domingo, 16 de agosto de 2009

Kunya Urgench - Turquemenistão

Na passada sexta-feira recebi este fantástico postal, não só é de um país novo, como é também de um local unesco, Kunya Urgench no.... Turquemenistão :D Demorei algum tempo até perceber de onde era realmente e de que postal se tratava. Primeiro pensei que fosse um oficial mas afinal era um RAS, depois pensei que era do Uzbequistão mas ao ler melhor, a surpresa foi ainda melhor.
O postal foi enviado pela Claus "elbe" a pedido da Wendy "wendzefx".

O postal mostra o mausoléu de Tyurabek-Khanym, uma princesa mongol que foi canonizada e declarada santa, cujo nome sempre esteve associado a várias lendas. Segundo uma delas, terá prometido casar com o mestre Gulgardan se ele lhe construísse o edifício mais bonito do mundo. O mestre esforçou-se e construiu o mausoléu fantástico que viria a ser a morada final dos reis Sufi e dela própria. Ainda hoje impressiona pela perfeição das linhas, riqueza das decorações interiores e beleza dos ornamentos multi-coloridos.
Contudo a princesa não cumpriu a promessa e preferur casar-se com outro. Gulgardan não suportou a desilução e suicidou-se atirando-se to topo do mausoléu.
O mausoléu tornou-se o edifício mais deslumbrante do país. Surpreendente em beleza e graça, a sua estrutura está coberta de mosaicos. A sua cupula, a mais perfeita da Ásia Central, está pintada, no exterior, de acordo com a tradição da altura e no interior, está coberta com um painel mosaicos cujos motivos são estrelas e flores. Este painel é considerado uma obra prima da arte oriental.

1 comentário:

Anónimo disse...

UAU!
Quando vejo postais de países assim tão exóticos fico a pensar que deveria empenhar-me mais na colecção :)