quinta-feira, 31 de maio de 2012

LT-213021

Continuo com postais oficiais e este da Lituânia chegou hoje.


LT-213021, enviado pelo Benas.
Esta é uma imagem de uma das ruas de Siauliai em 1929. Esta cidade situa-se no norte a Lituânia e é a 4ª maior cidade do país.

RU-934036

Um oficial da Rússia e como facilmente se percebe, trata-se de um postal de Moscovo com a Catedral de São Basílio.


RU-934036, enviado pela Anastasia.
A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscovo, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan,
O edifício original, conhecido como "Igreja da Trindade" e depois de "Catedral da Trindade", continha oito igrejas laterais dispostas ao redor do edifício central; a décima igreja foi erguida em 1588 sobre o túmulo do santo venerado local Vasily (Basílio).
 A catedral é parte do Kremlin e da Praça Vermelha, Património Mundial da UNESCO desde 1990.
Num jardim à frente a igreja há um estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades. - in:
wikipedia

FI-1422214

Para além de não ser o meu 1º nem 2º postal oficial da Finlândia, este também não é o meu 1º postal do castelo de Turku. Já tenho uns 3 ou 4, incluíndo vista interiores.

 Foto: Markku Roisko
FI-1422214, enviado pela Laura.
O Castelo de Turku foi construído por volta de 1280. Juntamente com a Catedral de Turku, o castelo é um dos edifícios mais antigos em utilização da Finlândia. O castelo é um dos maiores edifícios medievais existentes no país, e um dos maiores da Escandinávia.

SE-36931

Não é muito comum receber postais oficiais da Suécia. Aliás, este é apenas o 2º postal oficial que recebo de lá.


SE-36931, enviado pela Maria.
Esta é a igreja de Örby, construída em 1839 e inaugurada em 1847.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

NL-1191820 & NL-1216222 & NL-1237781

Estes são os três últimos oficiais que recebi da Holanda.  

 Van Leers
NL-1191820, enviado pelo Roelof
Este é um postal da ilha de Ameland, uma das ilhas Frísias, situadas entre o mar do Norte e o mar Frísio.
O farol situa-se na aldeia de Hollum. Foi construído entre 1880-1881.

NL-1216222, enviado por Syoss
Este é um postal impresso pelo vistaprint. Disse a quem o enviou, para incluir o nosso olá a próxima vez que imprimir postais.
O postal mostra a igreja de S. Nicolau em Amesterdão, a principal igreja católica da cidade. A sua construção terminou em 1887.


 NL-1237781, enviado pela Yvonne.
Hoje chegou este postal do Parque Nacional De Biesbosch, um dos maiores parques nacionais da Holanda e uma das últimas áreas de maré de água doce da Europa. O Biesbosch consiste numa grande rede de rios e riachos com ilhas. A vegetação é principalmente formada por florestas de salgueiros, embora prados húmidos e campos de caniços sejam também comuns. O Biesbosch é uma importante zona húmida para aves aquáticas e possui uma rica flora e fauna. É especialmente importante na migração de gansos. - in: wikipédia

domingo, 27 de maio de 2012

Extras da Alemanha

Recebi estes postais como extras. Para além dos postais do Nepal e do Uzbequistão, a Christa enviou-me o 1º postal, do Mar Báltico e a Judy enviou-me o de Leipzig juntamente com o do Benin.

© Schöning GmbH & Co.
O Mar Báltico, situa-se no nordeste da Europa, circundado pela península escandinava, o continente da Europa de leste e central, e as ilhas dinamarquesas.
Os países com costa no Mar Báltico são: Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia e Alemanha. - in: wikipédia

© Schöning GmbH & Co
Leipzig, fundada no século XII, é uma cidade do estado da Saxónia na Alemanha.
Durante a Segunda Guerra Mundial mais de 60 % da substância urbana foi destruída por bombardeiros aliados.
Em Outubro de 1989 deu-se na cidade uma grande manifestação, que foi de significativa importância para a queda do Governo comunista e subsequente reunificação da Alemanha. - in: wikipédia

Mais postais da Sardenha

Durante muito tempo só tive um postal da Sarenha, agora e depois de duas trocas com a Selina, já tenho uns quantos e todos fantásticos.


