Já me deram uns quantos postais de Ponte de Lima, já lá comprei outros tantos mas este é o primeiro que recebo na caixa de correio e o primeiro que mostro aqui. Foi enviado pelo Óscar para me desejar um Feliz Natal.
Conhecida pelos romanos como Limia, nome que provém do rio que os gregos se designavam por Lethes (Esquecimento), Ponte de Lima é palco de um vasto lastro patrimonial.
Ponte de Lima uma das vilas mais antigas de Portugal, com carta de foral outorgada pela rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques, a 4 de março de 1125, convida-o hoje a desfrutar desta história, através dos arruamentos medievais e dos monumentos do Centro Histórico (...).
O ex-libris de Ponte de Lima, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha e a passa ainda em dois arcos. Depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. - in: https://www.visitepontedelima.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário