quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Stonehenge - Inglaterra

 Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze, localiza-se no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra. É uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase 50 toneladas. 
É um dos locais mais famosos do mundo e foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 1986, juntamente com Avebury, tornando-se num dos primeiros locais no Reino Unido a ser classificado como Património Mundial.
 

Os trabalhos em Stonehenge começaram há cerca de 5000 anos, mas a construção foi feita por etapas ao longo de muitos anos. O círculo de pedras data de cerca de 2500 a.C., no final do período Neolítico. Não sabemos exatamente como as pedras foram trazidas para Stonehenge, mas algumas delas – as pedras azuis – vieram das Colinas Preseli, no sudoeste do País de Gales, a mais de 250 km de distância. Só podemos especular sobre qual era o propósito de Stonehenge. Mas o facto de o sol nascer sobre a Pedra do Calcanhar no dia mais longo do ano (solstício de verão) e se pôr sobre ela no dia mais curto (solstício de inverno) sugere que se tratava de um templo pré-histórico alinhado com os movimentos do sol.

 

US-11556461, enviado pela Charlene.
Os construtores de Stonehenge ergueram as pedras utilizando juntas normalmente encontradas apenas em marcenaria e não vistas em qualquer outro monumento pré-histórico. Isto torna-o o círculo de pedras mais sofisticado arquitetonicamente do mundo. 
Longe de estar isolado, Stonehenge faz parte de um notável complexo de sítios pré-históricos ligados por toda a paisagem de Wiltshire.

NL-6022442

Precisei de usar novamente o Google Images para identificar este farol e a sua localização. O postal é um oficial da Holanda, mas o farol está na Alemanha.
 
Photo: Dirk Petersen
NL-6022442, enviado pela Ester. 
O farol de Westmole localiza-se em Warnemünde, na Alemanha. O farol está na ponta de um molhe de pedra, com vista para o Mar Báltico.

FR-1816640

 Nunca tinha ouvido falar do Queyras antes de receber este postal e depois de ter pesquisado sobre ele, posso dizer que esta foto não faz justiça à beleza do local.
Trata-se de um vale, também um dos 58 parques naturais regionais franceses, localizado no departamento de Hautes-Alpes, no sudeste de França. Queyras é uma das mais antigas cadeias montanhosas dos Alpes e foi uma das últimas a ser aberta ao turismo público no final do século XX, permanecendo, por isso, relativamente intocado pela destruição ambiental. 
Para os entusiastas de caminhadas, existem vários trilhos para explorar. Um dos mais populares é o dos Lagos de Malrif. Imagino-me a caminhar por lá.
 
Photo: J. Sierpinski
FR-1816640, enviado pela Myriam.
Os Lagos du Malrif são uma série de três lagos glaciares localizados a poucas centenas de metros uns dos outros. 
A caminhada de 12 quilómetros e 6 horas e 30 minutos começa em Aiguilles, oferecendo vistas deslumbrantes dos lagos aninhados entre montanhas e prados verdejantes. 
O lago no postal é o Lago Grand Laus, localizado a uma altitude de 2.579 metros. É o maior dos três lagos.

sábado, 16 de agosto de 2025

Étretat - França

Aqui está um local que não me importaria de visitar. Quem já lá esteve foi a Raquel que me enviou o primeiro postal em 2012. O segundo postal chegou há dias, enviado da Alemanha.
Étretat é uma localidade na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Seine-Maritime, no noroeste da França.
Étretat é conhecida pelas suas falésias, incluindo 3 arcos naturais e uma formação pontiaguda chamada L'Aiguille ou Agulha, que se eleva 50 metros acima do mar. Estes penhascos e a estância de praia atraíram diversos aartistas incluindo Eugène Boudin, Gustave Courbet e Claude Monet.

 Foto: F. Godard
Formadas há milhões de anos sob um mar que cobria a Normandia, as falésias de Étretat são o resultado da acumulação de calcário e sílex por organismos marinhos, posteriormente elevados por movimentos tectónicos. A erosão provocada pelas ondas, vento e geada esculpiu os arcos e as agulhas que vemos hoje. A brancura das falésias provém do calcário, enquanto as faixas pretas são feitas de sílex, outrora utilizado para fazer fogo.

Huber Images / Kamel
DE-15634166, enviado pela Caro.
A Porte d'Aval, um enorme arco de sílex, foi esculpida pelas ondas que batiam na extremidade da Falaise d'Aval. A agulha de 51 metros de altura testemunha o passado geológico das falésias de Étretat. Tornou-se famosa, ganhou reputação universal e inspirou muitos pintores e escritores. É oco e albergava o tesouro dos Reis de França descoberto por Arsène Lupin, tal como narrado no romance de Maurice Leblanc, "A Agulha Creuse". Podem descobrir mais sobre este enigma visitando Le Clos Lupin, a propriedade adquirida pelo romancista em 1919.

sábado, 9 de agosto de 2025

Viúvas da Nazaré

Contribuições da Paula e da Vitória para a minha colecção de velhotes. De realçar que o postal da Vitória foi enviado do encontro de Leiria.

Âncora
Estas nazarenas vestem o traje de luto, e são muito possivelmente, viúvas de pescadores. O traje das viúvas é o menos conhecido da Nazaré por ser cada vez mais raro. É todo em preto, sem rendas ou bordados, sendo as saias de baixo cinzentas. Actualmente só as mulheres mais idosas continuam a usar este traje. 
 
Forways, Lda
Passeando pela marginal da Praia da Nazaré, é possível ver várias filas de paneiros, uma espécie de rede, com peixe a secar ao ar livre. A secagem de peixe na Nazaré é uma tradição e um traço da identidade local. 
As origens desta tradição permanecem desconhecidas, mas esta seria a melhor forma de conservar os alimentos em tempos de escassez. A secagem de peixe era a forma de alimentar as suas famílias e de ter peixe para vender nos mercados regionais. 
O peixe seco é geralmente guardado por um idoso local com trajes tradicionais. No caso deste postal, parece ser uma viúva.

Enconstros dos 20 anos do Postcrossing

 O mês passado o Postcrossing fez 20 anos e foram muitas as formas de celebrar esta data tão especial. Os encontros são certamente uma das melhores formas de o fazer e no total realizaram-se 179 encontros em vários locais do mundo. 
 
Photo by Clementina postcardshop
The Postcrossing logo is a registered trademark
  
 Cá por terras lusas realizaram-se dois encontro. Confesso que nem dei pelo do Porto. O de Leiria soube que ia acontecer mas eu não consegui ir. O Miguel foi e enviou-me este postal.
 
The Postcrossing logo is a registered trademark
Tenho a certeza que na Finlândia se devem ter organizado vários encontros. Este foi na cidade de Jyväskylä e o postal foi enviado pela Heidi.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Monthly Fav. Surprise RR - Junho 25

 De Abril, avanço para Junho com postais da Alemanha, Suiça, Finlândia e EUA.
 
www.hans.fineart.com
 
Há alguns posts atrás, referi que tinha estado em Dresden em Junho. Vi lá este postal e quase o comprei! Mal sabia eu que uma semana depois o encontraria na minha caixa de correio. A Marei visitou a cidade na Páscoa.
Se gostam de subir torres e apreciar belas vistas, então a subida à plataforma de observação da Frauenkirche é uma das coisas que têm de fazer na cidade. Eu subi, as vistas são bonitas, mas achei que 10€ para subir foram demais. 
A subida à plataforma é uma experiência única. Na torre de escadas G, 174 degraus conduzem a uma altura de 29 metros. O esforço vale definitivamente a pena: graças às grandes janelas de vidro, os visitantes podem admirar o interior da igreja e as pinturas da cúpula interior. O caminho continua por escadas estreitas até à chamada rampa em espiral, um corredor em espiral que sobe continuamente. Nele, os visitantes circulam a cúpula exterior duas vezes e meia. Este troço é extenuante: afinal, o caminho, que antes era utilizado como "trilho de burros" e tem o nome correspondente, tem uma inclinação de 14%. Mais dois lanços de escadas – um deles em forma de escada íngreme – levam os visitantes até à plataforma de observação com 67 metros de altura. Aí, tem-se uma vista única de Dresden e arredores.
 
Foto: H. Schaer
Já estive na Suíça duas vezes, mas nunca visitei o Castelo de Chillon, o edifício histórico mais visitado do país. Mais de 400.000 visitantes visitam-no todos os anos. Nunca lá fui, mas tenho alguns postais do castelo. Este foi enviado pela Grace.
Quem visita o castelo pode ver as pinturas murais do século XIV, as abóbadas subterrâneas, os salões de desfile e o quarto (que foi preservado na sua forma original) que datam da época do domínio bernês. Todo o complexo é composto por 25 edifícios e três pátios, protegidos por duas muralhas circulares.

Photo: Antti Raassina
 
Tentei mas não descobri nada sobre esta foto, nem a sua localização na Finlândia. A Minna também não escreveu nada sobre ela e o google images desta vez não ajudou em nada.
 
Photo: Konstantino Hatzisamos
Eu sei que os selos precisam de ser cancelados, mas é mesmo necessário riscá-los com a caneta? Wouldn't it be beautiful? é um graffiti no East Village, em Nova Iorque, e é tudo o que sei sobre ele. Como a maioria dos meus postais de arte de rua de Nova Iorque, este também foi enviado pela Nan.

Monthly Fav. Surprise RR - Abril 25

 Vamos recuar até Abril com estes postais do MFS RR.
 