R.Balzano Editioni
Cagliari é a capital e a maior cidade da Sardenha.  
A cidade possui vários lugares de interesse histórico que convivem com um ambiente moderno.  Neste postal podem ver-se alguns dos seus monumentos.

 Fotoedizioni Italo Innocenti - La Maddalena
Uma das maiores praias da Itália situa-se em Cagliari. A praia Il Poetto estende-se por 13 km's.
O turismo é uma das maiores industrias da cidade. O seu porto recebe vários navios cruzeiro por ano.


 R. Balzano Edizioni
Esta é a Basília da Santíssima Trindade de Saccargia em Codrongianos, uma localidade a 170 km's norte de Cagliari.
A sua construção, em estilo românico, foi concluída em 1116. Foi totalmente construída com pedra local, basalto preto e calcário branco.
O templo foi abandonado no século XVI, até que no século XX foi restaurado e reaberto.

 Foto: Enrico Spanu
Nora e Pula situam-se a poucos km's de Cagliari. Nora é uma antiga cidade que surgiu depois dos fenícios terem construído ali um porto no século VIII. Ganhou importância com os romanos e chegou a ser a capital da província romana da Sardenha. Hoje em dia grande parte da cidade está submersa. Entre as  Hoy en día, gran parte de ella aparece sumergida bajo las aguas. Entre as suas ruinas púnicas podemos encontrar o Templo de Tanit, deusa da fertilidade. Os vestígios romanos são na sua maioria mosaicos, casas nobres, ruínas das termas, templos e o pequeno teatro.


R. Balzano Edizioni
Por último um belo postal da baía Cala Girgolu em San Teodoro.

CH-109510

Já tenho uns 5 ou 6 postais deste castelo suiço, o castelo de Chillon. Felizmente são todos diferentes. Este é dos lugares que gostava de visitar se um dia voltar à Suiça. A filha da Rita, a srª que enviou este oficial, trabalha como guia no castelo.  

Edition PERROCHET S. A.
CH-109510, enviado pela Rita.
O Castelo de Chillon Situa-se numa das margens do Lago Léman, em Veytaux, a três quilómetros de Montreux. É talvez o castelo suiço mais conhecido no mundo, além de ser o monumento suíço mais visitado e um dos mais bem preservados da Europa, estando classificado como monumento histórico. 
Em 1939, o castelo já recebia mais de 100.000 visitantes. A proximidade com a cidade de Montreux não é estranha a esta tendência. O sucesso não cessa de crescer ao longo dos anos e o monumento passa a registar mais de 300.000 visitas por ano. Graças aos restauros, o castelo está em excelente estado e dá uma boa visão da arquitectura feudal.
Hoje, as partes mais visitadas do local são a famosa prisão de Bonivard, que fica no subsolo e, como as outras salas subterrâneas, lembra as catedrais góticas do século XIII, a Camera Domini, uma sala extraordinária pintada com símbolos medievais, a capela, uma belíssima construção religiosa com pinturas do século XIV, as quatro principais salas com janelas voltadas para o Lago Léman, três pátios na entrada que hoje são usados para eventos, entre outros. Ao todo, o castelo é constituido por 25 edifícios unidos por corredores e passarelas. Apresenta ainda colecções de mobiliário, objectos de estanho e armas antigas. - in: wikipédia

Étretat - França

Este postal chegou há uns dias e foi uma surpresa da Raquel Ferro. Ela vi que tenho postais deste local nos meus favoritos e decidiu enviar-me este. Não há dúvida que é um lugar muito bonito. Devem tirar-se aqui umas belas fotos.

 Foto: F. Godard
Étretat é uma localidade na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Seine-Maritime, no noroeste da França.
Étretat é conhecida pelas suas falésias, incluindo 3 arcos naturais, Porte d'Aval, Porte d'Amont e Manneporte. Estes penhascos e a estância de praia atraíram diversos aartistas incluindo Eugène Boudin, Gustave Courbet e Claude Monet.

US-1671354

Gostei muito deste oficial dos EUA. Combina várias coisas que eu gosto, vulcões, neve, paisagem, parque nacional. Ainda não tinha nenhum postal deste parque nacional.

 Photo by Craig Tuttle
US-1671354, enviado pela Nancy.
O Lago Crater fica no sudoeste do estado norte-americano do Oregon, próximo de Klamath Falls. Com quase 600 m de profundidade, este lago situa-se na caldeira de um vulcão já extinto. O seu nome tem origem numa pequena cratera situada numa ilha deste lago, a ilha Wizard. Desde 1902 este lago faz parte do Parque Nacional do Lago Crater, uma atracção turística dos Estados Unidos da América.
Suas águas estão entre as mais límpidas dos Estados Unidos. Tem aproximadamente 8 por 9,6 quilómetros de largura, e uma profundidade média de 350 m e máxima de 597 m, o que o converte no lago mais profundo dos Estados Unidos e o segundo mais profundo da América do Norte (o mais profundo é o Grande Lago do Escravo, no Canadá) e o sétimo do mundo (o Lago Baikal, na Rússia, é o primeiro). - in: wikipédia

sábado, 26 de maio de 2012

Cidadela Laferrière - Haiti

A 2ª parte da surpresa da Déa é este postal do Haiti e para além de ser um postal de um país novo, é também de um local Unesco novo. Dei pulos de contente ao ver estes 2 postais.
Estra construção no meio do nada é a Cidadela Laferrière que juntamente com o Palácio de Sans-Souci e os edifícios de Ramiers, forma o Parque Nacional Histórico, Património Mundial desde 1982.

A Citadelle Laferrière é um grande forte localizado no norte do Haiti. É a maior fortaleza de todo o continente americano. É, actualmente, um dos destinos turísticos mais populares no Haiti.
Foi construída entre 1805 e 1820 por cerca de 20.000 homens, à ordem de Henri Cristophe, com o objectivo de proteger o recém-independente Haiti das invasões francesas.

Arquipélago de Anavilhanas - Brasil

Hoje não recebi postais mas a bela surpresa que recebi ontem da Déa, compensa 2 ou 3 dias sem postais. Enviou-me dois postais de locais Unesco novos na minha colecção. Este é do Brasil. A Estação Ecológica do Arquipélago de Anavilhanas, agora um parque nacional, juntamente com o Parque Nacional do Jaú, a Área de Demonstração da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamairauá e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Amanã, fazem parte do local "Complexo de Conservação da Amazónia Central".

O arquipélago de Anavilhanas, no estado do Amazonas, é formado por 400 ilhas, com centenas de lagos, rios, igapós e igarapés ricos em espécies vegetais e animais. De novembro a abril, período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais se refugiam nas partes mais elevadas.
Quando as águas baixam, as ilhas deixam à mostra praias e 90 quilômetros de canais que, como uma rede, entrecortam toda a região.
Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio Negro.
O Rio Negro é o principal curso fluvial que se ramifica em centenas de igarapés, paranás, canais e até mesmo enormes lagos que se formam entre as ilhas. - in: http://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas/estacao-ecologica-de-anavilhanas/default.htm

sexta-feira, 25 de maio de 2012

BR-202843

Assim à 1ª vista não parece mas esta estrurura estranha é um farol, o farol do Cabo Branco, situado na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a capital do estado da Paraíba.  

 Foto: João Neto
BR-202843, enviado pela Maísa.
Situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental.
Com uma torre triangular em concreto, três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão, o farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. Há décadas, muito antes de a cidade de João Pessoa entrar no roteiro turístico, o Farol do Cabo Branco já era conhecido por marcar "o ponto mais oriental das Américas".
O projecto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi inaugurado em abril de 1972, governo de Emílio Médici, plena ditadura militar. O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular única no país. Os seus projetistas tiveram a intenção de representar uma planta de sisal, ao desenhar o farol. O sisal representou um dos ciclos económicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Fortes da Arábia

E a Arábia neste caso é Omã, de onde são estes dois fortes. O 1º é de um local Unesco e o 2º está na lista de tentativas. O postal foi enviado pelo Claus.

Carlton Cards
Na 1ª imagem estão duas torres do local proto-histórico de Bat, localizado perto de um palmeiral no centro de Omã. Juntamente com os locais vizinhos de Al-Khutm e Al-Ayn, forma uma das colecção mais completas de assentamentos e necrópoles do 3º milénio antes de Cristo no mundo.
Estes sítios arqueológicos, Bat, Al-Khutm e Al-Ayn, estão na lista do Património Mundial desde 1988.
N aimagem de imagem está o Mausoléu de Bibi Maryam na cidade antiga de Qalhat.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Palácio Reais de Abomey - Benin

E por falar em postais de locais Unesco novos, aqui fica mais um e de um país novo, o Benin. Este postal troquei-o com a Judy.
Abomey é uma cidade do departamento Zou do Benim, antigamente a capital do antigo reino de Dahomey, estabelecido em 1625. Os palácios reais de Abomey são um grupo de estruturas de argila construídas pelo povo Fon entre meados dos séculos 17 e 19. - in: wikipédia
Os palácios estão classificados como Património Mundial da UNESCO desde 1985.

A cidade èra rodeada por uma muralha de argila com uma circunferência estimada 9 km's, atravessada por seis portões, e protegida por uma vala de 1,5 m de profundidade, preenchida com uma sebe densa de acácia espinhosa, a defesa usual das fortalezas africanas ocidentais. Dentro das paredes, estavam as vilas separadas por campos, por diversos palácios reais, por uma praça de mercado e por um campo grande que continha as choças. Em novembro de 1892, Behanzin, último rei independente do Daomé, sendo derrotado por forças coloniais francesas, ateou fogo a Abomey e fugiu para o norte. A administração colonial francesa reconstruiu a cidade e ligou  costa por uma estrada de ferro, trazendo Abomey ao mundo moderno.

Praia de Poé - Nova Caledónia

Este é o meu 1º postal da Nova Caledónia, um território, no Oceano Pacífico, anexado à França. Não foi por ser tratar de um postal de um território novo que o pedi em troca à Marie, mas sim por ser tratar de um local Unesco novo, Lagoas da Nova Caledónia: Diversidade de Recife e Ecosistemas Associados. Este local está na lista do Património Mundial desde 2008.

O postal mostra a Praia de Poé em Bourail, uma pequena vila na ilha Grande Terre. a small town on the island of Grande Terre.
A sua lagoa é considerada a mais bonita na ilha. Apesar das algas, a variedade de peixes e a bonita cor da lagoa, fazem com que seja uma das classificadas como Património Mundial. 
 
 Foto: Pierre Alain Pantz
O recife da Nova Caledónia é o 2º maior recife do mundo. A barreira de recife rodeia a ilha Grande Terre, a maior ilha da Nova Caledónia, assim como a Ile des Pins e várias ilhas mais pequenas, alcançando uma extensão de 1500 km. O recife encerra uma lagoa de 24.000km², que tem uma profundidade média de 25 metros.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ilha Fraser - Austrália

Este é outro postal resultante de uma troca no site oficial. A Penny queria um postal da Guarda (está a coleccionar as cidades capitais de distrito de Portugal) e eu aceitei trocar com ela. Em troca enviou-me este postal da Ilha Fraser, localizada no estado de Queensland. É a maior ilha de areia do mundo. Foi declarada Património Mundial da Humanidade em 1992.


O postal mostra:
* O Lago McKenzie, u destino turístico muito popular na ilha. Tem uma área de 150 hectares e pouco mais de 5 metros de profundidade;
* O Riacho Wanggoolba, um riacho de água doce. É também um destino muito popular, procurado essencialmente pelas suas águas cristalinas a correr sobre areia branca ao longo de um vale de floresta tropical;
* Palmeiras pandanus ao nascer do sol;
* SS Maheno, ou melhor, o que resta do navio de passageiros construído em 1905 na Escócia. Durante a I Guerra Mundial serviu como navio-hospital no Canal da Mancha, voltando depois a ser um transatlântico de luxo. Em 1935 foi declarado ultrapassado e em Junho quando estava a ser rebocado para Melbourn, foi apanhado por um ciclone. Andou uns dias à deriva, encalhando depois na Ilha Fraser.  
Durante a II Grande Guerra a RAAF usou-o para praticar ataques com bombas e a Escola de Comandos da ilha usou-o para praticar demolições com explosivos. 
Desde então o navio encontra-se coberto por ferrugem e quase 4 dos seus pisos então enterrados na areia. Não é permitido subir ao navio;
* Dingo, um habitante local, em tempos muito comum na ilha mas cuja população se encontra actualmente em decréscimo. Os dingos da Ilha Fraser são considerados os últimos dingos puros do leste da Austrália. Para evitar cruzamentos, os cães não são permitidos na ilha.

Templo Sewu - Indonésia

Há tempos decidi activar a opção que diz que aceito trocas privadas no site oficial do postcrossing. Desde então recebi alguns pedidos para trocar postais e este foi o último que recebi. Foi enviado pela Dwik da Indonésia. O postal mostra o Templu Sewu, localizado a 800 metros norte de Prambanan, na província de Java Central. É o 2º maior templo budista na ilha de Java, logo a seguir ao de Borobudur.


 Barong TM Postcards © Pitoyo S.
O Templo Sewu foi construído no século VIII. O facto de ter sido construído perto do templo de Prambanan, um templo Hindu, indica que naquela altura os Hindus e Budistas viviam em harmonia. 
O tamanho deste complexo sugere que se tratava de um Templo Real Budista e um dos mais importantes centros religiosos da ilha de Java.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

SG-66480

Não tenho muitos postais de Singapura e este é, de facto, o meu 1º oficial mesmo de lá. Digo mesmo de lá porque o outro oficial que recebi não era de Singapura mas sim da China.

 Impressive Publisher Pte Ltd
SG-66480, enviado pela Geraldine.
Neste postal da Cidade de Singapura pode ver-se a sua área central, zona administrativa e comercial da cidade-estado.  É uma das áreas mais densas em Singapura, ainda mais do que outras divisões na Área Central, na medida em que está cheia de arranha-céus.
A Cidade de Singapura é considerada uma das cidades mais limpas do mundo, já que, segundo a constituição em vigor no país, é expressamente proibido deitar papel para o chão ou mascar pastilhas (os infratores estão sujeitos a multas pesadas). Além disso, o vandalismo é extremamente condenado pela cultura local que continua muito conservadora.

JP-268799

Apesar deste ser um postal oficial do Japão, mostra o Templo Bulguksa na Coreia do Sul, um dos locais Património Mundial do país, classificado em 1995.

Designed by Green & Blue
JP-268799, enviado pela Junko.
O Templo de Bulguksa é a peça central de um complexo arquitectónico religioso de grande importância. Foi construído em 774 e é considerado uma obra prima de arte budista no Extremo Oriente.
Para além de um ser um exemplo da arquitectura religiosa da região é também a expressão material da crença budista.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

JP-262333

E de uma grande cidade chinesa para uma grande cidade japonesa, Tóquio. Tanto o postal como o selo mostram a Tokyo Sky Tree.

