segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Grutas de Niah - Malásia

 Há algumas semanas, a UNESCO acrescentou novos locais à Lista do Património Mundial. Tive a sorte de já ter 4 desses locais e nas últimas semanas recebi postais de mais 2. Este foi enviado pelo SL. Com a classificação do Complexo de Grutas do Património Arqueológico do Parque Nacional de Niah, a Malásia tem agora 5 locais na lista do Património Mundial.
 
 Este complexo de grutas colossais e interligadas está localizado perto da costa oeste da Ilha de Bornéu, no centro do Parque Nacional Niah. Contém os registos mais longos conhecidos de interação humana com a floresta tropical, abrangendo pelo menos 50.000 anos, desde o Pleistoceno até ao Holoceno Médio. Os ricos depósitos arqueológicos, as pinturas rupestres pré-históricas e as sepulturas em forma de barco encontrados no extremo norte do maciço ilustram a vida biológica e humana durante esta época e contribuem grandemente para o conhecimento do desenvolvimento humano, adaptação e migração no Sudeste Asiático, bem como num contexto global. As comunidades locais ainda observam uma antiga tradição de molong – “leve apenas o que precisa” – ao colher guano e valiosos ninhos de pássaros comestíveis nas grutas. - in: www.unesco.org
 
A Grande Gruta de Niah é verdadeiramente espetacular tanto em termos de dimensão como de significado histórico. A entrada da Grande Gruta tem 60 metros de altura e 250 de largura e a sua área útil abrange 10,5 hectares. A gruta é acedida a partir da sede do parque por um trilho na selva de 3,1 km e um passadiço de madeira. As escavações arqueológicas podem ser vistas à esquerda da entrada da gruta.   
Da entrada da gruta, uma passagem leva a uma grande câmara na parte de trás, conhecida como Padang. Aqui as formações rochosas são iluminadas por raios de luz que brilham através de buracos no teto da gruta. Para além do Padang existe uma passagem escura chamada Caverna da Lua (Gan Kira).  
A Grande Gruta tem uma longa história de povoamento humano. Nas décadas de 1950 e 1960, Niah foi o foco de uma intensa pesquisa arqueológica com escavações lideradas por Tom Harrisson, curador do Museu Sarawak, e pela sua esposa Barbara. Os Harrisson e a sua equipa encontraram evidências de ocupação humana e de enterro a longo prazo. Louças de barro, ornamentos, ferramentas de osso e restos de comida foram encontrados nas grutas. A descoberta mais notável foi um crânio humano. O crânio foi encontrado em 1958 na embocadura oeste da Grande Gruta. O crânio pertencia a uma mulher adulta. A datação por radiocarbono do carvão encontrado ao mesmo nível da escavação sugeriu que o crânio tinha 40.000 anos. Isto fez dele o fóssil humano moderno mais antigo conhecido naquela época.

Túmulos Koguryo - Coreia do Norte

 O Complexo dos Túmulos de Koguryo foi o primeiro local norte-coreano a ser classificado como Património Mundial.
 
A propriedade inclui vários túmulos coletivos e individuais - totalizando cerca de 30 túmulos individuais - do período posterior do Reino Koguryo, um dos reinos mais fortes do atual nordeste da China e metade da península coreana entre o século III a.C. e o século VII d.C.. Os túmulos, muitos deles com belas pinturas murais, são quase os únicos vestígios desta cultura. Apenas cerca de 90 dos mais de 10.000 túmulos de Koguryo descobertos na China e na Coreia até ao momento têm pinturas nas paredes. Quase metade destes túmulos estão localizados neste local e pensa-se que tenham sido feitos para o enterro de reis, membros da família real e da aristocracia. Estas pinturas oferecem um testemunho único da vida quotidiana deste período.
 
Túmulo de Anak nº 3 é um túmulo de câmara de Koguryo localizado em Anak, South Hwanghae. Este é um dos poucos túmulos que possuem epitáfios para que as suas datas possam ser determinadas. O seu epitáfio de sete linhas contém a data 357, o nome pessoal Dong Shou (冬壽), o seu título, o seu local de nascimento e a sua idade à data da morte.  
O Túmulo de Anak nº 3 alberga várias pinturas murais famosas, cada uma dando uma maior visão da vida e da hierarquia do povo Koguryo. Contém dois retratos, um na parede frontal da câmara lateral oeste e outro na parede sul, retratando um homem e uma mulher, respetivamente. Os estudiosos contestaram o proprietário deste túmulo e, por conseguinte, a identidade das pessoas retratadas nestes murais; por causa do epitáfio, muitos acreditam que as imagens retratam Dong Shou, um refugiado do ex-Yan, e a sua esposa, enquanto outros acreditam que a pessoa retratada era o rei Koguryo, o rei Gogukwon.

domingo, 25 de agosto de 2024

Kaesong - Coreia do Norte

Hoje tenho algo novo e nunca visto neste blog. Postais de 2 locais UNESCO de um novo país. Antes de receber estes postais, acho que nunca tinha visto postais da Coreia do Norte. Isto mostra quão raros são estes postais e estou muito agradecida ao Johnson por ter trocado comigo. Os postais foram enviados de Hong Kong. 
A Coreia do Norte tem 2 locais classificados como Património Mundial da UNESCO. Vou começar pelos Monumentos e Sítios Históricos de Kaesong, uma cidade no sul do país.
 
O local é composto por 12 componentes separados, que juntos testemunham a história e a cultura da Dinastia Koryo dos séculos X a XIV. O traçado geomântico da antiga capital de Kaesong, os seus palácios, instituições e complexo de túmulos, muralhas e portas defensivas incorporam os valores políticos, culturais, filosóficos e espirituais de uma época crucial na história da região. Os monumentos inscritos incluem ainda um observatório astronómico e meteorológico, duas escolas (incluindo uma dedicada à formação de funcionários nacionais) e estelas comemorativas. O site testemunha a transição do budismo para o neoconfucionismo na Ásia Oriental e a assimilação dos valores culturais, espirituais e políticos dos estados que existiam antes da unificação da Coreia sob a Dinastia Koryo. A integração de conceitos budistas, confucionistas, taoístas e geomânticos manifesta-se no planeamento do local e na arquitetura dos seus monumentos.
 
O Kaesong Namdaemun, também conhecido como Portão Sul, é um dos tesouros históricos de Kaesong, uma antiga cidade que foi em tempos a capital da Dinastia Koryo, que reinou do século X ao século XIV. Este portão faz parte das antigas muralhas da cidade que protegiam Kaesong e é um belo exemplo da arquitetura tradicional coreana da época. O seu significado não é apenas histórico, mas também cultural, pois reflete as sofisticadas técnicas de construção defensiva da época. Ao longo dos séculos, Kaesong Namdaemun tem sido uma testemunha silenciosa da turbulenta história da Península Coreana, sobrevivendo a vários conflitos e ocupações.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

TW-3681523 & TW-3706087

Até parece que foi combinado. Oficiais de Taiwan com pontes e pôr-do-sol.

TW-3681523, enviado pela Ruby.
Sanxiantai é uma área onde existe uma praia e várias ilhas localizadas na costa do município de Chenggong, condado de Taitung, Taiwan. É uma atração turística popular pelas suas vistas costeiras rochosas e também pela ponte pedonal em forma de dragão marinho.
A ponte com 8 arcos foi concluída em 1987. Foi desenhada em forma de ondas, como um dragão marinho prostrado e liga Sanxiantai com a Ilha de Taiwan. Tornou-se a atração mais famosa da Costa Leste.
 
