Nos últimos dias, a UNESCO tem anunciado os novos locais classificados como Património Mundial. Enquanto colecionadora de postais destes locais, estou sempre interessada em saber quais os que serão adicionados à lista. No entanto, este ano parece que não vai ser fácil conseguir postais da maioria dos candidatos!! Nem sequer tenho, e na verdade nunca vi, postais do candidato português, que por altura já sabemos que não será classificado.
Por outro lado, a Itália acrescentou mais um locais à sua já longa lista de locais classificados.
A Itália acrescenta novos locais quase todos os anos e 2021 não foi exceção. O Pórtico de San Luca, em Bolonha, juntamente com os outros pórticos da cidade, foi incluído na lista do Património Mundial da UNESCO nesse ano. Em Maio, o Óscar fez uma curta viagem de trabalho a Bolonha, mas teve tempo para visitar um pouco da cidade e enviar-me um postal.
Já estive na cidade duas vezes e gostaria de voltar outra vez. Numa futura terceira visita, quero fazer a caminhada ao longo do pórtico e visitar o santuário. Falando no santuário, o postal foi enviado pela Marita em 2011.


O Santuário di San Luca, localizado no Colle della Guardia, é o símbolo de Bolonha e um local de culto religioso há séculos. Está ligado ao centro da cidade pelo pórtico com o mesmo nome. Com quase quatro quilómetros e mais de 600 arcos, é o pórtico mais longo do mundo. São
nada menos que 3.796 metros cobertos e bem pavimentados, composto por
316 arcos para o percurso na planície, desde a Porta Saragozza até ao
arco de Meloncello, e 350 arcos para o troço montanhoso, desde a
passagem de Meloncello até ao santuário, num total de 666 arcos.
O número de arcos tem um profundo significado simbólico: 666 é o número
do diabo, e o longo e sinuoso pórtico evoca a serpente, ou seja, o
diabo, e termina aos pés do Santuário, remete para a iconografia do
diabo derrotado e esmagado sob os pés de Nossa Senhora.
Photo: Alessandro Canova
O pórtico começou a ser construído em 1674 e, durante a semana da Ascensão, uma procissão percorre-o transportando a Madona Bizantina com o Menino até à Catedral desde 1433. A igreja do Santuário foi, no entanto, construída no final do século XVIII para substituir uma construção anterior do século XV.
O santuário oferece vistas maravilhosas da paisagem circundante. Além disso, o terraço panorâmico, inaugurado em 2017 a uma altitude de 42 metros acima do Colle della Guardia (300 m acima do nível do mar), permite aos visitantes admirar uma vista única de 180° de Bolonha, desde as colinas até ao centro, estendendo-se até Casalecchio di Reno.
Sem comentários:
Enviar um comentário