quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Herrnhut - Alemanha

 Este ano a Alemanha colocou 2 locais na lista do Património Mundial da Humanidade. Eu já tinha postais do Castelo de Schwerin e passados poucos dias depois de ter entrado para a lista, recebi este de Herrnhut, enviado pelo Marcel. Herrnhut. Esta localidade alemã faz agora parte de um sítio transnacional, que inclui também povoações da Igreja Morávia nos EUA, Dinamarca e Irlanda do Norte.  
A Igreja Morávia, também conhecida como Unitas Fratrum, é uma das primeiras denominações protestantes e foi fundada em Herrnhut em 1722 por refugiados protestantes da Boémia, Morávia, Silésia e Escandinávia. Hoje é conhecido mundialmente pelo seu trabalho missionário, estilo de vida simples e “Daily Watchword”, uma publicação anual que contém uma seleção de pequenos versículos bíblicos para cada dia do ano.
 
Fotos: Berthold, Dresden
Herrnhut, uma pequena cidade da Alta Lusácia, a aproximadamente 100 kms leste de Dresden, não é apenas o local onde a Igreja Morávia foi fundada, mas também um excelente exemplo do modo de vida desta comunidade religiosa.   
Quem visita a comunidade por admirar o traçado único e estritamente simétrico de Herrnhut, com praças espaçosas e instalações comuns. Com as atividades missionárias da Igreja Morávia, mais de 30 colonatos em todo o mundo foram construídos de acordo com os princípios estabelecidos na comunidade-mãe da Morávia, na Saxónia.  
Herrnhut é também conhecida pela icónica “Estrela de Herrnhut”, ou “Estrela da Morávia” que é reconhecida mundialmente como um símbolo desta comunidade religiosa. Teve origem há mais de 180 anos na Saxónia e hoje, esta estrela única de 25 pontas é considerada a origem de todas as estrelas de Natal e tornou-se uma decoração festiva popular em todo o mundo.

Sem comentários: