quinta-feira, 31 de julho de 2025

Parque Nacional de Vatnajökull - Islândia

Quando o Miguel me disse que ia viajar para a Islândia, pedi-lhe que me enviasse um postal do Parque Nacional de Vatnajökull, o único património da UNESCO que ainda me faltava do país. Enviou-me não um, mas dois, um enviado de lá e o outro quando chegou a casa. 

O Parque Nacional de Vatnajökull é o maior parque nacional da Islândia, cobrindo 13% do país, e é um dos maiores parques nacionais da Europa. 
O Parque Nacional de Vatnajökull é único a nível global devido à sua história geológica, em grande parte marcada pelo prolongado conflito entre o fogo e o gelo. Muitos lugares podem orgulhar-se de vulcões ou glaciares, e alguns até possuem ambos, mas em nenhum outro lugar se pode testemunhar a luta travada entre os limites das placas, a pluma do manto e os glaciares do planalto como no Parque Nacional Vatnajökull. A interação entre estes fenómenos e outros fatores de modelação do solo resultaram na criação de um ambiente natural em constante mudança e com um caráter mais diverso do que qualquer outra área definida no mundo. O Parque Nacional de Vatnajökull oferece a oportunidade de experienciar a formação da Terra em tempo real. 
O parque foi incluído na Lista do Património Mundial da UNESCO a 5 de julho de 2019 devido às suas características naturais únicas.
 
Jökulsárlón é uma lagoa glaciar, recentemente designada como parte do Parque Nacional Vatnajökull. As suas águas calmas e azuis são um espetáculo imperdível, uma vez que está pontilhada por icebergues da orla de Breiðamerkurjökull, parte do glaciar Vatnajökull. A lagoa flui por uma passagem estreita para o Oceano Atlântico, proporcionando uma vista espetacular dos grandes pedaços de gelo na praia de areia negra. No inverno, a lagoa repleta de peixes alberga inúmeras focas, que a visitam para uma refeição fácil. Focas curiosas podem ser vistas durante todo o ano a aquecer-se nos icebergues de tom azul. 

Photo: Hörour Finnbogason
Dettifoss é a cascata mais poderosa da Europa. O seu enorme poder pode ser sentido se encostar a mão a uma rocha junto à cascata; ela vibra! A queda de água tem 44-45 m de altura e cerca de 100 m de largura. Em termos geológicos, a Islândia é um país jovem. Entre as características deste jovem país estão as inúmeras quedas de água que ainda não erodiram os aterros no seu caminho.

sábado, 26 de julho de 2025

Parque Nacional de Þingvellir - Islândia

 O Parque Nacional de Þingvellir foi uma das muitas atrações islandesas que o Miguel visitou na sua recente viagem a este país. O parque é a Joia da Coroa da Islândia e é considerado o santuário nacional do país devido à sua grande importância histórica e geológica. 
O primeiro parque nacional da Islândia foi aí estabelecido em 1928, e a área de Þingvellir foi reconhecida pelo seu excecional valor universal e classificada como Património Mundial da UNESCO em 2004. 
O primeiro postal é um dos 3 que o Miguel me enviou e o outro foi enviado pela Tine há uns anos.
 
Várias vista do parque, no sentido dos ponteiros do relógio, a partir do canto superior esquerdo: uma das muitas fendas ou fissuras cheias de água no fundo do vale; a cascata Oxarárfoss; a igreja (1859) e a casa paroquial; o Lago Þingvallavatn, o maior lago natural da Islândia; outra fissura cheia de água e a fenda em Almannagjá, o local histórico de reunião do 1º Parlamento da Islândia, de 930 a 1798.

O nome Þingvellir significa literalmente "Planícies da Assembleia" e o local simboliza a história da Islândia.  
O Alþingi, ou parlamento islandês, foi aí fundado em 930, tornando-se o parlamento mais antigo em funcionamento no mundo. O parlamento continuou a reunir-se nas margens do rio Öxará durante 868 anos, ou até 1798. Por isso, muitos acontecimentos significativos da história da Islândia ocorreram ali, e os islandeses consideram-no o berço da nação. 
As paisagens mágicas de Þingvellir formam-se no cenário geográfico único de um vale rifte na divisão entre as placas continentais norte-americana e euro-asiática. Os campos de lava de Þingvellir são dilacerados por forças tectónicas, deixando desfiladeiros e fissuras admiráveis. O mais impressionante deles, Almannagjá, é o ponto focal do parque nacional. Um trilho de caminhada conduz através da enorme fenda até à “rocha da lei” e ao rio Öxará, envoltos por impressionantes paredes de rochas de basalto.