A Xiny pode ter enviado este postal em Abril, mas só chegou na semana passada. 
Situado a oeste da área urbana central de Hangzhou, na província de Zhejiang, o Lago Oeste abrange uma área de 4.235,76 hectares. É mundialmente famoso pelas suas paisagens naturais, pelos dez lugares cénicos com nomes poéticos e pela sua extensa história e rico espólio cultural.  
Sendo o "Lago Cultural" mais proeminente da história chinesa, o Lago Oeste sempre foi um local de grande significado espiritual e é amplamente conhecido como um "Paraíso na Terra". Em Junho de 2011, a Paisagem Cultural do Lago Oeste de Hangzhou foi classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
 
 
 A Nataliya também enviou um postal de um lago que também é um local UNESCO. 
Maloe More é um estreito no Lago Baikal, na Rússia. Separa a maior ilha do lago, a Ilha Olkhon, da costa oeste do Baikal. O comprimento do estreito é de cerca de 70 km e 5 a 16 kms de largura. A profundidade máxima é de 210 metros, na parte norte. A sul, o estreito de Maloe More está ligado à parte central do lago através do estreito Portão Olkhon.
 
Christian Bäck
Um novo moinho de vento alemão, o mais antigo ainda existente na Frísia Oriental.
O Moinho Postal de Dornum foi construído em 1626, durante a Guerra dos Trinta Anos. 
O postal foi enviado por Merle.

www.papersisters.de
Agora recuamos ainda mais no tempo com este postal, enviado pela Michelle, que recorda alguns acontecimentos de 2024, como o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha, o Campeonato do Mundo de Hóquei no Gelo na República Checa, as eleições europeias e americanas e os Jogos Olímpicos de Verão em Paris.

domingo, 3 de agosto de 2025

PT-1

 O PT-1 foi o primeiro postal oficial enviado e penso que podemos chamar-lhe o "pai" de todos os postais Postcrossing. Foi enviado pelo Paulo para a Ana em Julho de 2005 e foi assim que tudo começou. Este postal aqui é uma reedição comemorativa desse postal e celebra os 20 anos do Postcrossing e das amizades que se foram criando através dos postais. 
Ora bem, falando de amizade, a Marie, que me enviou este postal especial, é provavelmente a postcrosser não portuguesa com quem mantenho contacto há mais tempo. Trocámos os nossos primeiros postais em 2008 e ainda enviamos postais uma à outra de vez em quando. 
 
 Photos: Jean Guichard
Três faróis bonitos, mas de onde são? Não fazia ideia, mas o Google Images foi mais uma vez muito útil e deu-me as suas localizações. São todos faróis canadianos. 
Os faróis brancos estão ambos situados na Ilha do Príncipe Eduardo. O da esquerda é o Farol de Panmure Head, uma torre de madeira cónica e octogonal de 17,7 metros, localizada na extremidade norte de uma praia arenosa na Ilha de Panmure, na costa leste da Ilha do Príncipe Eduardo. É o farol de madeira mais antigo da ilha e é um símbolo da comunidade piscatória e agrícola local da Ilha de Panmure há mais de 150 anos. Com o seu design clássico e destaque visual em relação à terra e à água, representa frequentemente a Ilha do Príncipe Eduardo em materiais turísticos da província e continua a ser uma grande atração turística na região.
O farol branca à direita é o Farol de Souris Leste, erguido em 1880. É uma torre de madeira quadrada, branca e vermelha, com uma lanterna redonda. O farol está 14,3 metros acima do penhasco em Knight Point, com vista para a cidade de Souris. O Farol de Souris Leste sempre foi o símbolo da cidade e da região. Uma residência anexa foi removida em 1959, e o farol passou para eletricidade em 1961. Em 1991, reformou-se Frank McIntosh, o seu último faroleiro e o último faroleiro da Ilha do Príncipe Eduardo.

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - Brasil

 Não há dois sem três e então aqui fica mais um postal de um parque nacional que também está classificado como Património Mundial. A classificação aconteceu o mês passado e assim o Brasil juntou mais um local à sua lista de locais UNESCO. O Cânion do Rio Peruaçu, localiza-se no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, talvez o estado brasileiro de onde tenho mais postais. No entanto, apesar de já ter recebido imensos postais de lá e de lá ter comprado outros tantos, não tinha nenhum postal desde parque. 
A Luzia não esperou muito para me fazer uma surpresa e no dia a seguir à classificação do local, escreveu-me este postal. Foi assim uma surpresa em jeito de celebração dos 20 anos do Postcrossing, aliás, diz ela que estava a participar no lounge do Postcrossing, no dia do aniversário!! Obrigada Luzia. 
 
Foto: Lumachadocastro
O parque apresenta paisagens cársicas dramáticas, um complexo de mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres, além de uma rica biodiversidade.
Os sistemas de grutas horizontais do parque, formados em rochas carbonatadas, revelam espeleotemas impressionantes, dolinas colapsadas, arcos calcários e rios subterrâneos. Desenvolvido no estável cratão de São Francisco, a paisagem reflete as principais alterações climáticas e geológicas do Plio-Pleistoceno.  O parque está situado na intersecção dos biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica, albergando mais de 2.000 espécies de plantas e animais, incluindo muitas ameaçadas de extinção.