quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

's-Hertogenbosch - Holanda

Ao programar a minha última viagem à Holanda, ainda tentei colocar 's-Hertogenbosch no meu roteiro mas já me ficaria fora de mão. Fica para a próxima viagem ao país das túlipas. 
's-Hertogenbosch, também chamada Den Bosch, é a capital da província de Brabante do Norte, situada no sul do país, a 80 km de Amesterdão.
  Den Bosch é famosa pelo seu centro medieval, com a bela catedral gótica St. Janskathedraal, os seus canais de túnel únicos e as suas muitas ruas antigas atraentes. Den Bosch é também conhecida como o local de nascimento do famoso artista renascentista holandês, Hieronymus Bosch.
 
A Catedral de São João é uma catedral católica em estilo gótico, na cidade de 's-Hertogenbosch. É considerada o ponto alto do gótico da região de Brabante. Impressiona pela sua enorme dimensão e ricas esculturas. É única na Holanda com arcobotantes duplos e única no mundo a ter sobre eles 96 figuras esculpidas inspiradas nas obras do pintor do século XV e XVI, Jeroen Bosch. 
 
NL-5907585, enviado pela Brigitte.
Acredita-se que a construção tenha começado em 1220, por ordem do Duque Henrique I, e foi concluída em 1340. Desde então, foi reconstruída várias vezes depois de ter sido destruída por incêndios, guerras e vários outros desastres. Apesar destes contratempos, a Catedral de São João ainda hoje se mantém forte como um símbolo cativante da arquitetura medieval holandesa.
 
NL-4160749, enviado pela Annelies.
O interior é composto por imponentes vitrais retratando histórias bíblicas, bem como túmulos esculpidos de séculos atrás, o que torna a exploração realmente inspiradora!
 
NL-308023, enviado pela Linda.
No postal pode ver-se parte da Binnendieze, uma rede de canais nos subterrâneos da cidade antiga, que se estende por 22 km's. Esta rede começou como um rio regular, o Dommel, percorrendo a cidade nos tempos medievais, mas devido à falta de espaço na cidade, as pessoas começaram a construir as suas casas e ruas sobre o rio. Nos últimos tempos, ela servia de esgoto e ficou em ruínas. Nas últimas décadas, 60% do antigo sistema fluvial foi renovado, e é possível encontrar vários barcos com guias turísticos a navegar nos canais.

DE-15095429

O DE-15095428 foi o 1º oficial do ano, na passada segunda-feira recebi este e também recebi o DE-15095430. 3 id's alemães seguidinhos. Este é de Lünen, uma cidade na Renânia do Norte-Vestfália.
 
DE-15095429, enviado pela Monika.
Há muito para descobrir no centro da cidade.  
Com uma torre de 80 metros de altura, a Igreja de Santa Maria é também a maior igreja de Lünen. A igreja data de 1896.  
As casas antigas em enxaimel, as pequenas ruelas e muito charme, convidam a um passeio pelo Bairro Antigo.  
O edifício dos correios na Cappenberger Strasse 14 é um edifício classificado.  
As três figuras de bois em bronze são uma lembrança do "Trilho dos Bois Dinamarqueses", que para a cidade hanseática de Lünen, era uma importante rota comercial na Idade Média. Os animais eram levados do Mar do Norte para Colónia. As esculturas foram doadas à cidade em 1991 para assinalar o seu 650º aniversário.  
O Hanseaal Lünen foi construído em 1991 como um salão de eventos multifuncional e oferece espaço para conferências, congressos e celebrações familiares. É, juntamente com o Teatro Heinz Hilpert, um centro indispensável da vida cultural em Lünen.

sábado, 25 de janeiro de 2025

DE-15095428

 Chegaram finalmente os primeiros postais oficiais de 2025. Recebi 2, ambos vindos da Alemanha, mas um deles é na verdade da Rússia. Este é perfeito para ser, de facto, o primeiro oficial do ano. 
Como já disse há dias, 2024 não foi um ano famoso em relação a publicações no blog e também no que diz respeito a postais oficiais enviados e recebidos. Vamos a contas.
 
www.papersisters.de
DE-15095428, enviado pela Frauke. 
O ano passado enviei apenas 68 postais e recebi 67. 
Os três países para onde mais enviei, foram sem surpresas, Alemanha, EUA e Rússia, os mesmos três de onde mais recebi. Para além destes, enviei postais para outros 21 países e recebi de outros 16. 

Ponte de Lima

Já me deram uns quantos postais de Ponte de Lima, já lá comprei outros tantos mas este é o primeiro que recebo na caixa de correio e o primeiro que mostro aqui. Foi enviado pelo Óscar para me desejar um Feliz Natal. 

Conhecida pelos romanos como Limia, nome que provém do rio que os gregos se designavam por Lethes (Esquecimento), Ponte de Lima é palco de um vasto lastro patrimonial. 
Ponte de Lima uma das vilas mais antigas de Portugal, com carta de foral outorgada pela rainha D. Teresa e seu filho, D. Afonso Henriques, a 4 de março de 1125, convida-o hoje a desfrutar desta história, através dos arruamentos medievais e dos monumentos do Centro Histórico (...).
 
Fotografia: Osvaldo Santos
O ex-libris de Ponte de Lima, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha e a passa ainda em dois arcos. Depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. - in: https://www.visitepontedelima.pt

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Colonia del Sacramento - Uruguai

Colonia del Sacramento, um dos três locais UNESCO do Uruguai e que tem a particularidade de ser um local de origem Portuguesa. 
Todos estes postais foram enviados pela Atali.

Colonia del Sacramento é uma das mais importantes referências turísticos do Uruguai, recebendo milhares de visitantes durante o ano inteiro. A somente uma hora de Buenos Aires de barco e a duas horas de Montevidéu pela estrada, este é um local onde o visitante se encontra com a cultura, a história e a magia de um destino maravilhoso no Rio da Prata. O encanto da cidade é vinculado à particularidade da sua história.
 
 Fundada em 1680 pelo português Manoel Lobo, a cidade passou do domínio português para o domínio espanhol várias vezes. Ao longo das sucessivas destruições e ocupações do seu território, o Bairro Histórico adquiriu a heterogeneidade urbana e arquitectónica que o caracteriza: aos contributos de portugueses e espanhóis, juntaram-se os dos artesãos que aí emigraram durante a segunda metade do século XIX.

Todos os seus modestos edifícios, tanto nas suas dimensões como no seu aspecto, são um testemunho particularmente interessante da fusão singular das tradições portuguesa e espanholas.
O Centro Histórico de Colonia do Sacramento foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 1995. 

Este é o edifício do Arquivo Regional, na Rua de S. Pedro. Era uma antiga quinta de arquitectura portuguesa que ainda mantém alguns dos seus elementos originais, como por exemplo o pavimento.

domingo, 12 de janeiro de 2025

Byblos - Líbano

Quando vi este postal, percebi imediatamente que era de um local UNESCO, mas não percebi por que estava a receber um postal do Líbano, um país de onde não é frequente receber postais. Então, a Diana enviou-me como prémio por ter sido a vencedora do mês de dezembro. Foi assim uma espécie de presente de Natal antecipado.
 
Byblos, localizada a 40 km a norte de Beirute, é uma das cidades mais antigas do mundo. Os seus antigos habitantes não lhe chamavam Byblos, mas sim "Jubla" e mais tarde "Jebal". Por volta de 1200 a.C. os gregos chamavam-lhe Byblos ou "Papiro", porque comercializavam este produto.
Habitada continuamente desde o Neolítico, Byblos é um testemunho notável dos primórdios da civilização fenícia. A evolução da cidade é evidente nas estruturas espalhadas pelo local, datadas de diferentes períodos, incluindo a cidade medieval intramuros e as habitações antigas. Byblos é um testemunho de uma história de construção ininterrupta desde o primeiro povoamento por uma comunidade piscatória que remonta a 8000 anos, passando pelos primeiros edifícios da cidade, os templos monumentais da Idade do Bronze, até às fortificações persas, à estrada romana, às igrejas bizantinas, a cidadela da Cruzada e a cidade medieval e otomana.  
Byblos está também diretamente associada à história e difusão do alfabeto fenício. A origem do nosso alfabeto contemporâneo foi descoberta em Byblos, com a mais antiga inscrição fenícia esculpida no sarcófago de Ahiram. 
 
A igreja românica, dedicada a São João Marcos, o santo padroeiro da cidade, é a catedral de Jbail-Byblos. A igreja propriamente dita foi construída em 1115 d.C. pelos Cruzados, originalmente como Catedral de São João Batista. Após a sua partida, terramotos, invasões e outros desastres danificaram repetidamente a estrutura, e durante alguns séculos esta permaneceu abandonada.   
Em 1764, o emir Youssef Chehab, da dinastia drusa que governou um Líbano semiautónomo sob os otomanos, doou a igreja à L’Ordre Libanais Maronite (Ordem Maronita Libanesa), que posteriormente a restaurou e reabriu em 1776, após a rededicar a Saint Jean Marc. Os bombardeamentos britânicos no Líbano em 1840 causaram mais danos, mas a igreja foi novamente restaurada.  
A Igreja Saint Jean Marc continua a servir a comunidade cristã maronita. Uma característica interessante da igreja é o seu batistério abobadado ao ar livre no lado norte, que data da construção original em 1115 d.C.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Wānaka - Nova Zelândia

 Em 17 anos de blog, com exceção do primeiro ano, 2024 foi o ano em que menos publiquei e o mês passado foi mesmo fraquinho. Não sei se a coisa vai correr melhor este ano mas pelo menos os postais já começaram a chegar. 
O primeiro a chegar este ano veio de longe. Foi enviado pelo Hans, dia 8 de Dezembro, na Nova Zelândia. Diz ele que não há palavras para descrever a beleza do país e que não há melhor local para ver as estrelas. 
Esta é uma vista da Via Láctea sobre de Wānaka e Treble Cone.
 
Photo Copyright © 2015 Mike Mackinven
Wānaka é uma cidade na região de Otago, na Ilha Sul da Nova Zelândia.   
Este é considerado um dos lugares mais bonitos da Ilha Sul e onde se podem encontrar vistas de cortar a respiração de lagos azuis, dos vastos Alpes do Sul ou de florestas perenes.
Com céus naturalmente limpos e escuros, muito pouca poluição luminosa e uma paisagem espetacular como pano de fundo, Wānaka é um ótimo local para captar fotografias noturnas das estrelas, da Via Láctea e - se tiver sorte - da Aurora Australis (também conhecida como as Luzes do Sul).