TW-3706087, enviado pela Esther.
O porto de pesca de Fangliao, no condado de Pingtung, é um dos portos de pesca mais agradáveis ​​de Taiwan. É fácil chegar a partir da estação ferroviária e pode ver-se um belo pôr-do-sol na ponte que cruza o porto.

domingo, 11 de agosto de 2024

Templo do Céu - China

Foi no longínquo ano de 2008 que recebi o meu primeiro postal do Templo do Céu. Desde então recebi uns quantos deste tempo e apesar de haver mais para ver, todos mostram o Salão das Orações pelas Boas Colheitas. O primeiro e o último são postais oficiais, o segundo foi enviado pelo Zhuang, o tal postal recebido em 2008, e o terceiro foi enviado pela Ariana durante as suas férias na China em 2012.
 
CN-3349388, enviado pelo JinZhu.
"O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). 
 
Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO. Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim.
O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial. O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base rectangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior. 

 
 A Sala das Orações pelas Boas Colheitas é talvez o edifício mais conhecido de todo o conjunto e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, de diâmetro de 30 metros e altura de 38 metros. 
 
CN-3796327, enviado pelo Jonathan.
Construído sobre três terraços circulares de mármore branco, o edifício ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho. Não tem nenhuma viga. A sala tem um triplo telhado construído com telhas de cor azul e está rematado por uma bola dourada na sua cúpula. Este edifício foi destruído por um incêndio em 1899 e reconstruído no ano seguinte." - in - wikipédia

sábado, 10 de agosto de 2024

UA-1958300

Este postal oficial da Ucrânia já tinha expirado quando o recebi esta semana. Demorou 81 dias a chegar à minha caixa de correio, mas finalmente conseguiu cá chegar.  
 
Existem pelo menos 60 faróis na Ucrânia. A maioria deles está localizada nas costas dos mares Negro e Azov, mas há exceções. O que não é o caso deste. O farol de Vorontsov está localizado no porto de Odesa, no Mar Negro, e orienta todos os navios que passam pelo porto. Foi o primeiro farol estacionário construído sobre um quebra-mar de madeira e instalado em 1845.
 
UA-1958300, enviado pela Olga.
Em 1863, foi convertido em ferro fundido e, em 1867, foi instalada iluminação elétrica, tornando-se o quarto farol elétrico do mundo.  
O Farol de Vorontsov tem 26 metros de altura e 135 degraus, a sua luz pode ser vista a uma distância de até 32 km e o seu som pode ser ouvido a uma distância de até 3 km.
O farol está ligado ao porto através de um longo molhe de pedra que protege o porto do mar alto do sul. 

Kuldiga - Letónia

Já não recebia postais da Letónia desde 2021.
Há umas semanas vi a Olga a oferecer postais de Kuldiga e entrei em contacto com ela. Não sabia muito sobre a cidade, mas sabia que era um local UNESCO que ainda faltava na minha coleção. Ela estava nos correios quando leu a minha mensagem e enviou imediatamente o postal com um carimbo especial.
 
O centro histórico de Kuldiga e a ponte de tijolos vermelhos sobre o rio Venta foram incluídas na lista do Património Mundial da UNESCO em Setembro de 2023.  
Kuldiga é considerada uma das mais cidades mais bonitas da Letónia. Foi fundada em 1242 e evoluiu de uma pequena aldeia medieval para um importante centro administrativo do Ducado da Curlândia e da Semigália entre os séculos XVI e XVIII. A estrutura da cidade de Kuldīga manteve em grande parte o traçado das ruas desse período e inclui a arquitetura tradicional de troncos, bem como estilos de influência estrangeira que ilustram o rico intercâmbio entre artesãos locais e viajantes de todo o Mar Báltico. As influências arquitetónicas e as tradições artesanais introduzidas durante o período do Ducado perduraram até ao século XIX.
Os edifícios históricos da cidade e a sua natureza criam um conjunto único e harmonioso, incomparável a qualquer outro encontrado na Letónia ou em qualquer outro lugar da Europa.
 
A ponte de tijolos de Kuldiga é uma das mais largas da Europa e sempre atraiu visitantes à cidade. A ponte com 164 metros de comprimento foi construída em 1874 sobre o rio Venta e é a ponte rodoviária mais longa deste tipo na Europa.   
A ponte, com sete arcos de tijolo e pilares de pedra, não era apenas a maior e mais ornamentada do território da Letónia, mas também uma das mais modernas do seu tempo em toda a Europa. Foi construído segundo as normas rodoviárias czaristas russas: 11 metros de largura, permitindo a passagem de duas carruagens.  
A ponte foi renovada em 2008.

FI-4648431

 Um dia hei-de ir à Lapónia ver a Aurora Bureal.
Estatisticamente, é mais provável que as auroras boreais na Lapónia sejam vistas de meados de Agosto a meados de Abril. Todos os anos, a aurora boreal é uma visão comum no Parque Nacional  Pyhä-Luosto e os últimos anos têm sido excelentes para a ver.
 
Kuva/Image: Juha Paso
FI-4648431, enviado pela Tarja.
Para aumentar as hipóteses de ver a Aurora, existe um sistema - Aurora Alert Realtime - oferecido gratuitamente a todos os visitantes de Pyhä e Luosto. Os visitantes poderão aceder através de uma ligação de dados móveis ou utilizando redes Wi-Fi gratuitas oferecidas por empresas locais.  
Este abrigo em Isokuru parece um bom lugar para fazer uma pausa depois de uma caminhada e apreciar a Aurora Bureal.

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Ainda em Jyväskylä

 Estes dois postais foram ambos enviados pela Heidi e são os dois de encontros realizados na cidade onde ela já viveu, Jyväskylä.
 
No topo da colina Harju tem-se uma das melhores vistas de Jyväskylä. A subida faz-se através das escadas de Nero, assim chamadas em homenagem a um engenheiro civil da época, Oskar Nero.
 
 
 
 
 As Escadas Nero que sobem até ao topo da colina são um dos pontos turísticos mais pitorescos de Jyväskylä. A escada, que se encontra na periferia do centro da cidade, foi construída como projeto de assistência ao desemprego em 1925.

Jyväskylä - Finlândia

Jyväskylä é a nona maior cidade do país e a maior da região da Finlândia Central.

Kuva: J. Laine

Por vezes chamada Atenas da Finlândia, Jyväskylä tem como lema "cidade das ciências e das artes". Dos vários institutos de formação na cidade, a Universidade de Jyväskylä é hoje a mais importante.
 
 
 Photo: Markku Könkköla
 
FI-1816873, enviado pela Eira.
A igreja da cidade de Jyväskylä está localizada no centro da cidade. O edifício da igreja foi concluído em 1880, tendo sido projectada pelo arquitecto L. I. Lindqvist.
Esta igreja substituiu uma antiga igreja de madeira em más condições. Quando foi concluída, tornou-se a primeira igreja de pedra na Finlândia Central.
A sua arquitectura inclui características tanto neo-românicas como e neo-góticas.

Hämeenlinna - Finlândia

Oficiais da cidade finlandesa de Hämeenlinna.


FI-1404345, enviado pelo Kari.
Hämeenlinna é a capital administrativa da província da Finlândia Meridional e conta com 47.335 habitantes (estimativa 31/12/2005). Está situada a 100 kms norte de Helsinquia, a capital finlandesa, e a 73 kms ao sul de Tampere, a segunda cidade do país. 
 

 
 FI-1850033, enviado pela Anna.
A cidade deve seu nome ao castelo (em finlandês linna) que data do século XIII. Hämeenlinna foi a primera população finlandesa situada no interior do país que conseguiu, em 1639, a categoria de cidade. - in: wikipédia
Foi nesta cidade que nasceu o compositor finlândes Jean Sibelius (1865-1957).