segunda-feira, 28 de outubro de 2024

BY-3207973

 Tenho vários postais de igrejas da Bielorrússia nos meus favoritos e este também lá estaria se algum dia o tivesse visto. Bonita igreja.

Luzhki - é uma aldeia do distrito de Sharkaŭshchyna, região de Vitebsk, na Bielorrússia. A principal atração da aldeia de Luzhki é a igreja católica de São Miguel Arcanjo, construída de 1744 a 1756.
 
BY-3207973, enviado pela Ira.
Originalmente, a igreja de Luzhki fazia parte de um mosteiro, que foi aqui fundado em 1741. Após a revolta de 1830, este mosteiro, como muitos outros mosteiros católicos no território da moderna Bielorrússia, foi encerrado. Em 1843 a igreja foi transferida para a Igreja Ortodoxa, ligeiramente reconstruída e convertida. Após a Primeira Guerra Mundial, quando a aldeia de Luzhki fazia parte da Polónia, a igreja voltou a ser católica. Em 1949, a igreja foi encerrada pelas autoridades soviéticas. Posteriormente, o edifício do templo foi renovado e utilizado como depósito de fertilizantes minerais. No final da década de 1980, a igreja foi devolvida à Igreja Católica e restaurada.  
A igreja é uma personificação muito viva da arquitetura do chamado barroco "Vilna", destacando-se entre outras igrejas da Bielorrússia porque a sua fachada principal dá a impressão de estar curvada no interior. Este efeito é conseguido devido ao facto de as duas altas torres da fachada principal não estarem no mesmo plano, mas sim rodadas em ângulo.

Sem comentários: