sábado, 10 de agosto de 2024

Kuldiga - Letónia

Já não recebia postais da Letónia desde 2021.
Há umas semanas vi a Olga a oferecer postais de Kuldiga e entrei em contacto com ela. Não sabia muito sobre a cidade, mas sabia que era um local UNESCO que ainda faltava na minha coleção. Ela estava nos correios quando leu a minha mensagem e enviou imediatamente o postal com um carimbo especial.
 
O centro histórico de Kuldiga e a ponte de tijolos vermelhos sobre o rio Venta foram incluídas na lista do Património Mundial da UNESCO em Setembro de 2023.  
Kuldiga é considerada uma das mais cidades mais bonitas da Letónia. Foi fundada em 1242 e evoluiu de uma pequena aldeia medieval para um importante centro administrativo do Ducado da Curlândia e da Semigália entre os séculos XVI e XVIII. A estrutura da cidade de Kuldīga manteve em grande parte o traçado das ruas desse período e inclui a arquitetura tradicional de troncos, bem como estilos de influência estrangeira que ilustram o rico intercâmbio entre artesãos locais e viajantes de todo o Mar Báltico. As influências arquitetónicas e as tradições artesanais introduzidas durante o período do Ducado perduraram até ao século XIX.
Os edifícios históricos da cidade e a sua natureza criam um conjunto único e harmonioso, incomparável a qualquer outro encontrado na Letónia ou em qualquer outro lugar da Europa.
 
A ponte de tijolos de Kuldiga é uma das mais largas da Europa e sempre atraiu visitantes à cidade. A ponte com 164 metros de comprimento foi construída em 1874 sobre o rio Venta e é a ponte rodoviária mais longa deste tipo na Europa.   
A ponte, com sete arcos de tijolo e pilares de pedra, não era apenas a maior e mais ornamentada do território da Letónia, mas também uma das mais modernas do seu tempo em toda a Europa. Foi construído segundo as normas rodoviárias czaristas russas: 11 metros de largura, permitindo a passagem de duas carruagens.  
A ponte foi renovada em 2008.

Sem comentários: