O RR em Português está agora a cargo do Tiago e foram retomados os grupos surpresa. Neste retomar de actividade recebi postais diferentes mas todos lá do Norte.
fotografia: Oswaldo Santos
Já estive várias vezes em Braga, já visitei o santuário outras tantas, comprei vários postais mas esta é a primeira vez que recebo um postal de lá e o coloco aqui. A Nídia enviou-me por ter visto que gosto de igrejas. Fiquemos então a saber um pouco mais sobre o Santuário do Bom Jesus, classificado como Património Mundial da Humanidade desde 2019.
Localização nas encostas do Monte Espinho, com vista para a cidade de Braga, no norte de Portugal, o sítio constitui uma paisagem cultural que remete para Jerusalém – representa um monte sagrado coroado com uma igreja. O Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga foi construído e ampliado ao longo de mais de 600 anos principalmente em estilo barroco italiano, e ilustra a tradição europeia de criação de Sacri Monti (montanhas sagradas), lançado pela Igreja Católica no Concílio de Trento no século XVI, em reação à Reforma Protestante. O conjunto monumental do Bom Jesus está localizado num percurso da via-sacra, que leva até a encosta oeste do monte. Inclui uma série de capelas que abrigam esculturas evocativas da morte e ressurreição de Cristo, assim como as fontes, as esculturas alegóricas e os jardins formais. A via-sacra culmina na igreja, que foi construída entre 1784 e 1811. Os edifícios de granito têm fachadas de gesso caiadas de branco, emolduradas por rochas. A célebre Escadaria dos Cinco Sentidos, com paredes, degraus, fontes, estátuas e outros elementos ornamentais, é considerada a obra barroca mais emblemática do bem. - in: https://unescoportugal.mne.gov.pt
.jpg)
Este é um belo postal do Gerês mas a primeira coisa em que pensei quando o recebi foi que todas estas fotos davam uns belos postais. Fica a ideia.
Em Abril o Tiago esteve de férias e percorreu o Gerês de uma ponta à outra.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, criado no ano de 1971, é o único Parque Nacional em território Português. Situa-se no extremo norte de Portugal, na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. Seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês — daí a sua designação — , englobando ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela.
Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam uma densa rede hidrográfica que possibilita uma grande variedade de formas de vida e de vivências.
Possui ainda um rico património histórico-cultural que inclui necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros tradicionais com maçarocas de milho, velhos fornos, moinhos de água, levadas, socalcos, brandas (onde as populações passavam o verão), inverneiras (onde aguentavam o rude inverno), termas, tradições peculiares… A tudo isto acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados. - in: https://natural.pt
%20-%20C%C3%B3pia.jpg)
fotografia: Oswaldo Santos
Muito famosa desde o início do séc. XX, a Praia de Moledo é frequentada por famílias de políticos, figuras públicas e conhecidos postcrossers, como é o caso do Eric.
Não bastava a praia ser bonita só por si, mesmo que ao longo da última década se tenha transformado com erosão (encurtado o areal), também é beneficiada com um cenário envolvente de sonho. O Forte da Ínsua (Monumento Nacional), num ilhéu no meio do mar, à saída da foz do rio Minho, o extenso pinhal do Camarido que a enquadra (e abriga) a Norte e o belo monte de Santa Tecla, que se “desenha” em forme de cone, ao longe em Espanha, rodeiam o extenso areal branco, sulcado de rochas. - in: https://www.evasoes.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário