terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Turquia, Egipto

Hoje recebi 2 postalinhos e não estava propriamente à espera deles. O dia de trabalho não começou lá muito bem, só me apetecia voltar para casa, por isso foi muito agradável encontrar estes 2 postais na caixinha.

Este postal da Mesquita Azul foi enviado pela Gokçe, a minha postcard pal. Não sabia se ela tinha recebido um postal que lhe enviei há tempos mas com este postal, fiquei a saber que sim.
Numa outra ocasião já falei sobre a mesquita mas deixo aqui algumas indicações que precisam saber se algum dia a quiserem visitar.
Antes de entrar na mesquita têm que se tirar os sapatos, não se deve usar calções, mini-saias e decotes acentuados. O pessoal da mesquita fornecerá roupa adequada caso ache que o vestuário dos turistas não é adequado.

Este postal do Nilo foi uma completa surpresa. Foi enviado pela Alice que aparentemente fez um cruzeiro e passou pelo Egipto. Que inveja, adora ir lá.
"O rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 627,15 km.
É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Muitos geógrafos deixaram de o considerar como o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas, com cerca de 6.992,06 km de extensão." - in:
wikipédia

Sem comentários: