quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Monthly Fav. Surprise RR - Setembro 24

 Não há 2 sem 3, aqui fica o 3º post com postais do meu RR favorito.
 
lookphotos / Konrad Wothe
De vez em quando aparecem uns postais totalmente inesperados na caixa do correio. Um postal da Líbia é raro, um postal de um local UNESCO da Líbia é ainda mais raro. A Beate conseguiu surpreender-me com este postal de Leptis Magna, uma cidade do Império Romano, classificada com Património Mundial em 1982. 
Situada no noroeste do país, a cidade fundada no século VII a.C., pelos Fenícios e tornou-se mais tarde  uma colónia romana - uma comunidade com plenos direitos e cidadania - com o imperador Septímio Severo (193-211 d.C.), nascido em Leptis, a conferir à cidade liberdade legal de impostos sobre propriedades e terras.  
Ao longo dos séculos seguintes, Leptis Magna começou a testemunhar o seu declínio devido ao aumento das inseguranças nas fronteiras do Império Romano - levando finalmente a uma incursão em 363 d.C. e a mais dificuldades económicas para o império. Em 642 d.C., a conquista árabe que varreu o Médio Oriente e o Norte de África trouxe o declínio de Leptis Magna.  
Hoje, Leptis Magna pode atribuir a sua preservação ao facto de ter sido soterrada pela areia até ao início do século XX, onde as primeiras estruturas púnicas podem ser vistas perto do anfiteatro e fórum escavados - o coração da cidade romana durante o seu apogeu. Outros edifícios bem preservados incluem os banhos romanos, erguidos pelo imperador Adriano (117-138 d.C.), juntamente com um circo (hipódromo) - um local popular para entretenimento durante o império. Estas, entre muitas outras estruturas, pinturas e esculturas, são apenas alguns exemplos da grandeza de Leptis Magna.
 
Quando vi este postal, pensei por breves segundos que era mais um do Mosteiro São Sérgio. Mas não, a Nataliya deu-me a conhecer o Mosteiro Tolgsky. O mosteiro foi fundado pelo Bispo Prokhor de Rostov em 1314 nas margens do rio Volga, na aldeia de Tolga, que foi entretanto incorporada em Yaroslavl. 
Foi fundado no local onde apareceu milagrosamente um ícone da Virgem Maria e do menino Cristo. Este ícone é hoje conhecido como Ícone de Nossa Senhora de Tolga e diz-se que faz milagres. 
O mosteiro foi encerrado em 1917 e todos os serviços religiosos foram completamente interrompidos no mosteiro em 1928. Durante a era soviética, o antigo mosteiro foi utilizado como colónia infantil e os seus edifícios foram deixados em ruínas. Em 1987 foi reaberto, mas como convento e não como mosteiro, e sofreu grandes obras de reconstrução. Em 2003, o Ícone de Nossa Senhora de Tolga foi devolvido ao convento e, desde então, tornou-se o maior convento da Rússia e um local popular de peregrinação no país.
 
www.papersisters.de
Se fosse ver quem me enviou a maioria dos meus postais Happy Postcrossing from, acho que a Annerie seria a vencedora. 
Com mais de 450 quilómetros de extensão, a costa holandesa está repleta de praias fantásticas. Scheveningen é uma das estâncias balneares mais populares. Noordwijk oferece vistas impressionantes da praia, com nada menos que 13 quilómetros de oportunidades desportivas. Ou que tal Egmond aan Zee? É um destino familiar popular e obrigatório para quem gosta de um dia um pouco mais calmo na praia.  
Zandvoort é outra estâncias balnear bem conhecida na Holanda. E não é à toa. Possui vastas praias de areia, aceita cães e fica apenas a 24 km de Amesterdão. Procura uma praia tranquila? Considere as Ilhas Wadden. Classificadas como Património Mundial da UNESCO, estas ilhas imaculadas oferecem amplas praias de areia branca, paisagens de dunas únicas e muitas praias tranquilas para famílias. 

 www.papersisters.de

A Marena gosta de todo o tipo de música mas principalmente do pop dos anos 80 e 90. Também gosto de música e provavelmente mencionaria estas duas décadas como as minhas favoritas, mas ultimamente prefiro mesmo é o silêncio.

Sem comentários: