quarta-feira, 11 de março de 2009

Unescos do Reino Unido

Há um mesito e tal a Julia de Inglaterra, deixou um comentário no blog dizendo que tinha alguns postais da minha wishlist. E de facto tinha bastantes e eu optei por escolher postais unesco. Tinha escolhido outros 3 no caso de ela não poder enviar estes mas hoje recebi o envelope dela e fiquei agradavelmente surpreendida. Eu só tinha indicado quais os locais dos quais gostaria de ter postais e ela enviou estes 2 fantásticos postais.

"O Palácio de Bleinheim é um monumental palácio rural, situado em Woodstock. Foi construído entre 1705 e cerca de 1722.
Esta construção foi inicialmente planeada para ser oferecida por uma nação agradecida, a John Churchill, 1° Duque de Marlborough, pela sua vitória na Batalha de Blenheim (1704) contra os franceses e os bávaros, ocorrida na Alemanha durante a Guerra de Sucessão Espanhola.
Desenhado no raro e breve estilo Barroco inglês, a apreciação arquitectónica do palácio está tão dividida hoje como estava na década de 1720. Blenheim é único na sua combinação de casa da família Churchill, mausoléu e monumento nacional. O palácio também é famoso por ter sido o local de nascimento e casa ancestral do antigo primeiro-ministro, Sir Winston Churchill." - in:
wikipédia

New Lanark é uma aldeia nas margens do rio Clyde na Escócia. Foi fundada em 1785 por David Dale que aí quis construir fábricas de algodão e residências para os trabalhadores. Dale escolheu este lugar para aproveitar a energia hidráulica oferecida pelo rio. Com a direcção de Dale e mais tarde com a do seu genro Robert Owen, as fábricas prosperaram e New Lanark converteu-se num exemplo de socialismo utópico.
As fábricas de New Lanark funcionaram até 1968. Depois de um período de decadência, fundou-se em 1975 o New Lanark Conservación Trust com o obejctivos de impedir a destruição da aldeia. Hoje em dia, a maioria dos edifícios foi recuperada e a aldeia converteu-se numa atracção turística. É um dos 4 lugares da Escócia reconhecidos como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Sem comentários: