sexta-feira, 6 de julho de 2018

Ostentações de Limousin - França

Adoro locais Património Mundial, receber postais dos locais, visitar locais sempre que possível e aprender sobre eles. No entanto, a UNESCO também protege património cultural imaterial e também tem uma lista com o objetivo de garantir uma melhor protecção desse património cultural em todo o mundo e alertar para a importância do seu significado. Tenho que confessar que nunca prestei muita atenção a este património e acho que esta é a primeira vez que coloco aqui um postal de uma tradição classificada como Património Cultural Imaterial.
Este postal das Ostentações de Limousin foi enviado pelo Damien.

As ostentações (não sei bem se esta é a palavra certa) de Limousin são grandes cerimónias e procissões organizadas a cada sete anos para a exibição e adoração de relíquias de santos católicos mantidas nas igrejas de Limousin.

Amplamente apoiadas pelas cidades e aldeias locais, as festividades são frequentadas por um grande número de pessoas que se reúnem para ver os relicários à medida que passam pela cidade, acompanhados por bandeiras, estandartes, decorações e figuras históricas. As ostentações  pertencem a toda a população de Limousin, e os habitantes - cristãos e não-cristãos - pensam em si mesmos como os guardiões da tradição. Confrarias e comités estão activamente envolvidos na transmissão de conhecimento (oral e escrito), bem como os artefactos ligados a esta prática.
Preparar esta tradição é um empreendimento comunitário de um ano de duração que mobiliza o conhecimento e as habilidades de muitos artesãos, clérigos locais, vereadores, instituições de caridade e voluntários, bem como corais, bandas e grupos musicais, organizando as festividades e renovando a memória do povo. Os preparativos ajudam a fortalecer os laços sociais e desempenham um papel importante na ajuda à integração de recém-chegados ou antigos habitantes e na reunião das famílias que nesta altura sempre recebem parentes que regressam para participar nas celebrações.

Sem comentários: