muito antigas, cuja lenda local remonta a origem druídica.

O monumento é famoso por uma pedra que, cuja tradição local assegura, confere o dom da eloquência a todo aquele que a beija. É conhecida como Pedra da Eloqüência ou Pedra de Blarney.

O termo "blarney" (lisonja, adulação) foi introduzida na língua inglesa pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, significando uma conversa camponesa, entendida como ilusória, enganadora, sem ser ofensiva.

A pedra em questão encontra-se no topo da parede fronteira sob uma ameia e, para beijá-la, o visitante tem que inclinar-se para trás, segurando-se em um corrimão de aço, a partir do adarve." - in: wikipédia

Este postal estava no album de postais que queria ter. Finalmente tenho um postal com a aurora boreal. Fiquei muito contente por o ter recebido. O postal foi enviado pela Paula "xpaula".
"A aurora polar é um fenómeno óptico composto de um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas a zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência directa ao facto de estar ao Sul.
O fenómeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenómeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório." - in: wikipédia


Este é um postal da Índia mas não traz qualquer identificação da imagem e a "yeauxnoisette", quem enviou o postal, também não dá qualquer informação.
Após uma rápida pesquisa, penso que esta pode ser o Lago da Cratera Lonar no distrito Buldana, Maharashtra. A cratera resultou do impacto de um meteoro durante a época Pleistoceno.

November RR - VI

Agora seguem-se mais postais do November RR.

Este é mais um Parque nacional que constava na minha lista dos EUA. O Parque Nacional do Vale Cuyahoga é o único parque nacional do Ohio.
A imagem do postal mostra a queda de água Brandywine, a maior do parque.
O postal foi enviado pela Carol "carolreader".

Este também veio dos EUA e foi enviado pela Amanda "uscshameless".
Columbia é a capital e maior ciddae do estado norte-americano da Carolina do Sul. A cidade foi fundada em 22 de março de 1786, e incorporada em 1854.

1º postal do Brasil deste RR. Foi enviado pelo Tarcísio.
Curitiba é a capital do estado do Paraná. Segundo a revista norte-americana Reader's Digest, é a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil.
O postal mostra a estação rodoferroviária.

A "yukina" enviou este mapa da ilha de Okinawa.
Okinawa é a província mais ao sul do Japão. Consiste em 169 ilhas que formam o arquipélago Ryukyu.

NL-250795

Depois dos postais de aniversário, passo aos oficiais, ou melhor, oficial, só recebi este oficial esta semana.


NL-250795, enviado pela Mellody.
O postal é da Holanda e como se pode ver mostra este conjunto de faróis que se encontram na costa holandesa.

Postal de aniversário do Américo

E este é o último postal de aniversário e foi enviado pelo Américo. Segundo ele este simpático grupo coral alentejano estava a cantar-me os parabéns em "alentejanês" :P

Obrigada Américo....

Postal de aniversário da Valérie

Para além do postal de aniversário assinado pelos participantes do Encontro de Paris, a Valérie já tinha enviado este postal como prenda de anos. É um postal do Vietname e é de um local unesco. A Valérie é impecável. Não se como ela faz, cada vez que viaja deve levar a listinha dos postais que nos fazem falta e acaba por enviar alguns. Nestes últimos meses enviou-me uns quantos e com a juda dele a listinha unesco tem ficado mais curta.

Este é o Santuário Mỹ Sơn, um conjunto de templos Hindus abandonados e parcialmente em ruínas, construídos entre os séculos 4 e 14 pelos Reis Champa. Os templos são dedicados ao culto do deus Shiva e localizam-se na província Quảng Nam, no centro do país.
Em 1999 este santuário foi classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.

Postal de aniversário da Charlotte

Último post da noite e mais um postal de aniverário.
Tive de esperar umas 2 semanas para abrir o envelope onde estava este postal, foi o 1º a chegar. Foi enviado pela Charlotte de Inglaterra mas o postal é de Itália onde ela foi passar férias o verão passado.

Teramo é uma localidade italiana na região de Abruzzo.
A catedral que se vê no postal é dedicada a S. Berardo e foi construída em 1158 em estilo românico.

Postal de Aniversário da Carol

Dos EUA veio ainda mais este postal de um Parque Nacional. Este foi enviado pela Carol e só agora é que vi que é mais um postal que estava na minha wishlist dos EUA.
A Carol foi hoje operada a um joelho.... espero que tenha corrido tudo bem.

O Parque Nacional Saguaro localiza-se no estado do Arizona, exactamente onde a carol vive. suroeste de Arizona. Compreende un área de 321 km2 de montanhas, deserto e bosques de saguaros, daí o seu nome.

Os saguaros são uma espécie de cactos que pode atingir 15 metros de altura e pesar 10 toneladas. Este gigantesco cacto fornece ninhos às aves do deserto e funciona como "árvore". O saguaro cresce lentamente mas pode viver 200 anos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Postais de aniversário da Chrissy

Mais postais de aniverário vindos dos Estados Unidos. A Chrissy para além do postal que estava naquele grupinho de postais, enviou-me também estes postais do estado onde vive, a Vírginia. Também eram postais que constavam na minha wishlist.

Este 1º é da capital do estado, Richmond.
A cidade foi fundada em 1607, e incorporada em maio de 1782.
Esta cidade tornou-se famosa por ser a capital dos Estados Confederados da América durante a Guerra Civil dos EUA entre 1861 e 1865.

Monticello é mais um unesco novo.
"Monticello, é um palácio dos Estados Unidos da América localizado nas proximidades de Charlottesville, Virginia. Foi propriedade de Thomas Jefferson, o terceiro Presidente dos Estados Unidos da América, principal autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e fundador da Universidade da Virginia. O palácio possui o desenho do próprio Jefferson e situa-se num cume com 850 pés de altura da parte Sul da Rivanna Gap, nas Southwest Mountains. Monticello, em italiano significa "pequena montanha".

Uma imagem da fachada Oeste de Monticello foi reproduzida no reverso das moedas de 5 cêntimos de dólar dos Estados Unidos, cunhada entre 1938 e 2003 (a imagem regressou ao reverso do desenho da moeda em 2006), e no reverso da nota de 2 dólares dos Estados Unidos imprimida entre 1928 e 1966.

Monticello foi designado, em 1987, como Património Mundial da Humanidade, uma honra que partilha com a vizinha Universidade da Virginia. É a única residência dos E.U.A. a merecer tal classificação." - in: wikipédia

E este edifício faz parte da Universidade da Vírginia, também Património da Humanidade.
A Rotunda foi construída entre 1823 e 1826 e foi projectada por Thomas Jefferson. Thomas Jefferson chamava-a "Templo do Conhecimento".

Postais de aniversário do Ben

Aqui estão 2 postais dos EUA que estavam na minha wishlist, um por ser capital de um estado e o outro por ser unesco.
Foram enviados pelo Ben, um novo membro do tópico GTKY. Ele quis fazer-me uma surpresa e enviou os postais como prenda de anos.


Estas são algumas imagens de Frankforte, a capital do estado do Kentucky. No postal pode ver-se um Memorial do Vietname, um relógio floral e o edifício do capitólio local.

Este postal do Parque Nacional das Great Smoky Mountains é simultaneamente um unesco e um parque nacional novo :)
O parque situa-se entre os estados do Tennessee e Carolina do Norte. É uma região montanhosa com abundância de chuvas e coberta de bosques de coníferas e caducifólias. Lá abundam os ursos, os pumas e os veados. A UNESCO incluíu-o na lista do Património Mundial da Humanidade em 1983.
A queda de água do postal chama-se Abrams Falls.

Rio Cacheu - Guiné-Bissau

Para além dos postais de aniversário que acabei de mostrar, recebi também outros postais, também de aniverário, para a minha colecção.
Este é um postal de um país novo, Guiné-Bissau, e foi enviado pela minha querida "maninha" Déa. Foi com certeza um bela prenda de anos. Obrigada maninha :P

No postal podemos ver o rio Cacheu, também chamado de rio Farim, um dos mais extensos rios da Guiné-Bissau.
Nasce perto da fronteira norte da Guiné-Bissau com o Senegal, a norte de Contobeul, atravessando de leste para oeste as regiões de Bafatá, Oio e, finalmente, Cacheu onde se encontra com o Oceano Atlântico num estuário.
É um rio de planície, de águas vagarosas e de grande caudal na época das chuvas. É navegável a grandes navios (2.000 toneladas) em cerca de 97 km, o que faz dele uma importante via comercial para o interior da Guiné-Bissau. É navegável para embarcações mais pequenas até cerca de 200 quilómetros da foz, até Farim.
Durante a Guerra Colonial Portuguesa, o Rio Cacheu foi palco de diversas operações militares.
Em 2000, grande parte do estuário do rio foi integrado no Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, abrangendo uma superfície total de 88.615 ha, dos quais 68% apresentam uma cobertura de mangal (tarrafes) que faz parte daquele que é considerado como sendo o maior bloco de mangal contínuo da África Ocidental.
Os vastos mangais acolhem um grande número de aves migratórias que invernam no parque. Entre os mamíferos, salientam-se os golfinhos, os hipopótamos, os manatins, as gazelas-pintadas e os macacos-verdes. Entre os répteis destacam-se os crocodilos." - in: wikipédia

Postais de Aniversário

Na segunda-feira fiz anos!! Nesse dia, e nos dias anteriores, recebi alguns postais de aniversário de alguns amigos postcrossers. Alguns envelopes que chegaram antes da data vinham com avisos expressos de não abrir antes do dia 23. Tive que conter a curiosidade e aguardar o dia :)

Estes foram os postais que recebi.
Tentei fazer corresponder os postais aos respectivos remetentes mas aqui a foto fica mais pequena e os nomes não se percebem bem.
Então, os postais foram enviados pela Essi "hadassah" da Finlândia; pela Laura "lauraarual" da Holanda; pela "mana" Cristina "kryx87"; pela Chrissy "vagirl" dos States; pela Charlotte "purple_girl" da Inglaterra, pelo Joaquim "kosta28" (devia ter ocultado aquele nº no postal dele, ninguém precisa de saber que tenho quase 30 anos :P) e o postal que a Valérie "octabis" enviou assinado pelos participantes no Encontro de Paris.
Gostei de todos eles e foram sem dúvida uma excelente prenda de anos.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Encontro Postcrossing em Paris

O fim-de-semana passado não foram só os postcrossers portugueses que se juntaram para conviver, em Paris também houve um encontro que juntou postcrossers de vários países. Vamos ver se não me engano. Participaram a Valérie "octabis", "pazzolina", "thaddee_calisson", "becca" e "miss_terasa" da França, a "missmaple", a "astrid1978" e a Jetske da Holanda, a "lotty" e "AOTR" da Bélgica e a "goyesca" da Alemanha.


Para além deste postal enviado pela Valérie e assinado por todos, também me enviaram um postal de aniversário mas esse fica para mostrar na segunda-feira.
O postal é de um dos lugares em França que mais gostava de visitar, o Vale do Loire. No postal podem ver-se alguns castelos que por lá há. O Blois, Chaumont, Chambord, Beauregard e Cheverny.

November RR - V

Mais postais deste RR dedicado ao mês de Novembro. Estes 4 são especialmente bonitos.

Este postal da Finlândia foi enviado pelo Ari "AKS" que há dias me tinha enviado um postal oficial.
Desta vez enviou este postal de Järvenpää com a casa de Jean-Sibelius.
"Jean Sibelius (Hämeenlinna, 1865 — Järvenpää, 1957) foi um compositor finlandês de música erudita, e um dos mais populares compositores do final do Século XIX e início do século XX. Sua genialidade musical também teve importante papel na formação da identidade nacional finlandesa.
Jean Sibelius casou-se com Aino Järnefelt na cidade de Maxmo em 10 de junho de 1892. A casa de Jean e Aino, a Ainola, foi concluída no Lago Tuusula, na cidade de Järvenpää, em 1903, onde eles viveram durante o resto de suas longas vidas." - in: wikipédia

Estes moinhos de madeira, do século XIV, encontram-se num museu ao ar livre em Pyrohiv, uma aldeia a sul de Kiev. O postal foi enviado pela Irina "mindanao".

Hoje recebi este postal dos EUA, mais concretamente do estado do Colorado. De todos os estados do país, este parece-me ser aquele que tem as paisagens mais deslumbrantes. O postal foi enviado pela Katy "katyC".
Este é o Lago Trappers no Floresta Nacional do Rio Branco e situa-se no condado de Garfield.

Ontem já tinha chegado este postal dos EUA mas da Carolina do Norte, enviado pela Monica "atotalnobody".
Estas são as cores de Outono ao longo do Rio Rocky Broad, no Parque Estadual de Chimney Rock.

AU & DE

Este mês como tenho muita coisa para enviar deixei de enviar postais oficiais. Dos 10 que tinha a viajar só falta chegar 1. No que diz respeito a oficiais recebidos, esta semana recebi estes 2.

AU, 58016, enviado pela Jane.
"Sydney é a capital do estado de Nova Gales do Sul e foi o local escolhido para a primeira colónia britânica na Austrália. Foi criado em 1788 em Sydney Cove por Arthur Phillip, líder da Primeira Frota da Grã-Bretanha. Está localizada a 300 km da capital do país, Camberra.

Sydney está situada na costa sudeste da Austrália. A cidade é construída em torno de Port Jackson, que inclui Sydney Harbour, levando para a cidade do apelido, o "Cidade Porto". Sydney é muita conhecida pela Opera House e pela Harbour Bridge, além de suas praias. A área metropolitana é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas.

Sydney é uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália. Segundo o levantamento Mercer sobre custo de vida, Sydney é a mais cara cidade da Austrália e a 15ª mais cara do planeta." - in: wikipédia


DE-463591, enviado pela Sandra.
Osnabrück é a terceira maior cidade do estado federal alemão da Baixa Saxónia. Osnabrück situa-se na parte sul do estado e fica a 114 km a leste da capital, Hannover. A cidade foi fundada por volta de 780, por Carlos Magno.