SE-251695

Em quase 19 anos de Postcrossing, este é apenas o meu sétimo postal oficial da Suécia. Curiosamente, todos, exceto um, retratam igrejas do país. Esta em Uppsala, com os seus 1187 metros, é a maior igreja dos países nórdicos.
 
SE-251695, enviado pela Eva.
Uma visita a esta catedral é uma viagem por séculos de história, mistério e tesouros extraordinários. Reis e cientistas repousam lado a lado, relíquias medievais misturam-se com arte moderna e lendas de santos e milagres ainda ecoam nas abóbadas góticas. 
Ao longo da história, a Catedral de Uppsala foi palco de coroações reais, funerais históricos e momentos cruciais do desenvolvimento da Suécia. A construção começou por volta de 1270 e a catedral foi consagrada em 1435. Até 1719, os reis e rainhas suecos foram aqui coroados e, até hoje, continua a ser o local onde os bispos do país são consagrados.

DE-15631064

 Depois de 2 meses sem receber postais oficiais, a semana passada voltei finalmente a recebê-los. O curioso é que a maioria deles vieram de países cujo ID não corresponde à imagem no postal. Este é um oficial da Alemanha mas a aldeia de Filzmoos situa-se na Áustria.
 
Foto: Erwin Trampitsch, J. Mallaun
DE-15631064, enviado pelo Adrian.
Filzmoos é uma pitoresca aldeia de montanha no coração dos Alpes de Salzburgo, rodeada por picos imponentes e prados alpinos.
Situada a uma agradável altitude de mais de 1.000 metros acima do nível do mar, a sul da cidade de Salzburgo, Filzmoos é a vila de caminhadas austríaca, a região de escalada número 1 em SalzburgerLand e a vila de ciclismo dos Alpes. Uma rede de trilhos de caminhada com cerca de 250 quilómetros em todos os níveis de dificuldade aguarda os entusiastas de caminhadas.
Graças à sua localização perfeita no coração de Ski Amadé, os esquiadores e snowboarders ficarão encantados. Cerca de 760 quilómetros de pistas e 270 teleféricos fazem desta área de ski o maior paraíso de ski da Áustria. Aqueles que procuram natureza tranquila e preservada encontrarão paz e relaxamento enquanto praticam ski de fundo, ski de passeio, caminhadas com raquetes de neve e caminhadas de inverno.

domingo, 13 de julho de 2025

Dresden - Alemanha

 Há alguns meses, quando decidi viajar para a República Checa, eu e o meu amiga decidimos também visitar Dresden, quando percebemos que não ficava assim tão longe de Praga. É um dos passeios de um dia sugeridos a partir de Praga, mas nós acabámos por passar dois dias lá. Dresden era a cidade que eu mais queria visitar na Alemanha e estava super entusiasmada por finalmente ir lá, Adorei!! 
Inicialmente tinha um postal muito específico em mente para enviar de lá, mas acabei por enviar este. Esta é uma vista da Catedral de Dresden, à esquerda, o palácio à direita e a estátua equestre do Rei Johann (João), que governou a Saxónia de 1854 a 1873.
 
Photo: Mirko Stelzner
A Catedral de Dresden, chamada em alemão de Hofkirche, é a igreja católica mais importante da cidade. 
A Hofkirche foi projetada pelo arquiteto Gaetano Chiaveri entre 1738 e 1751. A igreja foi encomendada por Augusto III, Eleitor da Saxónia e Rei da Polónia, enquanto a cidade protestante de Dresden construía a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) entre 1726 e 1743. Embora a população em geral da cidade fosse protestante, os seus governantes eram católicos. O Eleitor Católico construiu a catedral para seu próprio uso e para uso de outros altos funcionários, ligando-a ao palácio de Dresden, através de uma ponte. 
A igreja foi gravemente danificada em fevereiro de 1945 durante o bombardeamento de Dresden na Segunda Guerra Mundial. O edifício foi restaurado em 1962 pelo governo da Alemanha de Leste. Foi restaurado no início do século XXI após a reunificação, incluindo a reconstrução da ponte para o palácio.
O Palácio Real é um dos edifícios mais antigos de Dresden. Durante quase 400 anos, foi a residência dos eleitores (1547-1806) e dos reis (1806-1918) da Saxónia, da Casa Albertina de Wettin, bem como dos Reis da Polónia (1697-1763). É conhecido pelos diferentes estilos arquitetónicos empregues, desde o Barroco ao Neorrenascimento. Hoje, o castelo residencial é um complexo museológico que alberga o Grünes Gewölbe, que contém a maior coleção de tesouros da Europa, o Gabinete Numismático, a Coleção de Gravuras, Desenhos e Fotografias e o Arsenal de Dresden com a Câmara Turca. Alberga também uma biblioteca de arte e a administração das Coleções de Arte Estatais de Dresden.

Santuário e Pórtico di San Luca - Bolonha

Nos últimos dias, a UNESCO tem anunciado os novos locais classificados como Património Mundial. Enquanto colecionadora de postais destes locais, estou sempre interessada em saber quais os que serão adicionados à lista. No entanto, este ano parece que não vai ser fácil conseguir postais da maioria dos candidatos!! Nem sequer tenho, e na verdade nunca vi, postais do candidato português, que por altura já sabemos que não será classificado. 
Por outro lado, a Itália acrescentou mais um locais à sua já longa lista de locais classificados. A Itália acrescenta novos locais quase todos os anos e 2021 não foi exceção. O Pórtico de San Luca, em Bolonha, juntamente com os outros pórticos da cidade, foi incluído na lista do Património Mundial da UNESCO nesse ano. Em Maio, o Óscar fez uma curta viagem de trabalho a Bolonha, mas teve tempo para visitar um pouco da cidade e enviar-me um postal. 
Já estive na cidade duas vezes e gostaria de voltar outra vez. Numa futura terceira visita, quero fazer a caminhada ao longo do pórtico e visitar o santuário. Falando no santuário, o postal foi enviado pela Marita em 2011.
 

O Santuário di San Luca, localizado no Colle della Guardia, é o símbolo de Bolonha e um local de culto religioso há séculos. Está ligado ao centro da cidade pelo pórtico com o mesmo nome.  Com quase quatro quilómetros e mais de 600 arcos, é o pórtico mais longo do mundo. São nada menos que 3.796 metros cobertos e bem pavimentados, composto por 316 arcos para o percurso na planície, desde a Porta Saragozza até ao arco de Meloncello, e 350 arcos para o troço montanhoso, desde a passagem de Meloncello até ao santuário, num total de 666 arcos. O número de arcos tem um profundo significado simbólico: 666 é o número do diabo, e o longo e sinuoso pórtico evoca a serpente, ou seja, o diabo, e termina aos pés do Santuário, remete para a iconografia do diabo derrotado e esmagado sob os pés de Nossa Senhora.

 

Photo: Alessandro Canova
O pórtico começou a ser construído em 1674 e, durante a semana da Ascensão, uma procissão percorre-o transportando a Madona Bizantina com o Menino até à Catedral desde 1433. A igreja do Santuário foi, no entanto, construída no final do século XVIII para substituir uma construção anterior do século XV. O santuário oferece vistas maravilhosas da paisagem circundante. Além disso, o terraço panorâmico, inaugurado em 2017 a uma altitude de 42 metros acima do Colle della Guardia (300 m acima do nível do mar), permite aos visitantes admirar uma vista única de 180° de Bolonha, desde as colinas até ao centro, estendendo-se até Casalecchio di Reno.
 

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Maio 25

 Ainda falta chegar um postal de Abril, por isso avanço com os de Maio.
 
www.papersisters.de

Gosto muito dos postais Happy Postcrossing mas os dos países são os meus preferidos. O da França já vai na 3ª versão mas eu ainda não tinha nenhum. Merci Lara. 
Torre Eiffel, Nimes, Pont du Gard, Mont Saint Michel, baguete e croissant, vinho e champanhe, etc., não há dúvidas de que este é um postal francês.

Até pode parecer centenária, mas a Mesquita Branca é um monumento arquitetónico relativamente novo em Bolgar. Construída em 2012 perto da entrada da cidade, a grandiosidade do edifício atrai os visitantes, e o design oriental da mesquita cria uma atmosfera de conto de fadas. A inspiração para a Mesquita Branca veio de algumas das melhores obras de arquitetura islâmica do mundo. O complexo da mesquita inclui uma área de oração com uma elegante arcada de 88 colunas orientais, torres de minaretes requintadas e uma cúpula principal adornada com vitrais complexos. No interior, o salão de orações apresenta colunas altas com coroas em forma de crescente, enquanto as paredes exibem versículos do Corão em elegante escrita árabe.
O postal foi enviado pela Yuliya.

