domingo, 2 de fevereiro de 2025

Abadia de Pannonhalma - Hungria

 Existem oito Patrimónios Mundiais na Hungria. A Abadia Beneditina Milenar de Pannonhalma e o seu Ambiente Natural foram adicionados à lista do WHS em 1996.   
Estes dois postais foram enviados pela Joanna. 
 

O mosteiro da Ordem Beneditina em Pannonhalma foi fundado em 996 na Hungria Ocidental e teve um papel importante na difusão do cristianismo na Europa Central medieval. O mosteiro apresenta uma estratificação de diferentes estilos arquitetónicos e vários edifícios.

 

Entre estes edifícios: uma escola (a primeira escola fundada no país), o complexo monástico – lar dos monges cuja vida ainda se baseia na Regra de São Bento ‘Ora et labora’ -, os pontos de acolhimento turístico e as instalações de hospitalidade, a Capela de Nossa Senhora, a Capela do Milénio e os jardins botânico e de ervas. 
A biblioteca do mosteiro também preserva o documento mais antigo sobrevivente em língua húngara, a Carta da Abadia Beneditina de Tihany, que remonta a 1055. 
A área circundante, coberta por florestas com espécies florais raras e protegidas e lar de muitos pássaros canoros, complementa de forma estética o mosteiro milenar feito pelo homem.
 
A Arquiabadia de Pannonhalma e a o seu meio envolvente são o testemunho vivo da história milenar do mosteiro beneditino, que se tornou um lugar de educação, cultura, ecumenismo e encontro. A comunidade de monges ainda hoje funciona e sustenta com dedicação contínua um dos centros vivos da cultura europeia.

Sem comentários: