quinta-feira, 26 de maio de 2022

Observatório de Jodrell Bank - Inglaterra

Isto não é o palco de nenhum dos futuros festivais de verão, nem nenhuma atração de um parque de diversões e também não é uma nave espacial. Esta estrutura é o Telescópio Lovell no Obervatório de Jodrell Bank na Inglaterra, classificado como Património Mundial desde 2019. 
Já há algum tempo que andava a tentar fazer tag a alguém de Inglaterra para receber um postal de lá e finalmente consegui. O postal foi enviado pela Stella. 

Localizado numa área rural do noroeste da Inglaterra, livre de interferências rádio, o Jodrell Bank é um dos principais observatórios de radioastronomia do mundo. No início da sua utilização, em 1945, faziam-se lá pesquisas sobre raios cósmicos detectados por ecos de radar.  
Este observatório, que ainda está em operação, inclui vários radiotelescópios e edifícios de trabalho, incluindo pavilhões de engenharia e o Edifício de Controlo.  
O Jodrell Bank teve um impacto científico substancial em campos como o estudo de meteoros e da lua, a descoberta de quasares, óptica quântica e rastreamento de naves espaciais. Este conjunto tecnológico excepcional ilustra a transição da astronomia óptica tradicional para a radioastronomia (décadas de 1940 a 1960), que levou a mudanças radicais na compreensão do universo.
 

O telescópio Lovell, com sua superfície refletora de 76 metros de diâmetro, situa-se na planície de Cheshire desde que a sua construção foi concluída em 1957. Desde então, o telescópio foi atualizado várias vezes e continua a ser um dos maiores e mais poderosos radiotelescópios do mundo, passando a maior parte do tempo a investigar fenómenos cósmicos inimagináveis quando foi concebido.

Sem comentários: