quarta-feira, 23 de maio de 2018

PT RR - Grupo 105 * Surpresa de Maio

Veio Maio e mais uma vez houve postais surpresa. Desta vez os postais vieram de Portugal e França. 

© OVET
O Paulo deve ser um excelente professor, os alunos até lhe trazem coisas das suas férias. Este postal foi um aluno que lhe trouxe de Paris. Sendo assim, acho que tenho de agradecer ao Paulo e também ao aluno. 
A Catedral de Notre Dame, exemplo proeminente da arquitectura gótica, está situada num lugar onde em tempos existiu um templo romano. A construção da famosa Catedral durou mais de 150 anos, sendo finalizada em 1330. - in: https://verparis.com/notre-dame/

Photo: André Rohmer
Nunca tinha ouvido falar de Thann mas é lá que a filha da Ana vive. A cidade situa-se do departamento Alto Reno. 
A Igreja Colegiada de São Teobaldo encontra-se no centro da cidade velha. É um bom exemplo do estilo da arquitectura gótica que floresceu no vale do Reno no final da Idade Média. 
A igreja deve o seu nome "colegiada" ao colégio de monges que se mudou para Thann da cidade vizinha de Saint-Amarin em 1442. A construção da igreja durou mais de 200 anos, desde o final do século XIII até o século XV e foi concluída em 1516 com a torre de 78 metros de altura.

Fotógrafo: Alberto Ladeira
O meu 1º postal de Oleiros, enviado pelo Tiago. 
A Ponte Grande da Torna em Oleiros é uma ponte romana, composta por quatro arcos de volta perfeita, por onde passa a Ribeira de Pero Beques. O tabuleiro está aberto ao trânsito e por ali passa a Nacional 538. - in: https://www.igogo.pt/ponte-grande/

© EU-EAC-Luc Dumoulin
O Rui escreveu este postal no dia 9 de Maio, dia da Europa, vai daí enviou este postais editado pela UE sobre a "Marca do Património Europeu - A Europa começa em..." E parece que a Europa começa na Constituição de 3 de Maio de 1791. Esta constituição reflecte as influências do Iluminismo, que deu primazia à razão, ao direito e à liberdade. Foi a primeira constituição democraticamente adoptada na Europa e é um símbolo da transformação democrática e pacífica de um sistema político. 

Sem comentários: