domingo, 22 de dezembro de 2024

Catedral de Salamanca

O encontro de Natal no mês passado não foi o primeiro encontro entre portugueses e espanhóis em Salamanca. Em Outubro de 2009 a cidade foi invadida por um pequeno grupo de portugueses, eu incluída, e 2 espanholas, que atacaram sem dó nem piedade todas as lojas de recuerdos com postais à vista :)
O encontro deste ano foi a 23 de Novembro, o dia dos meus anos, e o Miguel enviou-me um postal da bela catedral para me desejar os parabéns, ao qual junto o postal que enviei para mim em 2009.

IMAGEN SA. 17 * Fotografia: Carlos Santiago
 Quando falamos da Catedral de Salamanca referimo-nos especificamente a dois templos unidos. Por um lado, está a Sé Velha do século XII-XIII e, por outro, a Sé Nova do século XVI.
A Catedral Velha é de estilo românico e destaca a Torre do Galo. No interior deste templo, que começou a ser construído no final do século XII, encontra-se a capela de San Martín ou do Óleo. Destaque também para o retábulo-mor, que data do século XV, da autoria de vários pintores liderados por Dello Delli.
A pintura mural que cobre a abóbada é obra de Nicolás Florentino. Nesta grande pintura você pode observar a imagem de Cristo no Juízo Final. A Catedral Velha atrai o olhar do visitante pelos belos túmulos de bispos e figuras nobres em seu interior.


Na Catedral Nova, construída no século XVI e concluída no século XVIII por Churriguera, encontra-se a imagem da Virgem da Assunção, esculpida em 1624 pelo escultor Esteban de Rueda. Na Catedral Nova destacam-se os bancos do coro desenhados por Joaquín Churriguera em 1727. O coro barroco do templo é muito bonito e apresenta imagens renascentistas como a Virgem de Loreto e as de San Juan Bautista. - in: https://www.spain.info

Encontro de Natal em Salamanca

 Há um mês postcrossers de Portugal e Espanha encontraram-se em Salamanca para celebrar o Natal, os postais, o postcrossing e a Península Ibérica.
 
The Postcrossing logo is a registred trademark * by pensilcard
Eu não fui ao encontro mas alguém se lembrou de mim. Obrigada Miguel.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Minas de Ouro da Ilha Sado - Japão

Este não é um postal típico e confesso que não fiquei especialmente feliz quando o recebi mas, como já disse várias vezes, não se pode ser muito esquisito quando se trata de postais de locais UNESCO. Foi enviado por Rachelle.  
As Minas de Ouro da Ilha Sado são o mais recente local classificado do Japão, adicionado à lista do Património Mundial há alguns meses. 
A Ilha Sado é uma ilha remota no Mar do Japão, a 45 quilómetros a oeste da cidade de Niigata. A ilha é há muito chamada de Ilha do Ouro devido à existência de muitas minas. O pó de ouro começou a ser extraído por volta do século XII. Foram produzidas 78 toneladas de ouro e mais de 2.330 toneladas de prata.
 
A exploração das minas começou em 1601 e durante quase 400 foram produzidas grandes quantidades de ouro e prata, até que a mineração parou em 1989. Para além da mineração, também se faziam moedas koban (moeda japonesa oval de ouro que esteve em circulação durante o Período Edo).   
Hoje, o local foi desenvolvido como uma atração turística, onde poderá conhecer as mudanças na tecnologia mineira e nos métodos de produção enquanto observa estruturas como os restos de poços de minas e instalações de tratamento de minério.

CN-3842054

 Que reflexos bonitos. É aqui, no leste da China, que nasce o rio Qiantang. Este rio é uma importante artéria comercial, percorre 459 quilómetros através de Zhejiang, passando pela capital da província, Hangzhou, antes de desaguar no Mar da China Oriental através da Baía de Hangzhou, a sul de Xangai.
 
CN-3842054, enviado pela Xu.
O rio é conhecido, juntamente com a Baía de Hangzhou, por ter o que é chamado pelos habitantes locais de "Dragão de Prata", o maior macaréu  do mundo, um fenómeno em que a borda da maré enchente forma uma onda (ou ondas) que pode subir a uma altura de 9 metros e sobe o rio, ou a baía estreita, a velocidades máximas de 40 km/h, contra a direção do rio ou da corrente da baía, e pode ser visto a milhas de distância.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Suzdal - Rússia

Suzdal é uma das cidades mais antigas da Rússia e remonta a 1024. É frequentemente chamada de cidade-museu do Anel de Ouro, pois preservou o seu aspeto original e possui vários de monumentos históricos, arte e arquitetura russa antiga. O encanto da cidade é tão grande que foi deixada intocada pela industrialização soviética que destruiu grande parte do património da Rússia.    
O Kremlin de Suzdal é a parte mais antiga de Suzdal que lançou as bases para o povoamento.
 
RU-10246170, enviado pelo Vladimir.
O coração do Kremlin é a Catedral da Natividade, que se encontra mesmo no meio do conjunto. A catedral é considerada a estrutura preservada mais antiga de Suzdal. Foi originalmente construída em 1222-1225 no local onde existia uma igreja anterior erguida por Vladimir Monomakh no século XI. A igreja anterior foi a primeira igreja cristã em Suzdal.  
Apenas a parte inferior da Catedral é de pedra branca original, enquanto o resto é de tijolos do século XVI. As paredes da catedral estão adornadas com frescos antigos dos séculos XIII a XVII. O interior é famoso pelas suas portas douradas (1230-1233). Os portões estão divididos em quadrados com cenas da vida de Cristo. 
A catedral é um dos oito Monumentos Brancos de Vladimir e Suzdal, património da UNESCO desde 1992.
 


A Igreja de madeira de São Nicolau foi construída na aldeia de Glotovo em 1720-1739 e foi transportada para este local no século XIX.

domingo, 24 de novembro de 2024

Milão - Itália

Antes da pandemia começar, a minha última viagem tinha sido em Outubro de 2019 à Itália e, depois de ter visitado vários locais, Milão foi a última paragem. Estes postais trazem-me boas memórias não só dessa viagem mas também da minha primeira visita à cidade em 2005. 
 

 IT-688761, enviado pela Patrizia.
Embora Milão possa não ser a primeira cidade em que os turistas pensam ao planear uma viagem à Itália, ela tem algumas atrações que vale a pena conhecer, sem falar na história.  
Santo Agostinho foi batizado numa basílica que ficava onde hoje é a Piazza del Duomo; os artistas Michelangelo e Leonardo da Vinci, o compositor Verdi, o grande tenor Enrico Caruso e o designer Giorgio Armani viveram e trabalharam aqui; Toscanini regia regularmente no La Scala; Napoleão foi coroado (na verdade, ele se coroou) dentro do Duomo; Mussolini fundou o partido fascista aqui; e todo o mundo da moda olha para as passarelas de Milão duas vezes por ano para ver as tendências da estação.
 
  
No centro da cidade, mais concretamente na Piazza del Duomo (Praça da Catedral), encontra-se o impressionante Duomo di Milano, a catedral de Milão. A construção desta catedral começou no século XIV e a igreja não foi concluída até meados do século XX. Todos os pormenores que se podem observar no exterior da igreja, como os torreões e a fachada de estilo barroco, foram acrescentados ao longo dos anos.
O Duomo é uma das maiores catedrais da Europa (sendo a maior a Basílica de São Pedro em Roma) medindo quase 12.000 metros quadrados. Quando nos aproximamos do Duomo, notamos que o edifício é realmente claro. Isso se deve ao uso do mármore branco. Também rapidamente se repara nas muitas torres pontiagudas (também chamadas de pináculos) e as mais de 2.000 estátuas. Não são precisos binóculos para ver de perto os pormenores arquitectónicos. É possível subir as escadas ou o elevador até oo terraço para observar cuidadosamente cada pequeno detalhe. Subir no telhado é uma oportunidade para aprender mais sobre a catedral de Milão, mas também apreciar a vista incrível.

 
O Teatro alla Scala é um dos teatros de ópera mais famosos do mundo.
Quando um incêndio destruiu o antigo Teatro Ducale em 1776, o arquiduque Fernando de Áustria ordenou a construção de um novo. O teatro foi construído no lugar onde estava a Igreja de Santa Maria alla Scala, que daria nome ao novo teatro da cidade.
Assim como outros teatros da época, o Teatro alla Scala também funcionou como casino durante algum tempo.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os bombardeamentos afetaram gravemente o teatro, que teve que ser reconstruído três anos depois. Em 2002, o teatro voltou a fechar suas portas para renovação e em 2004 foi reinaugurado com a primeira obra que havia sido representada em 1778, L’Europa Riconosciuta de Salieri.
O Teatro della Scala foi o lugar de estreia de importantes óperas ao longo da história, como Otello e Nabucco de Verdi, ou Madame Buterfly, de Giacomo Puccini. - in: https://www.tudosobremilao.com
 
IT-140921, enviado pelo Denis.
A Galleria Vittorio Emanuele II é uma galeria comercial desenhada no século XIX. Aqui estão as lojas mais famosas de Milão.  
Este é o centro comercial mais antigo de Itália, talvez até de todo o mundo. A propriedade existe desde 1877 e recebeu o nome do primeiro rei do Reino da Itália. A estrutura principal é composta por duas passagens com telhados de vidro, que se cruzam num corredor central com cúpula de vidro. A cobertura da Galleria Vittorio Emaneule II é um elemento especial do centro comercial tanto na luz diurna como noturna e na época do Natal fica ainda mais enfeitada com milhares de luzes e outras atraentes decorações natalícias. Não olhe apenas para o telhado e as montras das lojas de luxo, porque o chão em mosaico também é único.
 
O Castello Sforzesco, que pode ser visitado gratuitamente, foi construído sobre as ruínas de um castelo construído anteriormente, chamado Castello di Porta Giova. O Castelo de Milão foi ampliado e reconstruído várias vezes e, finalmente, obteve seu design quadrado com as famosas torres redondas nos cantos. Restaurações também ocorreram após bombardeios e outras destruições. A cada reforma, os novos proprietários ou residentes adicionavam suas próprias ideias ao Castello Sforzesco e arquitetos e artistas eram contratados para adaptar e expandir ainda mais o design do próprio castelo, bem como os elementos decorativos.

St. Michaeliskirche - Humburgo

 "Michel" é a alcunha da St. Michaeliskirche, uma das principais igrejas de Hamburgo e uma das mais belas igrejas barrocas da Alemanha. Depois de uma história agitada - construída três vezes entre 1647 e 1912 e completamente destruída duas vezes - a igreja principal de St. Michaelis zu Hamburg é ainda hoje um dos edifícios mais impressionantes da cidade hanseática.
 
 
 
 DE-10113006, enviado até Jan.
A subida dos 452 degraus da torre da igreja é recompensada com uma maravilhosa vista panorâmica de Hamburgo. A partir da plataforma da torre da igreja de 132 metros de altura pode contemplar o maior porto marítimo da Alemanha, bem como a histórica Speicherstadt e a HafenCity.
 
mauritius images / Wintzen
DE-14693697, enviado pela Martina.
A igreja foi originalmente construída no século XVII, mas foi repetidamente destruída por incêndios, pelo que o edifício que ainda hoje se conserva só foi concluído no início do século XX. No entanto, vale a pena visitar o interior, totalmente decorado a branco e dourado e onde se encontra um dos maiores órgãos da zona de língua alemã.

Formentor - Maiorca

 No início do mês passado, viajei pela primeira vez para uma ilha espanhola. Maiorca nunca esteve no topo da minha lista de locais a visitar mas pareceu-me um lugar interessante e seguro para viajar sozinha. Acabou por ser uma boa decisão e gostei de lá ter ido. Formentor foi um dos locais que mais gostei de visitar. Valeu bem a pena acordar cedo e apanhar 3 autocarros para chegar lá.
 
Formentor está localizado no ponto mais a norte de Maiorca. Para ver esta vista têm de ir até ao Mirador Es Colomer. Situado a 232 metros de altitude, é um dos miradouros mais conhecidos e populares de Maiorca. Ao longo do miradouro existem diferentes caminhos pavimentados que nos permitem desfrutar das melhores vistas. No final do caminho principal encontra-se uma pequena esplanada com esta vista. Mesmo à nossa frente veremos a beleza de toda a península de Formentor que se estende até ao Cabo Formentor.

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Dia Mundial do Postal

A 1 de Outubro celebra-se o Dia Mundial do Postal. Há quem tenha participado em encontros, o caso da Gracinha e da Luzia, há quem só tenha escrito e enviado postais, como a Lurdes e eu, por estar em modo viagem, apenas pedi moradas e até ao momento, nenhum dos postais que enviei chegou a essas moradas, ou melhor, nenhum desses postais foi registado.
 

 Acho que se realizaram pelo menos 2 encontros em Portugal para celebrar o dia, um deles em Peniche, onde a Gracinha se encontrou com outras 7 postcrossers.
 
Quanto estive na ilha Terceira, o Algar do Carvão era um dos locais que queria visitar mas, naquela altura, não havia visitas em Outubro. 
 O Algar do Carvão é uma antiga chaminé vulcânica, formada há cerca de 3200 anos, que se abre num cone vulcânico com cerca de 45 metros de profundidade. A sua característica mais marcante é a presença de estalactites e estalagmites de sílica que encontramos pelas rochas vulcânicas.  No fundo do Algar do Carvão, encontra-se uma lagoa de água cristalina, alimentada pela chuva, que reflete a luz do sol que entra pela abertura superior, criando um espetáculo de luz e sombra mágico. - in: https://www.milhafredosacores.pt
 
design by Luzia Celeste
Qualquer celebração pede um bolo e por que não brigadeiro? Por acaso até nem sou fã de bolos de chocolate mas uma bolinha assim pequenina, ainda como.

Monthly Fav. Surprise RR - Setembro 24

 Não há 2 sem 3, aqui fica o 3º post com postais do meu RR favorito.
 
lookphotos / Konrad Wothe
De vez em quando aparecem uns postais totalmente inesperados na caixa do correio. Um postal da Líbia é raro, um postal de um local UNESCO da Líbia é ainda mais raro. A Beate conseguiu surpreender-me com este postal de Leptis Magna, uma cidade do Império Romano, classificada com Património Mundial em 1982. 
Situada no noroeste do país, a cidade fundada no século VII a.C., pelos Fenícios e tornou-se mais tarde  uma colónia romana - uma comunidade com plenos direitos e cidadania - com o imperador Septímio Severo (193-211 d.C.), nascido em Leptis, a conferir à cidade liberdade legal de impostos sobre propriedades e terras.  
Ao longo dos séculos seguintes, Leptis Magna começou a testemunhar o seu declínio devido ao aumento das inseguranças nas fronteiras do Império Romano - levando finalmente a uma incursão em 363 d.C. e a mais dificuldades económicas para o império. Em 642 d.C., a conquista árabe que varreu o Médio Oriente e o Norte de África trouxe o declínio de Leptis Magna.  
Hoje, Leptis Magna pode atribuir a sua preservação ao facto de ter sido soterrada pela areia até ao início do século XX, onde as primeiras estruturas púnicas podem ser vistas perto do anfiteatro e fórum escavados - o coração da cidade romana durante o seu apogeu. Outros edifícios bem preservados incluem os banhos romanos, erguidos pelo imperador Adriano (117-138 d.C.), juntamente com um circo (hipódromo) - um local popular para entretenimento durante o império. Estas, entre muitas outras estruturas, pinturas e esculturas, são apenas alguns exemplos da grandeza de Leptis Magna.
 
Quando vi este postal, pensei por breves segundos que era mais um do Mosteiro São Sérgio. Mas não, a Nataliya deu-me a conhecer o Mosteiro Tolgsky. O mosteiro foi fundado pelo Bispo Prokhor de Rostov em 1314 nas margens do rio Volga, na aldeia de Tolga, que foi entretanto incorporada em Yaroslavl. 
Foi fundado no local onde apareceu milagrosamente um ícone da Virgem Maria e do menino Cristo. Este ícone é hoje conhecido como Ícone de Nossa Senhora de Tolga e diz-se que faz milagres. 
O mosteiro foi encerrado em 1917 e todos os serviços religiosos foram completamente interrompidos no mosteiro em 1928. Durante a era soviética, o antigo mosteiro foi utilizado como colónia infantil e os seus edifícios foram deixados em ruínas. Em 1987 foi reaberto, mas como convento e não como mosteiro, e sofreu grandes obras de reconstrução. Em 2003, o Ícone de Nossa Senhora de Tolga foi devolvido ao convento e, desde então, tornou-se o maior convento da Rússia e um local popular de peregrinação no país.
 
www.papersisters.de
Se fosse ver quem me enviou a maioria dos meus postais Happy Postcrossing from, acho que a Annerie seria a vencedora. 
Com mais de 450 quilómetros de extensão, a costa holandesa está repleta de praias fantásticas. Scheveningen é uma das estâncias balneares mais populares. Noordwijk oferece vistas impressionantes da praia, com nada menos que 13 quilómetros de oportunidades desportivas. Ou que tal Egmond aan Zee? É um destino familiar popular e obrigatório para quem gosta de um dia um pouco mais calmo na praia.  
Zandvoort é outra estâncias balnear bem conhecida na Holanda. E não é à toa. Possui vastas praias de areia, aceita cães e fica apenas a 24 km de Amesterdão. Procura uma praia tranquila? Considere as Ilhas Wadden. Classificadas como Património Mundial da UNESCO, estas ilhas imaculadas oferecem amplas praias de areia branca, paisagens de dunas únicas e muitas praias tranquilas para famílias. 

 www.papersisters.de

A Marena gosta de todo o tipo de música mas principalmente do pop dos anos 80 e 90. Também gosto de música e provavelmente mencionaria estas duas décadas como as minhas favoritas, mas ultimamente prefiro mesmo é o silêncio.

sábado, 16 de novembro de 2024

Monthly Fav. Surprise RR * Agosto 24

 Estes últimos dias não têm sido generosos no que diz respeito a postais. Recuemos então uns meses, até Agosto, com estes postais da Finlândia, Rússia, Japão e Coreia do Sul. 

Ruotsinpyhtää é uma cidade no sul da Finlândia, perto da área onde a Anna passou a sua infância. A igreja local foi construída em 1771 em madeira. Sofreu alterações em 1898, que lhe deram a sua  aparência actual neogótica.
 

Quando publiquei os postais de Julho, disse que o Mosteiro de São Sérgio é provavelmente um dos locais / monumentos da Rússia de que tenho mais postais. Pelos vistos ainda não eram suficientes, em Agosto, a Inesa enviou-me outro postal.  
O complexo do mosteiro inclui mais de 50 edifícios. O maior edifício do mosteiro é a Catedral da Assunção, construída em 1559-1585 por ordem de Ivan, o Terrível, para celebrar a anexação dos canatos de Kazan e Astracã às terras russas. Esta majestosa catedral é muito semelhante à Catedral da Assunção do Kremlin de Moscovo. As suas fachadas de pedra branca contrastam harmoniosamente com as quatro cúpulas azuis brilhantes, que brilham com estrelas douradas. A quinta cúpula da Catedral da Assunção é banhada a ouro.
 
O pagode de cinco andares de Hirosaki, é considerado o pagode mais bonito da região de Tōhoku. A Tomoko escreveu que os pagodes de cinco andares representam a visão budista do universo, que consiste em cinco elementos: terra, água, fogo, vento e céu.   
A construção deste pagode começou em 1656 e foi concluída em 1667. Foi construído durante o Período Edo utilizando um método de construção sem pregos. O pagode é considerado um importante património cultural nacional.
 
Este é um pormenor de um telhado tradicional coreano com figuras Japsang. Japsang é um grupo de pequenas estátuas em forma de animais feitas de barro e colocadas no topo dos telhados, alinhadas na borda de cumes verticais nos beirais. Durante a Dinastia Joseon (1392 d.C. – 1910 d.C.), que esteve sob a influência da Dinastia Chinesa Ming (1368 d.C. – 1644 d.C.), os coreanos começaram a colocar as Japsang no topo dos telhados dos palácios reais. As Japsang são sempre colocadas em números ímpares, variando de 3 a 11, e representam vários animais – dragão, fénix, leão, girafa, cavalo-marinho, haetae (um mítico leão-unicórnio) e macaco – considerados sagrados e que se tornam guardiões do edifício.
As figuras Japsang eram utilizadas como símbolos decorativos para representar a autoridade, a dignidade e a grandeza de um edifício e como símbolos xamânicos para proteger e afugentar os espíritos malignos, as energias nocivas e os infortúnios. Tal como os chineses, acredita-se que, naquela época, o maior receio dos coreanos era o incêndio, uma vez que a maioria das construções eram feitas de madeira. Acreditava-se, por isso, que o Japsang prevenia o fogo de forma xamânica.  
Postal enviado pela "hello0rld".