Nos últimos dias recebi alguns postais de amigos que têm andado a viajar ou simplesmente passear perto de casa, como foi o caso da Gemma, Cap de Creus situa-se na Catalunho, onde ela mora.
O Parque Natural de Cap de Creus situa-se no lado mais oriental da Península Ibérica e é um espaço de grande importância biológica, geológica e paisagística.
.jpg)
Foto: Jordi Puig
O Parque Natural Cap de Creus, o primeiro parque marítimo-terrestre do país, protege o cabo da península de Creus e o seu ambiente marinho. São áreas de excepcional qualidade biológica, geológica e paisagística, que exigiram proteção com regime de cuidados especiais.
A configuração geológica, única no mundo, e a rica vegetação, em que coexistem elementos mediterrânicos e continentais, deram origem a inúmeras espécies estranhas, algumas endémicas.
Para além do inquestionável valor biológico e geológico da zona, é a excecional beleza paisagística que oferece: selvagem, variada e colorida. Falésias abruptas, rochas escuras sulcadas pelo vento e sal, ilhas e enseadas isoladas. Há uma série de lugares expostos à fúria dos ventos tramontana e outros protegidos desse vento seco e selvagem, onde as vistas são simplesmente únicas, apreciadas por celebridades como Josep Pla ou Salvador Dalí.
Sem comentários:
Enviar um comentário