quinta-feira, 28 de maio de 2009

3º Encontro Postcrossing - SP

Os amigos brasileiros de São Paulo fizeram mais um encontro, desta vez um 2 em 1, uma vez que juntaram o Encontro de Postais Publicitários com o Encontro Postcrossing.
Tal como nos outros encontros também desta vez enviaram postais para outros postcrossers e ontem recebi o meu postal.

E o postal mostra o Teatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes teatros da cidade. O seu estilo é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi assume particular importância histórica por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil. Foi construído para atender principalmente à ópera e ao concerto. Abriga a Orquestra Sinfónica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Ballet da cidade de São Paulo.
A construção inciou-se em 1903 e terminaram em 1911. O estilo arquitectónico é o eclético, muito na moda na Europa desde a segunda metade do século XIX. São combinados os estilos Renascentista, Barroco do setecentos e Art Nouveau, sendo o último o estilo da época.


País nº 100

Um dos objectivos "postalísticos" para este ano era ter postais de 100 países diferentes e isso foi alcançado esta semana. Na terça-feira chegou este postal da Arábia Saudita.

Para país nº 100 merecia um postal mais bonitinho pelo que a alegria ao vê-lo não foi das maiores. Mas pronto, mas vale este do que nenhum. falta dizer que o postal foi enviado pelo Ganesh e mostra a montanha Souda na região de Asir.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Hong Kong & EUA

Depois de alguns dias sem actualizações, hoje estou de volta para mostrar os postais que recebi esta semana, pelo menos até hoje, talvez amanhã chegue mais qualquer coisinha.

Este postal de Hong Kong foi enviado pela Licia, um nove membro do tópico GTKY. Ela ainda não tinha postais de Portugal e eu ofereci-me para lhe enviar um. Em troca ela enviou este com a população flutuante de Hong Kong.

Do Canadá veio este postal de Boise, capital do estado norte americano do Idaho. A Shaunna viu a minha lista de capitais dos estados dos EUA e disse que me podia enviar este.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ucrânia

Hoje recebi estes postais da Ucrânia. Foi quase como receber postais de um país novo porque só ainda tinha um postal de lá. Foram enviados pela Aleksandra que me contactou através do blog. Ela enviou estes postais de diferentes regiões do país.

Começamos então por um postal da região de Donetsk onde vive a Aleksandra. Não sei quem é e o que significa esta estátua mas faz-me lembrar o Sr. dos Anéis :P O Parque Kleban Byk é um oasis da mais pura natureza e ar fresco no sul da Ucrânia. Cobre uma área com 1870 hectares onde se pode encontrar um lago, bonitas paisagens, interessantes estruturas e monumentos geológicos como por exemplo árvores petrificadas. A fauna e flora são ricas e variadas incluindo cerca de 200 espécias de aves, vários reptéis e mamíferos e mais de 600 plantas.

E para terminar temos um postal de Kiev com a Catedral de Santa Sofia. Esta catedral é um dos monumentos mais conhecidos da capital ucraniana e o 1º monumento do país a ser declarado Património Mundial da Humanidade.
O nome da catedral vem da conhecida Hagia Sofia em Istambul (que significa «Sagrada Sabedoria»), sendo por isso dedicada à Sagrada Sabedoria de Deus e não especificamente a uma Santa Sofia.
Começou a ser construída em 1037 e apenas foi concluída 2 séculos depois.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Gran Canária - Espanha

Hoje recebi apenas um postal, um oficial enviado de França mas o postal é de Espanha. Como achei que o postal era "fraquinho" achei por bem mostrar neste post um outro postal da Gran Canária.
Este 1º postal foi-me enviado há alguns anos por uma ex-correspondente, a Carolina, que vivia na Madeira.
Gran Canária é uma das principais ilhas do arquipélago das Canárias, com uma superfície de 1560 km2 e uma população de 802 247 habitantes. A capital da ilha é Las Palmas de Gran Canária.
A ilha é conhecida como "continente miniatura" devido ao clima e à variadede de paisagens, desde longas praias e intermináveis dunas de areia branca, encostas verdejantes e aldeias pitorescas. Um terço da ilha é classificada como Reserva da Biosfera pela Unesco.

FR-51509, enviado pela Martine.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

1 unesco novo e 1 oficial

Sexta e ontem não recebi postais, hoje chegou um unesco novo da Itália e um oficial dos EUA.

Este postal de Positano é o resultado de uma troca com o Luca "diaboluke".
Positano é uma das cidades na Costa Amalfitana, classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1997.
Nos anos 50 começou a ser muito procurada pelos turistas, graças ao seu clima e bonitas paisagens. Um dos mais famosos visitantes e que contribuiu para que Positano fosse ainda mais procurada, foi John Steinbeck que escreveu num artigo "Positano é um lugar que marca. É um lugar de sonho que não é bem real enquanto lá estamos mas que se torna real e deixa saudade depois de partirmos."

US-398533, enviado pela Laura.
Hot Springs é a 10ª cidade mais populosa do estado do Arkansas.
A cidade é conhecida pelas suas nascentes de água quente que atingem temperaturas de 64°C.

sábado, 9 de maio de 2009

Mónaco

Estou quase a acabar os postais do Mónaco, só ficam a faltar mais 2.

Aqui temos um dos portos do Mónaco com o Palácio lá atrás e bonitos e grandes iates à frente :P No meio de tanto iate consegui encontrar um barquito com bandeira portuguesa. Em comparação com os grandes barcos que lá havia, o português era minúsculo.

Para quem gosta de estádios, aqui fica o Estádio Louis II, casa do AS Mónaco e onde se realiza a final da Taça UEFA.
O estádio original foi construído em 1939 e o novo estádio começou a ser construído em 1980 tendo sido aberto em 1985.
A actual capacidade do estádio é de 18.000, o que é bastante tendo em conta a população do país, cerca de 32.000 habitantes. Assim sendo, o estádio pode albergar 60% da população do país.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bonito - Brasil

Nunca um nome foi tão adequado a um lugar!!
Estes bonitos postais de Bonito também foram enviados pela Déa. O 1º era um dos postais de que eu andava à procura.
"Bonito é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul.
Pólo do ecoturismo a nível mundial, assuas principais atracções são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. É a principal actividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. Bonito reúne um conjunto de equipas, empresas, ONGs e órgãos governamentais que organizam e coordenam o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza." - in: wikipédia

"A Gruta do Lago Azul foi descoberta por um índio Terena em 1924. A gruta possui no seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos - como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante - que viveram durante o período geológico do Pleistoceno - 6.000 a 10.000 anos atrás.
Após uma descida de 100 m, depara-se com um lago de águas intensamente azuladas, cuja profundidade estima-se ser de 90 m. Com suas formações geológicas - não só o tecto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos - desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago." - in:
http://www.portalbonito.com.br/turismo/passeios_gruta_lagoazul.asp

Esta é uma das 11 cachoeiras, ou como nós dizemos por cá, quedas d'água, do rio Aquidabam e a mais alta com 12o metros de altura. Do alto da queda tem-se uma visão panorâmica da Serra da Bodoquena e da planície pré-pantaneira. Também se tem a visão de uma imensa área de matas totalmente preservadas que pertencem à Reserva Indígena Kadiweu.

Montserrat

A minha maninha Déa já me habituou a postais bonitos mas este para além de bonito é, literalmente explosivo :) Ela sabe que gosto de vulcões e ela sabia que eu ainda não tinha postais de Montserrat, um território do Reino Unido nas Caraíbas, vai daí enviou-me este 2 em 1 ;)

"Soufrière Hills é um estratovulcão activo situado na ilha de Montserrat.
Após um longo período de dormência tornou-se novamente activo em 1995, tendo ocorrido sucessivas erupções desde então.
As erupções tornaram grande parte de Montserrat inabitável, destruindo a cidade capital da ilha, Plymouth, e levando a evacuações generalizadas e ao abandono da ilha por parte de dois terços da sua população. Quando os fluxos piroclásticos começaram a suceder-se de modo regular, Plymouth foi evacuada, e algumas semanas mais tarde um fluxo piroclástico soterrou a cidade sob uma espessura de vários metros de materiais vulcânicos. A grande erupção de 25 de Junho de 1997 provocou a morte a 23 pessoas.
A actividade turística da ilha praticamente desapareceu logo após as erupções, encontrando-se actualmente em fase de regeneração.
Desde que entrou em erupção, este vulcão tornou-se um dos vulcões mais monitorizados do mundo, com o Montserrat Volcano Observatory a efectuar medições detalhadas e reportando a sua actividade ao governo e população locais." - in:
wikipédia

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bellinzona - Suiça

Hoje chegou mais um unesco novo, desta vez é da Suiça e foi enviado pela Doris "theswissmiss".
Bellinzona é a capital do cantão de Ticino e é conhecida pelos seus 3 castelos, Castelgrande, Montebello, Sasso Corbaro, todos classificados como Património Mundial da Humanidade desde 2000.

O castelo foi construído num promontório rochoso no meio de um vale profundo. As partes mais antigas deste castelo datam dos séculos X e XI.

Alguns favoritos

Muitos postcrossers têm albuns online com os postais que gostariam de receber e eu também tenho o meu. Há uns tempos a Susana "sushis", uma espanhola a viver em França, contactou-me e disse-me que tinha alguns postais que eu estava à procura e então combinámos uma troca. Os postais chegaram hoje.

Este é um postal de Saint-Malo, uma localidade francesa situada no departamento de Ille-et-Vilaine, na região Bretanha. A jóia da coroa da cidade é a Ville Intra-Muros, que se pode ver no postal. Esta cidade dentro das muralhas foi estabelecida no início do século 6, por dois monges que mais tarde se tornariam santos: Aaron and Brendan. Durante os séculos 15 a 18, saíram de Saint-Malo muitos navios, inclusive piratas, em busca de tesouros e riquezas pelo mundo afora, o que fez com que a cidade ficasse conhecida como a cidade-corsária.

Esta é a Alcabaza de Almeria. Alcabazas são fortificações de arquitectura árabe que se podem encontrar em algumas cidade espanholas. São construídas em vários níveis e em lugares altos. Possuem murros com torres de defesa, ruas, casas e mesquita. A alcabaza de Almeria começou a ser construída em 995.

Passamos da Andaluzia para a Catalunha mas ainda com o tema das fortificações. Agora temos o Castelo de Cardona construído em 886 em estilo românico e gótico. Actualmente é um Parador Nacional de Turismo. Digo-vos já que não me importava nada de passar uma noite ou duas neste parador.

Andava à procura de um postal desta gruta em Bonito, a Susana disse que tinha um mas não exactamente aquele que eu estava à procura, mas que ainda assim o ia enviar como extra.
Foi um envelope recheado de belos postais :)

Postais & Calendários

Desde pequena sempre coleccionei postais e calendários, embora desse mais importância aos calendários porque na altura eram mais fáceis de coleccionar. O tempo foi passando e à medida que fui começando a viajar mais, os postais começaram a assumir mais importância. Além disso, há alguns anos era super fácil arranjar calendários, várias lojas comerciais tinham calendários para oferecer aos clientes, mas esse hábito foi-se perdendo e eu fui também perdendo o interesse nos calendários e dediquei-me aos postais, apesar de ainda coleccionar calendários.
A Katy sabe disso e ontem recebi um envelope dela com um postal e 6 calendários.

Este postal de Tallinn também foi enviado pela Katy mas já há algum tempo aquando do RR do Dia dos Namorados, estava só à espera de uma oportunidade para o mostrar.

Este sim, é o que recebi ontem e mostra várias imagens da Estónia.