 Publicado por NBC Inc. Japan
JP-262333, enviado pela Aya.
A Tokyo Sky Tree é uma torre de radiodifusão em Sumida, Tóquio, Japão. Inicialmente a torre deveria ter 610 metros de altura, mas o projecto foi alterado e ela passou até ter 634 metros de altura, tornando-se a mais alta estrutura do Japão e segunda maior do mundo, apenas atrás da torre Burj Khalifa que possui 828 metros, localizada nos Emirados Árabes Unidos.
Foi planeada pelo grupo Tobu Railway e um grupo de seis estações de radiodifusão terrestre, chefiada pela emissora pública NHK.
A construção da torre ficou concluída no dia 29 de fevereiro de 2012 e a sua inauguração está prevista para daqui a uns dias, dia 22 de Maio.

Xangai - China

Apesar deste postal também ser da China, não tem nada a ver com o postal anterior, é um contraste total. É difícil de imaginar mas até 1990, este local em Xangai, era uma área de cultivo no meio rural. , quando o governo chinês decidiu implantar uma Zona Econômica Especial no distrito.


Pudong, oficialmente conhecido como Pudong New Area, é um distrito de Xangai. Desde 1990 Pudong tem emergido como o centro financeiro e comercial da China. Pudong abriga importantes marcos arquitectónicos como a Jin Mao Tower, a Oriental Pearl Tower e o Shanghai World Financial Center.

Bayinbulak - China

Este postal da China foi uma surpresa enviada pela Lyan durante a sua viagem à China. Bayinbulak é uma área de pastagens na região de Xinjiang.


Durantes os meses de verão pastores mongóis conduzem os seus rebanhos até Bayinbulak e todos os anos em Agosto, realiza-se aqui uma grande feira de marcadorias.
Durante a feira realizam-se várias actividades, como por exemplo, corridas de cavalos, luta livre, dança e concursos de música.

Parque Nacional de Sagarmatha - Nepal

Este é apenas o meu 2º postal do Nepal. Tal como o 1º, este também é de um local Unesco, neste caso, o Parque Nacional de Sagarmatha. Este parque foi criado em 1976 e foi considerado Património Mundial pela Unesco em 1979 devido às suas características naturais e culturais únicas.
Este postal, tal como o anterior do Uzbequistão, também foi enviado pela Christa.
© Himalayan MapHouse (P) Ltd
O Parque Nacional de Sagarmatha situa-se no no Nepal a nordeste da capital (Katmandu), fazendo fronteira a norte com a região autónoma do Tibete. É parte das montanhas dos Himalaias. Nele se localiza o Everest. Sagarmatha é o nome dado a este pico em nepalês.
 Ocupa uma área de 1148 km² abrangendo altitudes de 2845m em Jorsalle, o seu ponto mais baixo, até 8850m de altitude, no cume do Monte Everest.
Duas áreas de proteção de natureza rígidas foram identificadas dentro do parque e são administrados como áreas imperturbadas e livres de interferência humana. As leis são impostas com ajuda militar. Foi desenvolvida uma estratégia integrada para alcançar auto-suficiência em recursos e conservação da natureza. A importância do turismo na economia local também encorajou os Sherpas que vivem no parque a ajudarem a proteger área. - in: wikipédia

terça-feira, 15 de maio de 2012

Khiva - Uzbequistão

Khiva é uma cidade histórica no sudoeste do Uzbequistão. Este postal, enviado pela Christa, mostra o madraçal Allakulikhan, construído em 1835 e que se encontra no bairro Itchan Kala, no interior da cidade de Khiva.

Este bairro está rodeado por muralhas que chegam a ter 12 metros de altura. Faz parte de um antigo oásis que era a última etapa das caravanas antes de partirem para o deserto em direcção ao Irão.
Apesar de já não existirem muitos dos seus antigos monumentos, a cidade constitui um exemplo coerente e bem conservado da arquitectura muçulmana da Ásia Central. Dos monumentos ainda existentes destacam-se vários mausoléus, os madraçais e os palácios erguidos no princípio do século XIX por Khan Alla-kouli.
Itchan Kala faz parte do Património Mundial da Humanidade desde 1990.