Este não é o meu primeiro postal desta igreja em Gierviaty. Este foi enviado pela Anastasiya. 
A Igreja da Santíssima Trindade em Gierviaty foi construída no início do século XX, no local onde existia uma antiga igreja católica de madeira do século XVI. 
5 factos interessantes sobre a Igreja da Santíssima Trindade: 
* A igreja de Gierviaty é um dos três templos mais altos da Bielorrússia;
* Foi construída de propósito uma olaria perto da aldeia  para fornecer o material para a construção da igreja;
* Diariamente trabalharam cerca de 70 pessoas na construção;
* Para aumentar a resistência da massa de construção, foram adicionados ovos de galinha crus, recolhidos junto dos habitantes locais;
* A igreja tem uma acústica impressionante. As suas paredes albergam um órgão antigo de 1882, feito por um artesão musical de Vilnius especificamente para as capacidades acústicas da igreja. Hoje em dia, realizam-se aqui concertos de música de órgão, com a presença de convidados da Bielorrússia e do estrangeiro.
 
Também não é o meu primeiro postal desta igreja. 
A Missão San Xavier del Bac é uma missão histórica católica espanhola a cerca de 16 km a sul do centro de Tucson, no Arizona. Classificada como Marco Histórico Nacional, esta missão foi fundada como missão católica pelo Padre Eusebio Kino em 1692. A construção da atual igreja começou em 1783 e foi concluída em 1797. Sendo a estrutura europeia intacta mais antiga do Arizona, o interior da igreja está repleto de maravilhosas estátuas originais e pinturas murais. É um local onde os visitantes podem realmente recuar no tempo e entrar num autêntico espaço do século XVIII. 
O postal foi enviado pela Karissa.

Monthly Fav. Surprise RR - Março 2025

Passaram-se alguns meses desde que postei postais deste RR pela última vez. É que alguns têm demorado a chegar. O que faltava de Março só chegou há poucos dias.
 

Quando vi este postal pensei que fosse do Myanmar mas não, é da China. No entanto não estava totalmente errada, este pagode na cidade de Menglong, em Jinghong, foi inspirado nos pagodes do Myanmar.
Os Pagodes de Manfeilong foram originalmente construídos em 1203. São compostos por 9 pagodes – um grande pagode no centro, rodeado por 8 pequenos.
O postal foi enviado pela(o) Qian.
 
A Mandy enviou este postal no final de Março mas só cá chegou há poucas semanas. 
O Pagode Longhua, localizado junto ao Templo Longhua, em Xangai, é considerado o mais bem preservado pagode de vários andares, da Dinastia Song (960-1279), na região. 
O pagode octogonal de sete andares tem mais de 40 metros de altura. No seu interior, existem quatro portas e quatro nichos nas paredes de cada piso.
 
Apesar de ser da Bielorrússia, a Tanya envia frequentemente postais russos. Este retrata o Campanário de Ivan, o Grande, e a Catedral da Assunção, no Kremlin de Moscovo. 
O Campanário de Ivan, o Grande, é uma torre de igreja dentro do complexo do Kremlin de Moscovo. Com uma altura total de 81 metros, é a torre e a estrutura mais alta do Kremlin. Foi construído no início do século XVI pelo arquiteto italiano Bon Fryazin, como centro da Praça da Catedral para as três catedrais ortodoxas russas, nomeadamente a da Assunção (a mais próxima da torre), a do Arcanjo e a da Anunciação, que não possuem campanários próprios. 
A Catedral da Assunção foi originalmente construída em 1326, sob o reinado de Ivan I. A catedral foi reconstruída entre 1475 e 1479 a pedido do grão-príncipe Ivan III, segundo um projeto do arquiteto italiano Aristóteles Fioravanti. De 1547 a 1896, teve lugar aqui a coroação dos monarcas russos. Além disso, a catedral é o local de enterro da maioria dos Metropolitas de Moscovo e Patriarcas da Igreja Ortodoxa Russa; ela também faz parte dos Museus do Kremlin de Moscovo.

O Farol de Pilsum é provavelmente o único farol alemão cujo nome sei de imediato. O postal foi enviado pela Katharina. 
O Farol de Pilsum foi construído em 1889 para servir de farol ao canal de Emshorn, na costa alemã do Mar do Norte. Guiou navios pelo estreito canal até 1915. Durante a Primeira Guerra Mundial, a sua luz foi apagada para que os navios inimigos não pudessem navegar pela rota. Depois disso, deixou de ser necessário, pois o canal foi alterado. A altura da torre é de 11 metros, enquanto a altura da luz em relação ao nível do mar é de 15 metros. Hoje, a torre é um dos símbolos mais conhecidos da Frísia Oriental.