E estes são os postais que ela enviou. Já agora, deixo aqui os meses em estónio: Jaanuar, Veebruar, Märis, Aprill, Mai, Juuni, Juuli, August, September, Oktoober, November, Detsember.

RAS dos EUA

Hoje recebi este postal RAS enviado pela Karen "57cupcake". Foi completamente inesperado porque nunca troquei postais com ela e nem sequer nunca falei com ela :) Não sei como se foi lembrar de mim!! Foi uma boa surpresa.

Este é o Monumento às Gaivotas, na Temple Square na cidade de Salt Lake City, capital do estado do Utah. Este monumento comemora o facto das gaivotas terem salvo as colheiras que estavam a ser destruídas por grilos e gafanhotos, aquando da primeira plantação dos pioneiros Mormon em 1848. As gaivotas devoraram os insectos e salvaram as plantações.

Novos unesco

Segunda-feira e terça recebi postais unesco novos. Um deles é da Bósnia e é também um país novo. O outro é da Alemanha.

O postal é da Bósnia mas foi enviado pela Vesna da Eslovénia. Mostra a Ponte Mehmed Paša Sokolović no rio Drina em Visegrad. Está classificada como Património Mundial da Humanidade desde 2007.
"Foi construída em 1577 pelo arquitecto imperial do Império otomano Sinan por ordem do Gran Visir Mehmed Paša Sokolović. Representa o auge da arquitectura e engenharia otomana.
Três de seus 11 arcos foram destruídos durante a Primeira Guerra Mundial e cinco sofreram danos durante a Segunda Guerra Mundial sendo restaurados posteriormente. Durante a Guerra da Bósnia ocorreram na ponte várias mortes de civis durante o massacre de Višegrad em 1992." - in: wikipédia

Este é mais um unesco da Alemanha e foi enviado pela Sabine "TG250607".
"Weimar é uma cidade alemã e património da humanidade de acordo com a UNESCO. É particularmente conhecida pelos grandes nomes da cultura alemã que aqui viveram nos tempos do Romantismo e o Sturm und Drang: Goethe e Schiller, entre outros, mas também, mais tarde Nietzsche, este último quando já atormentado pela loucura." - in: wikipédia

DE-331298

Na passada segunda-feira recebi este oficial da Alemanha.

DE-331298, enviado pela Nadine.
"Sankt Goarshausen é uma pequena cidade da Alemanha localizada no distrito de Rhein-Lahn, estado da Renânia-Palatinado. A cidade está situada às margens do rio Reno." - in: wikipédia

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Postais portugueses

Ontem e hoje chegaram postais portugueses. Este 1º é do palácio da Bolsa no Porto e foi enviado pelo Joaquim "kosta28" e o 2º mostra o Ilhéu da baleia e foi enviado pela Márcia "magl".

Um palácio com Bolsa no nome não me parece nada atractivo, porque bolsa não me sugere nada de interessante, ainda mais nos dias de hoje, mas este Salão Árabe é qualquer coisa de impressionante. Depois de 2 postais deste palácio, fiquei com vontade de o conhecer.

"Situado na costa norte da fantástica Ilha Graciosa, no Arquipélago dos Açores, o bonito Ilhéu da Baleia recebeu este nome dada a sua curiosa formação, que em muito se assemelha a esse cetáceo. Estas rochas vulcânicas, basálticas, formam igualmente uma aprazível Baía de grande beleza e águas cristalinas, bem frente ao Ilhéu, fazendo parecer que a enorme baleia ruma à costa da Graciosa." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/index.php?lg=pt&G=monumentos.ver&artid=18888&distritoid=44

Postais oficiais

Estes 2 postais foram os 2 últimos oficiais de Abril. O 1º é da Finlândia e o 2º da Holanda.

FI-535843.
O postal foi enviado pela Laura e não trás qualquer identificação em relação aos faróis.

NL - 160964.
Este, enviado pela Jelle, não precisa de qualquer identificação. A 1ª imagem é da aldeia de Kinderdijk e depois temos um campo de túlipas.